Buscar

tristeza parasitaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Isabella de Souza Penna
Tristeza Parasitária Bovina
 INTRODUÇÃO
A Tristeza Parasitária Bovina é um complexo de doenças causadas pela riquétsia Anaplasma spp. e pelo protozoário Babesia spp. O carrapato dos bovinos (Boophilus microplus) tem papel importante, pois é o transmissor dos dois parasitas para os bovinos quando está parasitando o animal.
Por este motivo, a incidência da Tristeza é maior em locais onde a prevalência de carrapatos é ampla, porém já foi relatada a transmissão por insetos hematófagos ou instrumentos durante a castração ou vacinação.
Animais debilitados, de raças européias e bezerros são os mais susceptíveis a Tristeza. Alguns adultos podem carregar os parasitas no corpo, mas não apresentar nenhum sintoma da doença.
Além do risco de morte, a Tristeza Parasitária Bovina traz prejuízos com a redução da produção de leite e carne, infertilidade e gastos com tratamentos.
ETIOLOGIA
O Complexo da Tristeza Parasitária Bovina é causado, principalmente, pela riquétsia Anaplasma marginale e/ou pelos protozoários Babesia bovis e/ou Babesia bigemin, no Brasil.
Como esses parasitas habitam as células do sangue dos animais, são chamadas de hemoparasitoses.
PATOGENIA
A infestação pelos parasitas ocorre, principalmente, por meio da picada do carrapato infestado. Ambos os parasitas atacam as células vermelhas do sangue do hospedeiro onde se multiplicam. Outro carrapato pode se infestar caso sugue o sangue de um animal acometido, tornando-se uma nova fonte de infestação.
No bovino, os parasitas causam hemólise do sangue e consequentemente febre e anemia.
DIAGNÓSTICO 
Os sinais clínicos são apatia, febre, anemia, anorexia, icterícia, coração acelerado, entre outros. Apesar de ser possível determinar qual o parasita que está infestando o animal, na rotina de uma fazenda não há necessidade desse diagnóstico. Animais mais susceptíveis (bezerros, animais recém-chegados, de raças européias ou com maior carga parasitária de carrapatos) e com os sinais clínicos devem ser tratados para ambos os parasitas.
CONTROLE
Deve-se ter cuidado com a introdução de novos animais ao rebanho, os mesmos devem ficar separados a fim de se verificar a saúde deste, para que não contamine o rebanho ou para que não fique doente. A prevenção pode ser feita através do controle estratégico de carrapatos e moscas, utilizando produtos como por exemplo o Neguvon ou o Bovitraz. 
TRATAMENTO
O tratamento deve ser feito em duas frentes: a primeira se fazendo o controle de carrapatos e moscas através de fármacos específicos e a segunda frente combatendo a Anaplasmose e a Babesiose, com utilização de Kinetomax e Tetrabac, por exemplo.

Outros materiais