Buscar

atividade cardiorrespiratório

Prévia do material em texto

Usuário
	FRANCISCA LIMA
	Curso
	31409 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO UnP1-27813BAS32A26 - 202110.1005250.04
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	06/05/21 14:32
	Enviado
	06/05/21 15:24
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	51 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A distribuição da ventilação entre o ápice e a base pulmonar varia de acordo com a posição do corpo e efeitos da gravidade. Isso ocorre também com a distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar, sendo as desigualdades na perfusão maiores que as desigualdades na ventilação. Existem fatores ativos e passivos que afetam o fluxo sanguíneo pulmonar. Fatores ativos são provenientes da inervação autônoma e regulação humoral. Exemplos de fatores passivos são o débito cardíaco e a gravidade.
 
Considera-se três possíveis situações em relação à distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar:
 
I. Zona 1: fluxo sanguíneo menor.
II. Zona 2: fluxo sanguíneo médio.
III. Zona 3: fluxo sanguíneo maior.
 
Analise as descrições abaixo correspondentes às zonas I, II e III de distribuição do fluxo sanguíneo pulmonar:
 
( ) Pressão arterial maior que a pressão venosa, que é maior que a pressão alveolar. O fluxo ocorre pela diferença entre pressão arterial e venosa.
( ) Pressão alveolar maior que a arterial, que é maior que a venosa. A pressão alveolar comprime os capilares, reduzindo o fluxo sanguíneo. Isso pode ocorrer em uma situação de hemorragia, por exemplo.
( ) Pressão arterial maior que a alveolar, que é maior que a venosa, havendo fluxo sanguíneo decorrente da diferença entre pressão alveolar e arterial.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, II.
	Resposta Correta:
	 
III, I, II.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Na zona 1, a pressão alveolar elevada pode comprimir os capilares e reduzir o fluxo sanguíneo. Uma hemorragia pode reduzir a pressão arterial de forma a criar essa situação. Na zona 2, o fluxo sanguíneo é médio. Na zona 3, o fluxo sanguíneo é produzido de forma semelhante à maioria dos leitos vasculares, pela diferença entre as pressões arterial e venosa.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diferentemente do músculo cardíaco, que pode bater independentemente do sistema nervoso, os músculos da respiração dependem sempre de estímulos nervosos. A respiração espontânea é produzida pela descarga rítmica dos neurônios motores, que inervam os músculos respiratórios. Essa descarga depende de impulsos nervosos do cérebro. Essas descargas rítmicas, que produzem a respiração espontânea, são reguladas por alterações nas pressões de oxigênio, de gás carbônico e de hidrogênio, havendo ainda influências não químicas sobre a respiração.
 
GANONG, W. F. Fisiologia médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 
O conhecimento das estruturas e dos mecanismos envolvidos no controle e na regulação da respiração é importante para compreender possíveis alterações na função ventilatória.
 
Nesse sentido, assinale com V, as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) A região que gera o ritmo respiratório basal localiza-se no bulbo e é formada por neurônios da região dorsal.
( ) Os centros respiratórios, localizados na ponte, têm a função de promover um ajuste do ritmo respiratório.
( ) Os quimiorreceptores centrais do bulbo são sensíveis às variações de O 2 e CO 2 do líquido cefalorraquidiano.
( ) A diminuição da pressão arterial de oxigênio estimula os quimiorreceptores periféricos a aumentarem a ventilação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta. A respiração tem controle neural e o sistema voluntário está localizado no córtex cerebral. O sistema automático é guiado por células marcapasso na medula. A descarga rítmica é gerada por neurônios medulares espontaneamente, mas pode ser modificada por neurônios localizados na ponte e aferentes do nervo vago. Os quimiorreceptores centrais estão localizados no bulbo, sendo sensíveis às concentrações de hidrogênio no líquido cefalorraquidiano em decorrência da PCO 2.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o texto a seguir.
 
“Ventilação é um fenômeno mecânico, que obedece às leis da física na medida em que se relaciona com o comportamento dos gases. Esse processo baseia-se em um sistema de vias respiratórias abertas e pressões criadas à medida que os movimentos dos músculos respiratórios alteram o volume da caixa torácica. O grau com que os pulmões enchem e esvaziam depende das pressões respiratórias que os insuflam, da complacência pulmonar e da resistência nas vias respiratórias”.
 
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica . 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. p. 927.
 
As propriedades elásticas do tecido pulmonar e a presença do surfactante pulmonar interferem na complacência dos pulmões. Alterações na complacência pulmonar podem levar a importantes disfunções na mecânica respiratória.
 
