Buscar

AULAS PRÁTICAS 2 Microbiologia

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA _2__
	
	
	DATA:
___29___/___03___/___21___
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Patrícia Isadora Neves da Silva
	MATRÍCULA:01339601
	CURSO: Nutrição
	POLO: Arapiraca/Al
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Maria Clara Pestana Calsa
 
	TEMA DE AULA: CONTAGEM DE LEVEDURAS POR DILUIÇÃO SERIADA
RELATÓRIO:
1. Definir o método de contagem de leveduras em placa por diluição seriada; 
O método de contagem de microrganismos em placas é um método geral, que pode ser utilizado para a contagem de grandes grupos microbianos, como as leveduras .Essa versatilidade é de corrente d o princípio do método, que se baseia na premissa de que cada célula microbiana irá formar , quando fixada em um meio de cultura sólido adequado, uma colônia visível e isolada .Variando o tipo d e meio de cultura e a s condições de incubação é possível selecionar grupo, gênero ou espécie que se deseja contar. A relação para efeito da contagem é feita entre o número de colônias e o número de Unidades Formadoras de Colônias ( UF C ).
2. Calcular a UFC/g ou mL da amostra estudada. 
Não estamos tendo aula praticas presencias, mas a prof. do vídeo que foi gravado falou que esperemos 48h a bactéria crescer em estufa 37 graus e para fazer o cálculo somamos o numero de colônias na placa vezes diluição da a mostra = nº de bactérias/mL
	TEMA DE AULA: COLORAÇÃO DE GRAM
RELATÓRIO:
1. Definir o fundamento da coloração de Gram;
Coloração Gram foi feita para colorir uma bactéria e mostrar a que grupo pertence. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.O método de coloração de Gram recebeu esse nome em homenagem ao patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram que realizou a descoberta em 1884 e, aliás, até hoje continua sendo a mais utilizada nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. Através da coloração é possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias, sejam Gram-positivas quando não colori fica roxo ou violeta ou Gram-negativas quando colori vermelha ou rosa.
2. Visualizar a morfologia e classificar as bactérias nas lâminas de acordo com o seu comportamento diante dos corantes de Gram. 
 A bactéria vista na lamina foi Gram- positiva. Foto o video gravado pela professora.
.-

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes