Buscar

ÉPICA GREGA- RESENHA CONCLUÍDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESENHA
GONÇALVES, Maria I. R. Épica Grega. In: GONÇALVES, Maria I.R. et all. Épica.Épicas.Épica camoniana. Lisboa: Cosmos, 1997, p. 15-29
Ana Clara Brito Rodrigues Cotrim 
Ilíada e Odisseia foram as primeiras obras escritas produzidas na Grécia. Com base em narrativas transmitidas através da oralidade, os dois poemas épicos escritos por Homero são base para muitas histórias de diversos períodos e serviram para a educação na Grécia Antiga. 
As duas epopeias contam histórias diferentes. A Ilíada narra a guerra de Troia, que teve início com o rapto de Helena (esposa de Menelau- rei de Esparta) por Páris, filho de Príamo- rei de Troia. Portanto, é um poema de guerra. É notável a presença de deuses vingativos e enganadores que estão envolvidos completamente no desenrolar da história, chegando a assumir forma humana e mudar os fatos de acordo com a sua vontade. 
Já a narrativa Odisseia descreve o retorno do herói Ulisses a Ítaca, sendo um poema de regresso. Ainda existe a figura dos deuses como participantes ativos da história sendo capazes de mudar o curso dos acontecimentos. Contudo, nessa história a moralidade é bem mais marcada, sendo perceptível apenas a característica da vingança muito forte. 
Sabe-se que Homero foi o responsável pela transição da oralidade para a escrita. Por conta disso, muitos artifícios usados para a memorização da história estão presentes no texto escrito em Ilíada e Odisseia. Utilizava-se a fórmula, que era a substituição por outros versos ou partes de versos que se encaixavam na métrica (hexâmetro); os epítetos, entendidos como características sempre atribuídas àquele personagem e que, geralmente, aparecia aos finais dos versos; e, por último, a símiles, presente mais frequentemente em Ilíada, porque poderia servia para aproximar o campo dos conflitos bélicos ao criar comparações com elementos da vida rural, além de retardar a ação. 
Devido às grandes obras produzidas por Homero, outros poetas de diferentes períodos se inspiraram em suas criações e utilizaram do arquétipo homérico, ou até mesmo desejaram dar continuidade às suas histórias. Nota-se em Camões, grande autor lusitano, as marcas da influência deixadas pelas obras de Homero: referências aos heróis da Ilíada, alusões constantes a Ulisses, concílios dos deuses e intervenções protetoras, etc. 
Portanto, é perceptível que Homero escreveu obras magníficas e de uma maneira única que vem influenciando grandes autores desde a Antiguidade Grega. A mudança das obras da tradição oral para a escrita foi bem adaptada graças à genialidade homérica e até mesmo os traços referentes à tradição da oralidade foram incorporados a outras obras que tiveram os poemas de Homero como inspiração.

Outros materiais