Buscar

Aprendizados da Fundação Kennisnet segundo as quatro dimensões para adoção de TICs na Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto dissertativo expositivo com base no texto “Four in Balance Monitor 2015” 
Mônica Berçot El-Jaick – Mestranda em Direito Público pela UERJ.
Tema: Aprendizados da Fundação Kennisnet segundo as quatro dimensões para adoção de TICs na Educação Básica
Inicialmente se faz necessário conceituar o termo Information and Communications Technology-ICT traduzido como tecnologia da informação e comunicação- TIC. Sua origem remonta ao Reino Unido e sua disseminação acompanhou a popularização da própria internet. TIC pode se referir a qualquer tecnologia utilizada para auxiliar na comunicação e no tratamento de informações, tais como softwares, hardwares e recursos digitais.
Tais tecnologias têm importante aplicação no que se refere à educação. De acordo como o relatório Four in Balance Monitor 2015, pode-se afirmar que o sucesso da introdução da TIC no âmbito educacional passa pelo equilíbrio dos quatro elementos essenciais: visão; experiência; infraestrutura; conteúdo e aplicações. Somente com a harmonia entre esses elementos é possível extrair todos os benefícios da utilização da TIC. É o que diz o modelo Four in Balance de Kennisnet, que basicamente resume toda a aplicação da TIC na educação, motivo pelo qual é de primordial importância seu estudo.
O termo “visão” se refere ao modo como uma instituição educacional trata qualitativamente a educação em relação à solidez e eficiência e qual é o papel da TIC para alcançar tais objetivos. Para compreender esse processo de estruturação, é preciso analisar como alunos e professores interagem, avaliando, por exemplo, os métodos didáticos.
A infraestrutura, por sua vez, diz respeito a dois itens indispensáveis ao sistema educacional da instituição: a disponibilidade e qualidade de itens como hardware, redes e conectividade, bem como o modo pelo qual tais itens são gerenciados.
Por fim, em relação à experiência, destacam-se as competências que a equipe precisa ter para obter resultados satisfatórios, englobando o conhecimento dos professores, gestores, conselhos e equipes de suporte. A esse respeito, uma dificuldade encontrada, de acordo com o referido relatório, foi o fato de alguns professores não se sentirem adequadamente equipados para a utilização da TIC. Tal constatação foi observada após uma coleta de dados feita pela I&O Research com mais de mil professores e cerca de quatrocentos gestores escolares do ensino fundamental e médio.
Assim, conclui-se que apenas com o equilíbrio dos quatro elementos expostos se poderá dizer que o uso das TICs de fato se torna direcionado, controlado e eficaz. Isso se torna especialmente relevante na medida em que, aliadas aos métodos didáticos, elas permitem que os alunos aprendam com mais eficácia, além de garantir que as escolas tenham as informações necessárias para ampliar a eficiência e transparência de seus procedimentos.

Outros materiais