Buscar

Autenticação de Dois Fatores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é autenticação de dois fatores?
É basicamente adicionar uma segunda camada de proteção à sua conta, aplicativo ou serviço para acompanhar seu método normal de login. Na maioria dos casos, isso envolve o recebimento de um código por SMS para o seu número de celular, mas cada vez mais os aplicativos e serviços estão enviando um número de confirmação para o seu dispositivo como uma notificação. Às vezes, você pode simplesmente tocar na notificação para aprovar o login.
Como a autenticação de dois fatores torna sua conta mais segura?
A ideia é que você está adicionando uma etapa de confirmação à sua tentativa de login. Usando o exemplo do SMS, isso significa que ninguém pode fazer login na conta em questão de um novo dispositivo, mesmo que tenha sua senha.
Quando alguém tenta entrar em sua conta de um novo dispositivo, ou mesmo de um novo navegador, com sua senha, ao clicar em "entrar" ou "enviar", ele irá para uma nova tela solicitando um código. Este código foi enviado para o número de celular cadastrado como um SMS. Alguns aplicativos que usam notificações também enviam um código. Mas, cada vez mais, os aplicativos estão apenas enviando uma notificação aos seus principais dispositivos para que você possa apenas confirmar que foi você quem fez login (em outras palavras, não há código)
A autenticação em duas etapas sempre precisa de um número de celular?
Por exemplo, o WhatsApp não pode usar o número do seu celular como segundo método de verificação, porque esse é o método principal para fazer login. Em vez disso, ele pede um número PIN de seis dígitos de vez em quando, ou quando você faz login em um novo smartphone. 
Embora a Apple use a verificação por SMS para a segurança da conta iCloud, ela também usa o método "Dispositivos confiáveis". Usando este método, ele envia um código de quatro dígitos diretamente para um dispositivo confiável e verificado, que então aparece em uma pequena janela na tela quando você desbloqueia seu iPhone ou iPad.
Onde o SMS não é usado, geralmente há a opção de obter um código de autenticação de dois fatores de um aplicativo dedicado como o Google Authenticator. Esses tipos de aplicativos simplesmente oferecem acesso a um código urgente que muda após um determinado período de tempo e, portanto, é constantemente seguro, mas oferece acesso rápido e fácil à sua conta.

Outros materiais

Outros materiais