Leia atentamente as afirmativas a seguir sobre a mecânica ventilatória, e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas.
 
( ) Os pulmões apresentam uma tendência de retração em direção ao seu volume mínimo.
( ) Fibras elásticas e colágenas do tecido pulmonar são as únicas responsáveis pela sua tendência de retração elástica.
( ) A presença de líquido no interior dos alvéolos faz com que exista uma tensão superficial pela interface ar-líquido.
( ) A complacência pulmonar é o grau de retração dos pulmões para cada aumento de pressão intrapulmonar.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Comentário da resposta:
	Você respondeu corretamente. Após a inspiração, que é um processo ativo, a expiração ocorre sem a necessidade de contração muscular; nesse caso, o que ocorre é um retorno dos componentes elásticos e pressões atuantes nos pulmões e na parede torácica à situação anterior. O grau ou a facilidade de deformação do sistema respiratório é denominado complacência pulmonar. Essa complacência é influenciada pela presença de líquido no interior do alvéolo, criando uma tendência de fechamento alveolar pela força de tensão superficial.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A resistência das vias aéreas é a relação entre as pressões que movimentam o ar e o fluxo de ar nas vias aéreas. Para que ocorra fluxo de ar, as pressões devem ser suficientes para vencerem a resistência das vias aéreas. Essa resistência varia de acordo com o calibre das vias. Deve-se considerar, no entanto, que o parâmetro de resistência é dinâmico, e não estático, pois fatores como a contração da musculatura lisa das vias aéreas e o próprio volume pulmonar podem influenciar a resistência à passagem do ar.
Analise as seguintes afirmações a respeito da resistência das vias aéreas.
 
I. Quando ocorre uma diminuição no calibre das vias aéreas, há um aumento proporcional na resistência oferecida pelas vias aéreas à passagem do ar devido à diminuição do fluxo de ar.
II. O local que oferece maior resistência à passagem do ar é a região de brônquios de calibre médio.
III. Estímulos variados podem levar à contração da musculatura lisa brônquica causando aumento da resistência das vias aéreas; isso ocorre, por exemplo, na asma.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A diminuição no calibre das vias aéreas leva a um aumento na resistência oferecida à passagem do ar, sendo essa relação inversa, porém não proporcional. Se o raio da via aérea for reduzido pela metade, a resistência aumenta 16 vezes segundo a fórmula descrita na lei de Poiseuille. Os brônquios decalibre médio são os que oferecem maior resistência à passagem do ar, sendo que a contração da musculatura lisa brônquica diminui o calibre das vias aéreas, aumentando a resistência oferecida à passagem do ar.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A manutenção do pH sanguíneo dentro dos valores de normalidade está relacionada ao funcionamento normal do sistema respiratório. Quando o pH diminui abaixo do valor de referência, ocorre uma acidose. Quando fica acima, ocorre uma alcalose. As alterações no equilíbrio ácido-básico são classificadas conforme a origem do problema. Essas alterações estimulam sensores que geram reações compensatórias no organismo para tentar manter os valores de pH, pressões de oxigênio e gás carbônico dentro dos limites de normalidade.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado analise as afirmativas a seguir.
 
I. Na acidose metabólica ocorre um aumento de ácidos na circulação sanguínea decorrente de um distúrbio metabólico.
II. Como compensação da acidose metabólica ocorre uma hiperventilação para diminuir a pressão alveolar de gás carbônico, produzindo uma diminuição na concentração de hidrogênio no sangue.
III. Na alcalose metabólica ocorre perda de ácidos, e como compensação respiratória ocorre uma hipoventilação, o que leva à diminuição da pressão alveolar de gás carbônico para compensar a alteração do pH.
IV. A compensação respiratória diante de uma situação de hiperventilação ocorre para garantir um aumento na pressão parcial de oxigênio.
 
Agora, assinale a alternativa que reúne as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta. O acúmulo de ácidos orgânicos leva à acidose metabólica. Nesse caso, a compensação é a hiperventilação, levando a uma redução na pressão alveolar de gás carbônico e, consequentemente, a uma redução na concentração de hidrogênio no plasma. Na alcalose metabólica a compensação respiratória é a hipoventilação. A hiperventilação ocorre como compensação para garantir uma diminuição na pressão parcial de gás carbônico.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema respiratório depende de estímulos nervosos constantes e o controle da respiração tem componentes que são automáticos e outros que são voluntários. Diferentes receptores presentes em nosso organismo são sensíveis a situações que geram respostas na respiração. Informações sensoriais provenientes, por exemplo, da pressão parcial de gás carbônico, do grau de expansão pulmonar e da presença de agentes irritantes geram impulsos que controlam os músculos respiratórios e o ciclo respiratório, mediante ação de neurônios do sistema nervoso central.
 
