Buscar

Resumo Fisio Respiratoria na UTI

Prévia do material em texto

Resumo de Fisioterapia Respiratória na UTI
Conceito
Pode definir-se como uma especialidade da fisioterapia que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento que buscam a otimização do transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções ventilatórias, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.
Utilização
A fisioterapia respiratória está indicada para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva preconizando minimizar a retenção de secreção pulmonar, melhorar a oxigenação e reexpandir áreas pulmonares com atelectasia (falta de expansão dos alvéolos), além de evitar os efeitos deletérios da hipo ou inatividade do paciente acamado.
Histórico
A Unidade de Terapia Intensiva possui registros de sua existência desde o século XIX. Porém, se tornaram mais evidentes a partir de 1969, quando verificou-se a necessidade da criação de uma unidade de cuidados específicos para pacientes críticos. No Brasil a primeira UTI surgiu no ano de 1967 na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos 60 encontramos poucos fisioterapeutas atuando na área, mas atualmente a fisioterapia respiratória vem se ampliando e chamando atenção dos futuros fisioterapeutas.
Técnicas Fisioterapêuticas
● Técnicas de reexpansão pulmonar – A reexpansão pulmonar pode ser utiliada de forma mecânica e/ou de exercícios, e que atua em áreas pulmonares que não estão expandindo adequadamente.
● Vibração torácica, compressão torácica, percussão ou tapotagem, drenagem postural (técnicas de higiene brônquica que são capazes de mobilizar secreções e prover o seu deslocamento)
● Drenagem postural – A drenagem postural utiliza-se da ação da gravidade para auxiliar a movimentação das secreções no trato respiratório, direcionando-as para as vias aéreas centrais onde poderão ser removidas através da tosse.
● Cinesioterapia - A cinesioterapia é a ciência que abrange o tratamento dos sistemas neuromusculoesquelético e circulatório por meio do movimento ou do exercício. Compreende exercícios ativos e passivos.
Principais Patologias
Atelectasia - É o colapso de parte ou de todo pulmão. Ou seja, o pulmão "murcha" numa parte ou na sua totalidade por um bloqueio na passagem do ar pelos brônquios. As principais manobras utilizadas são: Compressão-descompressão, Expiração lenta prolongada, Técnica de reexpansão pulmonar, Ventilação Não Invasiva (VNI).
Traumatismo Raquimedular (TRM) - lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma. As Principais manobras fisioterapêuticas são: Aspiração, Manobras de Higiene Brônquica, Reexpansão Pulmonar, PEP(Pressão Expiratória Positiva)
Bibliografia 
Regenga MM. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo: Roca; 2000 
Shepherd RB. Fisioterapia em Pediatria. 3.ed. São Paulo: Santos; 2002 
hist.: 9 Society of Critical Care Medicine; c2001-2008 [acesso em Out 2008]. History of Critical Care [aproximadamente 2 p]. Disponível em: http://www.sccm.org/AboutSCCM/History_of_Critical_Care/Pages/default.aspx 
10 Araújo JPN. Centro de tratamento intensivo e anestesiologia. Rev Bras Anestesiol. 1983;33(1):63-5. 
11 Costa JL. Falta de Leitos de UTI: a ponta do iceberg. Atualidades AMIB. 2003;28(2):10-2 
http://fisioterapia.com/public/files/artigo/artigo06_1.pdf 
http://www.efdeportes.com/efd182/intervencao-fisioterapeutica-no-trauma-raquimedular.htm

Continue navegando