A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
A4 Sistema Nervoso

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Godeiro Júnior, Felício e Prado (2001), esclarecem que “o termo extrapiramidal foi
 introduzido por Samuel Alexander Kinnier Wilson, em 1912, em um artigo em que 
descrevia um quadro familiar de degeneração hepatolenticular, o qual ficou conhecido 
como doença de Wilson. Este sistema é filogeneticamente mais primitivo que o sistema piramidal, e corresponde a um conjunto de estruturas anatômicas envolvidas no controle motor, particularmente no que se refere ao planejamento e coordenação de atividades motoras complexas”.
GODEIRO JÚNIOR, C. O.; FELÍCIO, A. C.; PRADO, G. F. Sistema Extrapiramidal. Revista Neurociências, [s.l.], v. 14, n. 1, p.48-51, 31 mar. 2001. Universidade Federal de Sao Paulo. Disponível em: chttp://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2001/Pages%20from%20RN%2014%2001-8.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
Quais os tratos relacionados ao sistema extrapiramidal?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	Resposta Correta:
	 
Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! As vias extrapiramidais se mantém externas à pirâmide bulbar, atuando de forma conjunta às vias piramidais, nos tratos Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema nervoso atua de modo complexo e organizado, com estruturas altamente especializadas para exercer funções e captar estímulos variados. Os dermátomos e miótomos são muito importantes nesse contexto, pois representam áreas de grande importância para o sistema nervoso central, sendo, de modo geral, relacionados às percepções ambientais e motricidade.
Sobre os dermátomos e miótomos, analise as afirmativas.
 
I. Os miótomos estão relacionados à motricidade (fibras motoras).
II. Os dermátomos estão relacionados a formação do tecido conectivo.
III. Os dermátomos cervicais incluem a região das mãos e braços.
IV. Há 12 dermátomos e 32 miótomos no corpo humano.
V. Os miótomos estão relacionados a formação da musculatura esquelética.
Após analisar as afirmativas, assinale as corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e V, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Muito bem! Os dermátomos são áreas de inervação com característica sensitiva, ao passo que os míotomos, de característica muscular. 
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	“O tecido nervoso encontra-se distribuído pelo organismo, mas está interligado, resultando no sistema nervoso. Forma órgãos como o encéfalo e a medula espinal, que compõem o sistema nervoso central (SNC). O tecido nervoso localizado além do sistema nervoso central é denominado sistema nervoso periférico (SNP) e é constituído por aglomerados de neurônios, os gânglios nervosos, e por feixes de prolongamentos dos neurônios, os nervos”.
Montanari, T. H. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas [recurso eletrônico]. 3. ed. –Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 229 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/prefacio.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
Quantos nervos formam o sistema nervoso periférico?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
31 nervos espinhais e 12 nervos cervicais.
	Resposta Correta:
	 
12 nervos cranianos e 31 espinhais.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. O sistema nervoso periférico é composto por diferentes estruturas nervosas essenciais para comunicação nervosa de todo o corpo com o sistema central. Para responder a questão procure relembrar os conceitos sobre a organização dos nervos do corpo humano.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As vias somáticas eferentes são divididas entre piramidal e extrapiramidal. Nas vias piramidais, o trato corticoespinhal é responsável pela transmissão de impulsos entre o sistema nervoso e os neurônios motores. As células responsáveis por gerar os impulsos são as células neuromotoras gigantes, também chamadas de ____________, que estão localizadas no ________________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Células de Betz, córtex primário.
	Resposta Correta:
	 
Células de Betz, córtex primário.
	Comentário da resposta:
	Resposta Correta. Perfeito! As células de Betz são células neuromotoras gigantes, sendo as maiores do sistema nervoso. Elas são responsáveis por gerar os impulsos que dão origem às contrações nas vias somáticas piramidais.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os controles motor e sensorial são importantes para captação e execução de estímulos. O controle motor tem como função a motricidade, ao passo que o controle sensorial, tem como principal função a percepção externa de estímulos. As respostas aos estímulos, tanto do controle motor como no controle sensorial são realizadas pelo sistema integrador – o sistema nervoso central.
As vias do controle motor são do tipo ____________ e do controle sensorial do tipo ______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
eferente, aferente.
	Resposta Correta:
	 
eferente, aferente.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Parabéns! As vias do controle motor atuam de modo eferente, onde os sinais são levados do sistema nervoso até o órgão efetor; ao passo que no controle sensorial os sinais são conduzidos de modo inverso, indo do órgão receptor ao sistema nervoso.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O neurônio motor se caracteriza pela distribuição na região anterior da medula e tronco cerebral, desempenhando papel de integração de impulsos de origem do sistema nervoso central e atividade muscular. Para estabelecer determinada função, torna-se necessário uma estrutura aprimorada, de alta atividade metabólica, constituída de um corpo celular, axônio extenso com ramificações dendríticas frequentes sustentadas por um citoesqueleto e porção terminal integradas à junção neuromuscular e músculo esquelético”.
CHIEIA, M. A. T. Doenças do neurônio motor. Revista Neurociências, UNIFESP, São Paulo, v. 13, n. 1, p.26-30, 23 jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8803. Acesso em: 05 mar. 2020.
Qual tipo de estímulo os motoneurônios efetuam no controle motor das vias somáticas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Excitatório.
	Resposta Correta:
	 
Excitatório.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Os motoneurônios do sistema somático são exclusivamente excitatórios, direcionando os estímulos ao órgão efetor.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pele humana é repleta de receptores. Eles atuam a todo momento, captando estímulos externos relacionados a sensação de frio, calor, ou pressão, por exemplo. Dada a complexidade do sistema sensorial, esses receptores se organizam de modo específico, atuando em funções distintas e intrínsecas a eles.  Desde um leve toque até a percepção dolorosa, os receptores da pele atuam levando a sinalização ao sistema nervoso central.
Sobre os receptores da pele, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os Corpúsculos de Krause são responsáveis pela sensação de frio.
	Resposta Correta:
	 
Os Corpúsculos de Krause são responsáveis pela sensação de frio.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Muito bem! Os diferentes receptores da pele podem se apresentar na forma de corpúsculos, discos ou ainda terminações livres, atuando na recepção especifica de sinais distintos.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os nervos espinhais estão amplamente distribuídos ao longo da coluna vertebral. São 31 nervos espinhais ao todo, que podem se apresentar como terminações livres ou entrecruzadas, formando os plexos. No corpo humano, há a formação de 4 plexos: cervical, braquial, lombar e sacral. Eles recebem a nomenclatura de acordo com a região vertebral de sua localização.
Sobre os plexos,