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
 
Considere as seguintes afirmativas sobre mecanismos regulação da respiração.
 
I. A hipóxia denominada hipóxica ocorre, por exemplo, quando uma pessoa está em elevadas altitudes, onde a menor pressão barométrica eleva a pressão parcial do oxigênio, alterando as trocas gasosas.
II. A hipóxia classificada como hipóxica estimula os receptores denominados barorreceptores, levando a uma maior ventilação.
III. A asma é um exemplo de situação que pode levar a hipóxia hipóxica, pois com o aumento na resistência nas vias aéreas ocorre diminuição do fluxo de ar, prejudicando assim a troca gasosa e reduzindo a oxigenação sanguínea.
IV. A hipercapnia ocorre pelo acúmulo de oxigênio no corpo, situação que leva a uma depressão do centro respiratório.
V. A acidose metabólica acontece devido a um aumento de ácidos orgânicos no corpo e leva à compensação hiperventilatória pelo sistema respiratório, ocorrendo uma consequente diminuição na pressão alveolar de gás carbônico, com a redução de hidrogênio no sangue.
 
Agora, assinale a alternativa que reúne as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e V.
	Resposta Correta:
	 
II, III e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Em grandes altitudes, a menor pressão atmosférica reduz a pressão parcial de oxigênio, o que estimula quimiorreceptores periféricos, que geram estímulo para aumentar a ventilação. A hiperventilação pode decorrer também de compensações do sistema respiratório mediante acidose metabólica. Situações como a asma, que aumentam a resistência das vias aéreas, podem diminuir o fluxo de ar, diminuindo a oxigenação, gerando a hipóxia hipóxica. Em outras situações pode haver diminuição da ventilação, com consequente hipercapnia pelo acúmulo de gás carbônico.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pressão que existe dentro dos alvéolos é denominada pressão intrapulmonar ou pressão alveolar. Quando não está ocorrendo inspiração ou expiração, e a glote está aberta, a pressão alveolar é correspondente à atmosférica. Além da pressão alveolar, existe a pressão pleural ou intrapleural, que é uma pressão negativa existente na cavidade pleural criada pelas forças opostas de retração elástica pulmonar e tendência à expansão da caixa torácica. Durante o ciclo respiratório, essas pressões variam.
 
O comportamento das pressões alveolar e intrapleural muda de acordo com a fase do ciclo respiratório, e de acordo com os volumes pulmonares.
 
Analise as seguintes afirmativas sobre as pressões alveolar e intrapleural.
 
I. As forças opostas de expansão da caixa torácica e de retração elástica pulmonar criam uma pressão _______________ no espaço intrapleural.
II. Na inspiração, a pressão intrapleural fica ________________ em decorrência da expansão da caixa torácica.
III. Em relação à pressão atmosférica, quando estamos em repouso, antes de iniciar a inspiração, a pressão alveolar é _______________.
 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Negativa, mais negativa, correspondente.
	Resposta Correta:
	 
Negativa, mais negativa, correspondente.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Antes de começar a inspiração, a pressão alveolar corresponde à pressão atmosférica e a pressão pleural é negativa. Quando a caixa torácica expande, a pressão intrapleural fica mais negativa, e ao mesmo tempo a pressão alveolar torna-se negativa. Na expiração, a pressão nos alvéolos fica maior que a atmosférica e a pressão pleural retorna ao seu valor de repouso.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A espirometria é um exame realizado para avaliar a função pulmonar a partir da medida dos volumes e capacidades pulmonares. A pessoa respira por meio de um bocal com o nariz tampado e um aparelho registra graficamente curvas de volumes pulmonares. A partir da espirometria, pode-se obter medidas estáticas, como os volumes e capacidades pulmonares, e medidas consideradas dinâmicas, quando se relaciona, por exemplo, a ventilação com o tempo. Entre as finalidades das provas de função pulmonar realizadas por meio da espirometria estão: diagnóstico de doenças respiratórias, avaliação pré-operatória.
 
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
 
A figura a seguir representa um gráfico obtido por meio da espirometria.
 
Fonte: ellepigrafica, Shutterstock, 2019.
 
