A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliação I - Topicos especiais Uniasselvi (Gestão da Qualidade)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Vitória Rodrigues 
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669370) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30133933
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	2.
	É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
	 a)
	A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento individual, aspecto fundamental para promover a paz e uma vida menos prazerosa e esperançosa.
	 b)
	Na busca por um mundo melhor, a humanidade precisa ser mais humana, praticar o diálogo, que pressupõe o reconhecimento mútuo e desejar uma vida mais digna e prazerosa para todos.
	 c)
	Os parâmetros de mercado que visam o sucesso absoluto do indivíduo, devem ser os norteadores da humanidade, pois só assim conseguiremos progredir e garantir uma vida socialmente sustentável para todos.
	 d)
	Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
	3.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	 b)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	 c)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 d)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	4.
	O multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas, assim como o embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pelo respeito à diversidade. Sobre multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas convivendo de forma desarmônica.
(    ) O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. 
(    ) Multiculturalismo implica na conquista de reivindicações das minorias ou grupos marginalizados, como os negros e índios.
(    ) No multiculturalismo há diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. No entanto, esta coexistência pacífica significa negar as diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	No multiculturalismo ocorre o reconhecimento das diferenças, as quais coexistem em um mesmo país ou região. A convivência entre povos com diferentes culturas, valores e tradições contribuem para o diálogo e para uma vida pacífica entre as diversas culturas.
Sobre o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento multiculturalista surgiu em grande escala nas sociedades em que o direito à diversidade cultural foi historicamente negado, por exemplo, no Estados Unidos.
II- O termo multiculturalismo é antigo, sua utilização ocorreu pela primeira vez na Inglaterra, no século VII.
III- O Direito à Diferença e a Diminuição das Desigualdades são temas centrais para o multiculturalismo.
IV- O processo de colonização do Brasil e EUA favoreceu o multiculturalismo, pois houve opressão das tribos indígenas que ali estavam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	Nos meses do ano de 2015, muito se falou de corrupção, ética, valores, mas sabe-se realmente o que são esses fatores? No estado de direito da democracia, temos o direito de escolha, independentemente em que esteja inserido no meio profissional, familiar, social e político. Com essa grande ênfase no desgaste da presidência da república e no congresso nacional referente à economia, corrupção, entre outros fatores que fazem parte da ética, têm-se notado a total insatisfação do povo brasileiro. Os valores humanos alcançados com a democracia podem apresentar os atributos para constituir a essência humana. Sobre os atributos dos valores humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A objetividade indica a dispersão da população.
(    ) A socialidade indica que compara as normas, aprender e conviver com os outros.
(    ) Consciência indica tomar conhecimento da realidade, fatos e percepção das coisas.
(    ) Liberdade indica a responsabilidade e a livre expressão - o livre arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	7.
	Quando se fala em ética, sempre nos referimos aos políticos, mas os empresários também deveriam ter, pois, depois das operações da Polícia Federal, a ?Lava Jato" e o "Petrolão?, ocorrido em 2015, mostraram que ambas as partes não possuem o compromisso com a população, a ganância por mais dinheiro atropela toda as expectativas