Buscar

gabarito microeconomia - teoria do produtor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"As operações de mercado processam-se inicialmente por meio da colocação (ou resgate) de títulos públicos, permitindo que as autoridades monetárias executem a política de expansão ou retração dos meios de pagamento da economia. Se o Banco Central vende esses títulos ocorre uma contração dos meios de pagamento. Em caso contrário, ao adquirir títulos da dívida pública provoca uma expansão da liquidez da economia."
Podemos inferir que as colocações desses títulos, quando realizadas pela primeira vez, constituem o chamado Mercado: 
·  a) Primário.
"Se pudéssemos saber antes do evento quais situações de oligopólio seriam estáveis e quais instáveis, então os muitos resultados possíveis da teoria dos jogos seriam consideravelmente reduzidos. No momento, isso está aquém das possibilidades técnicas mais avançadas. Todavia, a teoria dos jogos tem sido útil para esclarecer um pouco mais a interdependência de situações de oligopólio. Também podemos aplicar nossos termos e definições a um jogo de soma não zero, ou seja, um jogo de lucros, aplicando a teoria dos jogos com tipos de estratégia e equilíbrio."
Podemos inferir que a estratégia que tem a característica de: “Se referir à situação na qual as empresas tentam escolher de modo independente a melhor estratégia para si, mas terminam em pior situação do que se tivessem cooperado com as outras”, é chamada de:
a) Modelo de Bertrand.
"Existem várias formas de remuneração dos títulos de renda fixa no Brasil. Umas das formas de remuneração do mercado financeiro brasileiro, os títulos, têm a característica de definir a taxa de juros para o título no momento da aplicação, revelando ao investidor exatamente qual será o seu retorno."
Podemos inferir que esta taxa descrita tem o nome de taxa de juros:
a) Pré-fixada.
"Uma forte expansão das exportações pode promover, pela conversão de divisas em moeda nacional, um crescimento acentuado da base monetária, gerando pressões inflacionárias na economia e prejudicando o controle dos juros."
Qual política deverá ser implementada pelo governo para que sejam evitadas estas pressões inflacionárias?
 c) Política cambial.
Em relação à estrutura de mercado, existem situações que chamamos de competição perfeita e monopólio puro, assim denominadas porque são as formas “extremas” de estrutura de mercado. Na prática, a maioria das indústrias e dos setores encontra-se em algum lugar entre uma e outra.
Podemos inferir que essa estrutura de mercado que existe entre competição perfeita e monopólio puro e que tem como característica principal poucas grandes empresas dominarem um setor tem o nome de:
d) Oligopólio.
"Considere que no ano 0 exista apenas uma empresa no mercado. No ano 1 suponha que uma segunda empresa entra no mercado e que agora a demanda do setor é dividida entre as duas empresas (nesse caso, cada uma detém 50% do mercado). Dessa forma, cada empresa está enfrentando a mesma curva de demanda individual. Nessa situação, os custos médios de longo prazo (CTMeLP) são maiores do que a receita em todos os níveis de produção. Consequentemente, uma das empresas deve sair do mercado."
Podemos inferir, nesse caso, que esta situação é característica de:
e) De Bertrand.
"A curva de demanda perfeitamente elástica para uma empresa assegurará que ela cobrará por seu produto um preço idêntico ao cobrado por outras empresas. Visto que o produto é homogêneo, os consumidores não terão nenhuma preferência pelo produto de determinada empresa, de modo que, se uma atribuir um preço acima do de seus concorrentes, enfrentará uma perda total de vendas. Alternativamente, a empresa não tem nenhum incentivo para estabelecer um preço abaixo do de seus concorrentes, visto que pode vender toda a sua quantidade produzida ao preço de mercado existente." 
Dessa forma, podemos inferir que uma firma em competição perfeita:
d) É tomadora de preço.

Continue navegando