Buscar

QUESTIONÁRIO MATEMATICA AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – MATEMÁTICA – AULA 05
Podemos observar uma situação na maioria dos livros didáticos: existe um capítulo sobre valor posicional e um capítulo separado sobre estratégias computacionais (adição e subtração). Porém a recomendação do NCTM é diferente. Qual afirmativa abaixo está de acordo com a recomendação do NCTM sobre essa situação?
· Os estudantes só conseguem resolver os problemas computacionais depois que aprenderem o valor posicional que rege o Sistema de Numeração Decimal.
· O NCTM não recomenda o uso da calculadora antes dos alunos entenderem o valor posicional do número.
· Para o NCTM, não há interação entre conhecer o sistema de numeração e conhecer as técnicas computacionais, devendo ser ensinados separadamente.
· Para o NCTM, não há um ano no qual os estudantes devem ter dominado os fatos aditivos e subtrativos.
· O NCTM sugere que haja uma mistura de numeração e computação.
A contagem desempenha um papel muito importante na construção das ideias de base dez sobre quantidades. No processo de construção das ideias de base dez, as crianças vão contar de diferentes modos. Cada um deles ajudará as crianças a pensar sobre as quantidades de uma maneira diferente. Sobre os diferentes tipos de contagens, pode-se afirmar que:
· A contagem por unidade só acontece no início do processo de escolarização.
· A contagem por agrupamentos e unidades seria assim: "três dezenas e duas unidades".
· Na contagem por agrupamentos e unidades, a criança conta um grupo de coisas como um único item (agrupando-as).
· A contagem por dezenas e unidades seria assim: "uma dezena, duas dezenas, três dezenas e um e dois, trinta e dois".
· O professor tem que ensinar a criança qual a contagem que funciona.
O modo como dizemos o nome do número está associado com o conceito de agrupamento por dezenas. Assim sendo, há uma relação entre a nomenclatura do número, os agrupamentos e a notação de valor posicional. Sobre a nomenclatura do número, assinale a alternativa CORRETA:
· A contagem por dezenas e unidades é um modo padrão de nomear quantidades.
· Existem muitas variações da linguagem de base dez para 75, e todas podem ser aceitas.
· A ideia de agrupamento em base dez não é integrada à nomenclatura oral e escrita.
· O esquema simbólico que usamos para escrever os números não precisa ser coordenado com o esquema de agrupamento.
· A linguagem desempenha um papel-chave ao estabelecer conexão entre algumas dezenas e agrupamentos de unidades. A contagem explícita por dezenas e unidades se combina aos algarismos individuais quando o número é escrito da direita para esquerda.
Uma boa forma de trabalhar o valor posicional dos números é utilizando modelos para os conceitos de base dez. Porém, os modelos não “mostram” os conceitos as crianças. As intervenções do professor são importantes para que as crianças possam construir o conceito de base dez. Sobre os modelos, marque a alternativa INCORRETA:
· Embora existam versões eletrônicas dos modelos manipulativos de base dez elas são inacessíveis e não chamam a atenção da criança.
· Um bom modelo de base dez para unidades, dezenas e centenas deve ser proporcional.
· Os modelos que mais claramente refletem as relações entre unidades, dezenas e centenas são aqueles nos quais as dezenas podem ser agrupadas a partir das unidades.
· Com a maioria dos materiais agrupáveis, é possível formar centenas, mas geralmente não são práticos para as atividades em sala de aula.
· Nos modelos pré-agrupados, as crianças não podem compor ou decompor a peça.
A ideia central de contar grupos de dez para descrever quantidades é o componente mais importante a ser desenvolvido com as crianças. É necessário que se faça a relação entre essa ideia com o sistema de valor posicional e com o modo como dizemos os nomes dos números. Assim sendo, diferentes atividades devem ser desenvolvidas em sala de aula para que essa relação aconteça. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que orienta de forma CORRETA a atividade a ser desenvolvida com os alunos:
· O professor deve ensinar as crianças a fazerem agrupamentos de dez com palitos e gominhas e cobrar que elas usem esses agrupamentos nas contagens.
· Pode-se entregar sacos de papel com contadores (palitos, tampinhas, feijões) e pedir que cada criança conte e registre a quantidade encontrada. O mais importante é elas registrarem a quantidade de dezenas e unidades, mesmo que de forma decorada.
· Nas atividades de contagem, devemos dar ênfase às nomenclaturas como: unidades, dezenas e centenas desde o começo do seu aprendizado.
· Uma variação importante das atividades de agrupamento é aquela que solicita as representações equivalentes de números.
· No 4° e 5° ano do Ensino Fundamental é possível usar somente modelos pré-agrupados nas atividades.

Continue navegando