Buscar

Atividade 3 Teams

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

5.Questão 1- Assinale a alternativa correta. Paciente do sexo masculino, eutrófica, vem para consulta nutricional com diagnóstico de gastrite, sem presença de Hellcobacter pylori e sem apresentar sangramento. Fará parte das orientações nutricionais:Opção única.
Evitar consumir café e pimenta vermelha, por serem irritantes da mucosa gástrica.
11.Questão 2- A cirurgia bariátrica é um recurso terapêutico utilizado em casos específicos de obesidade. A alimentação logo no pós- -cirúrgico deve ser cuidadosamente planejada, sendo recomendado, de acordo com o documento Cadernos de Atenção Básica – Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Obesidade (Ministério da Saúde, 2014), a oferta, em geral no 3º dia pós-operatório, de:Opção única.
(1 Ponto)
Refrescos e chás sem açúcar.
7.Questão 3- Sobre gastrite crônica e refluxo gastroesofágico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F ) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A gastrite crônica é a inflamação da mucosa do estômago, que tem como principal fator etiológico o
Helicobacter pylori (H. pylori).
( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite. 
( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico.
( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a 
secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola aumentam a pressão sob o esfíncter esofagiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico.
Opção única.
V – F – V – F.
10.Questão 4- Ao atender em uma unidade básica de saúde um idoso com algumas sequelas decorrentes de acidente vascular cerebral, dentre elas, disfagia grau 1, um nutricionista baseou-se no recomendado pelo I Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos hospitalizados (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2011) e incluiu algumas preparações na sua alimentação, comoOpção única.
(1 Ponto)
mingau de amido de milho.
14.Questão 5- Sobre o tratamento da gastrite estomacal (dispepsia), assinale a alternativa CORRETA.Opção única.
O consumo de frutas cítricas não deve ser interrompido em indivíduos com dispepsia e o excesso de gordura deve ser evitado devido à secreção de colecistoquinina
6.Questão 6- O desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa gástrica e os que a protegem é o ponto central da etiopatogenia da gastrite. No tratamento nutricional ambulatorial de pacientes com gastrite, sem complicações, fará parte das orientações:Opção única.
Evitar o consumo de pimenta vermelha e bebidas alcoolicas, uma vez possuirem substâncias irritantes gástricas
13.Questão 7- As gastrectomias apresentam como principais complicações a síndrome de Dumping e a hipoglicemia alimentar. Podem ser consideradas diretrizes de tratamento nutricional para pacientes que apresentem estas complicações:Opção única.
Restrição dietética de lactose e de doces muitos concentrados e aumento do fracionamento de refeições.
8.Questão 8- A Síndrome de Dumping é um conjunto de sintomas que pode ocorrer após a realização de gastrectomias. Sintomas como náuseas, empachamento e diarreia são comuns. As recomendações nutricionais indicadas na presença destes sintomas são:Opção única.
(1 Ponto)
Dieta fracionada e isenta de lactose e sacarose.
12.Questão 9- A cirurgia bariátrica é uma ferramenta eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida. Após o tratamento clínico longitudinal sem sucesso, realizado por no mínimo dois anos, são considerados candidatos a esse tratamento cirúrgico, EXCETOOpção única.
Paciente com IMC > 30 kg/m2 associado a diabetes tipo II.
9.Questão 10- A esofagite consiste na inflamação da mucosa esofágica, decorrente do refluxo do conteúdo ácido-péptico gástrico. São recomendações nutricionais na esofagite, exceto:Opção única.
Preferir alimentos com alto teor de purinas.

Outros materiais