A seguir, são relacionados os volumes pulmonares:
 
I. Volume corrente.
II. Volume residual.
III. Volume de reserva expiratório.
IV. Volume de reserva inspiratório.
 
Agora, associe os volumes relacionados com as definições a seguir.
 
( ) Volume que permanece nos pulmões após uma expiração forçada, correspondendo a um volume de 1200ml. Esse volume não pode ser medido diretamente pela espirometria.
( ) Máximo de ar que pode ser expirado, após uma expiração normal, cerca de 1100ml.
( ) Máximo de volume que pode ser inspirado além do volume corrente, sendo 3000ml, em média.
( ) Corresponde ao volume de ar inspirado ou expirado a cada respiração normal, sendo cerca de 500ml.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III, IV, I.
	RespostaCorreta:
	 
II, III, IV, I.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta. O volume corrente corresponde ao inalado ou exalado durante uma respiração normal. O volume de reserva inspiratório é o máximo que pode ser inspirado forçadamente após o volume corrente. O volume de reserva expiratório é o máximo que pode ser exalado após o volume corrente. O volume residual é o ar que continua nos pulmões mesmo após uma expiração forçada, não podendo ser avaliado diretamente pelo exame de espirometria.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante cada ciclo respiratório ocorrem variações de pressões e volumes torácicos. Na inspiração ocorre expansão da caixa torácica. Já na expiração, há redução do volume intratorácico. A espirometria é um exame que analisa as medidas de volumes e capacidades pulmonares, sendo auxiliar na avaliação da mecânica e da função respiratória. Existem valores previstos de normalidade, que servem de referência para avaliar possíveis alterações. Isso porque há patologias que atingem o sistema respiratório e afetam esses valores.
 
Considere as capacidades pulmonares:
 
I. Capacidade inspiratória.
II. Capacidade pulmonar total.
III. Capacidade vital.
IV. Capacidade residual funcional.
 
Associe as capacidades às definições relacionadas a seguir:
 
( ) Quantidade máxima de ar que pode ser expirada, após uma inspiração máxima, correspondendo à soma do volume de reserva inspiratório, do volume corrente e do volume de reserva expiratório (4600ml).
( ) Quantidade de ar que permanece no pulmão a partir do final de uma expiração normal, sendo a soma do volume de reserva expiratório e do volume residual (2300ml).
( ) Quantidade de ar que fica contida nos pulmões ao final de uma inspiração máxima, sendo a soma dos quatro volumes pulmonares (5800ml).
( ) Máximo de ar que pode ser inspirado a partir do final de uma expiração normal, sendo a soma do volume corrente e do volume de reserva inspiratório (3500ml).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, II, I.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, II, I.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta. A maior quantidade de ar que pode ser expirada depois de uma inspiração máxima é um índice de função pulmonar denominado capacidade vital. A capacidade inspiratória é a soma do volume corrente com o volume de reserva inspiratório. A capacidade residual funcional é o volume que permanece nos pulmões após a expiração do volume corrente. Ela não pode ser medida diretamente pela espirometria, assim como a capacidade pulmonar total, que corresponde à soma dos quatro volumes pulmonares.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema respiratório é formado por vias aéreas extratorácicas e intratorácicas, pulmões, pelas membranas denominadas pleuras, entre as quais existe o espaço intrapleural. Além disso, existem as estruturas que formam a caixa torácica, incluindo ossos e músculos. Os músculos que se inserem na caixa torácica, ao se movimentarem, mudam o volume da cavidade torácica. Durante o movimento de inspiração, o ar passa do ambiente externo aos alvéolos pulmonares.
 
Para que ocorra a inspiração, deve ocorrer uma sequência de eventos, como ações de diferentes músculos e mudanças em pressões no sistema respiratório.
 
Marque a alternativa correta sobre os eventos que ocorrem na inspiração.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O diafragma contrai, aumentando o diâmetro no sentido longitudinal da caixa torácica.
	Resposta Correta:
	 
O diafragma contrai, aumentando o diâmetro no sentido longitudinal da caixa torácica.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Antes do início da inspiração, a pressão dentro dos alvéolos é similar à pressão atmosférica e a pressão intrapleural é negativa. Quando a inspiração se inicia aumenta o diâmetro no sentido longitudinal, por meio da contração diafragmática, a pressão no espaço pleural torna-se mais negativa, e a pressão nos alvéolos se torna negativa, levando o ar para o interior dos pulmões.
	
	
	
Segunda-feira, 24 de Maio de 2021 17h10min27s BRT

Outros materiais