Buscar

AUDITORIA DA QUALIDADE - Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - 20211 B - Atividade Contextualizada

Prévia do material em texto

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
AUDITORIA DA QUALIDADE - 20211.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
TUTORES: Juliene Santos (Coordenador de Curso)
Erika Alves de Lira
Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
Gislaine Mesquita da Silva
Andressa Ribeiro de Queiroz
Herica Teixeira Simao 
ALUNO: Ricardo Mendez de Carvalho
INSCRIÇÃO: 01367534
CE - UNINASSAU (PARANGABA) – FORTALEZA / CEARÁ 
05/2021
Objetivos da Auditoria
Qual a importância e o papel da Auditoria da Qualidade em sua empresa? Pois é! Tenho notado um processo generalizado de banalização do processo de auditoria nas empresas que tenho visitado. Quando eu analiso os relatórios das auditorias anteriores nas empresas, observo que se trata de mera formalidade em que, muitas vezes, de uma auditoria para outra apenas se copia e cola, sem nenhuma preocupação com a qualidade do processo e sem foco na melhoria contínua.
Tenho observado os 4 seguintes problemas nas auditorias:
1. Auditoria com evidências fracas e mal documentadas: isso acontece principalmente quando o auditor não possui experiência ou formação para entender e/ou documentar o que foi observado. Acontece também quando a auditoria é feita às pressas, sem a devida prioridade. A forma de corrigir esse problema é treinar a equipe em auditoria e conscientizar sobre a importância da auditoria para a melhoria contínua da organização.
2. Auditoria que não segue o procedimento: os auditores não conhecem o que está documentado no próprio procedimento da auditoria. Por exemplo, no procedimento menciona que é necessário fazer uma reunião de abertura e não há registro da reunião; ou no procedimento cita que é necessário haver uma reunião entre auditores para discutir o relatório antes da apresentação do relatório e não há registro. Enfim… Isso ocorre por falta de treinamento e pelo fato de o procedimento não ter sido desenvolvido pela própria empresa. Sugere-se que seja feita uma revisão do procedimento, deixando-o coerente com a realidade da organização e treinar o pessoal.
3. Auditoria incompleta: após a auditoria não se abre as ações corretivas ou equivalentes para as não conformidades detectadas. As não conformidades devem ser tratadas, porque, caso contrário, a auditoria não terá cumprido seu papel de melhoria contínua.
4. Auditoria tendenciosa: durante a auditoria, foca-se numa área ou pessoa para expor o processo ou pessoa. Claro que você pode focar em um processo mais crítico, mas muito cuidado com a motivação para isso. Se a motivação é pessoal, vai comprometer a qualidade da auditoria.
OBJETIVOS DE UMA AUDITORIA
● Identificação da conformidade ou não conformidade a partir dos parâmetros determinados pelo planejamento;
● Avaliação do sistema no tocante à sua eficácia na realização de objetivos;
● Apontamento do potencial de melhorias no sistema da qualidade;
● Atender às exigências normativas;
● Reconhecer o sistema de qualidade da empresa, certificando-a.
Fonte:
http://qualidadenapratica.com.br/2013/11/17/importancia-da-auditoria/ (acesso em 04/09/2019)
ATIVIDADE:
 Após a leitura do texto de apoio, descreva uma situação de Auditoria citando 2 dos 4 problemas de auditoria, relacionando-os com 1 dos Objetivos da Auditoria.
AS OPÇÕES ESCOLHIDAS FORAM 1 e 3
Responsabilidades dos Auditores.
As responsabilidades dos Auditores estão voltadas aos usuários em geral, atendidos pelas demonstrações e evidencias constatadas no momento da Auditoria, devendo sobre elas não emitir opinião e sim ser baseada nos Princípios e Requisitos da Norma Auditada.
Muitos Auditores por Atuarem como Consultores e Auditores tem interferido de forma errônea nas Auditorias, inclusive INFERINDO nas suas Auditorias com achismos sem entender o processo corretamente e sem perguntar ou deixar que o processo seja melhor explicado a fim de poder realmente evidenciar se está ocorrendo um desvio no processo.
1. Auditoria com evidências fracas e mal documentadas: isso acontece principalmente quando o auditor não possui experiência ou formação para entender e/ou documentar o que foi observado. Acontece também quando a auditoria é feita às pressas, sem a devida prioridade. A forma de corrigir esse problema é treinar a equipe e auditoria e conscientizar sobre a importância da auditoria para a melhoria contínua da organização. 
Os procedimentos de inspeção, são métodos que produzem a maior quantidade de evidências em uma auditoria e para uma inspeção efetiva as evidências devem ser corretamente catalogadas, organizado e armazenadas. A ISO 9001 já estabelece os requisitos organizacionais de gestão de documentos para as empresas. A resistência dá o organização pode ser um sinal de falta de treinamento e habilidade do auditor interno ou a falta de envolvimento da Alta Administração, tanto na parte técnica quanto na comportamental, deve ser bem administrada e planejada, tornando mais confiável e eficaz nas coletas dos d documentos e informações. Para uma auditoria coesa, o planejamento é fundamental e uma boa estratégia só acontece com um treinamento efetivo e apoio da empresa, as ações devem ser implementadas de cima para baixo, com definição da equipe interna e seus objetivos. Para ser bem-sucedido os treinamentos e a implementação da auditoria interna, a divulgação das ações e o desempenho da mesma deve ser disseminado entre as equipes, relatando as principais deficiências e ações corretivas a serem realizadas, direcionando a equipe para o êxito da auditoria externa. 
3. Auditoria incompleta: após a auditoria não se abre as ações corretivas ou equivalentes para as não conformidades detectadas. As não conformidades devem ser tratadas, porque, caso contrário, a auditoria não terá cumprido seu papel de melhoria contínua.
Risco de auditoria é a possibilidade da existência de deficiências materiais no controle e que não são detectadas pelo auditor durante a auditoria. Essencialmente a confiança do auditor gerencial na validade das conclusões do relatório é derivada da avaliação da possibilidade de erro indicada pelo risco de auditoria.
O risco de falha nos procedimentos de auditoria quanto à detecção de deficiências materiais no controle pode advir de diferentes áreas:
- Avaliação imprópria do risco relativo que resultou em modelo e escopo de procedimentos de auditoria deficientes (uma forma específica de erro de amostragem deficiente);
- Possível impropriedade do processo de avaliação do auditor como resultado de suposições errôneas, desvios observacionais e conclusões ilógicas
(formas gerais de erros de amostragem deficiente);
- Problemas estatísticos do uso de amostra para conclusão geral sobre um sistema como um todo (o risco que a amostra escolhida não seja representativa da população - uma forma de amostragem deficiente); 
- Limitações inerentes à eficácia dos procedimentos de auditoria escolhidos (um procedimento de auditoria pode ser incapaz de detectar um certo tipo de deficiência por causa de procedimentos errôneos ou porque o sistema destacado não é suscetível à verificação).
Amostragens estatísticas fornecem ao auditor uma medida quantificada de erro amostral. O controle sobre outras formas de risco em auditoria, entretanto, é largamente dependente da competência da equipe de auditoria que deve assegurar que a auditoria está sendo realizada de acordo com o mais alto padrão de cuidado.
Bibliografia:
https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-e-controle/auditoria/normas-internacionais-das-entidades-fiscalizadores-superiores-issai
https://www. Auditoria de qualidade .com/arquivo/75459257/evidencias-em-auditoria
https://blogdaqualidade.com.br/iso-90012015-auditoria-interna-item-9-2-2
https://rfischer.com.br/blog/imparcialidade-orientacao-do-grupo-de-praticas-de-auditoria-iso-9001https://www.gacgestaocorporativa.com.br/responsabilidades-dos-auditores/
Página 1 de 2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes