Buscar

Av2 - Bases Para a Vigilância Sanitária de Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Bases Para a Vigilância Sanitária de Alimentos – CORRIGIDO PELO AVA
1) Texto base:
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são doenças causadas pela ingestão de substâncias biológicas, químicas ou físicas presentes nos alimentos. Abrange todas as ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao Surto de Doença Transmitida por Alimentos. 
RESPOSTA: É a ocorrência de quadros clínicos gastroentéricos ou alérgicos em número superior às ocorrências endêmicas locais, consequentes à ingestão de alimentos em uma mesma comunidade ou coletividade, configurando uma origem de fonte comum.
2) Texto base:
A investigação inicia-se na identificação dos ______(doentes e não doentes), com definição do _______ e do ________ para elaboração de hipóteses em relação ao __________ e o alimento suspeito. Após a análise dos dados é possível avaliar o risco a que os comensais foram expostos, os alimentos incriminados e os pontos críticos que possibilitaram a ocorrência do surto. As medidas de ________ devem ser tomadas em paralelo à investigação e de acordo com a situação encontrada.
RESPOSTA: Comensais, caso, período de incubação, agente etiológico, prevenção e controle
3) Texto base:
A característica do agente é um Nematoide que promove doenças parasitárias infecciosas intestinais, também popularmente conhecido como bicho-geográfico. O período de incubação é de 1 a 2 dias, os sintomas são sensação de picada no local por onde penetram na pele, provocando inchaço e coceira por vários dias. Os alimentos veículos são água ou alimentos contaminados. As medidas de controle são utilizar calçado, evitar contato com o solo contaminado, higiene pessoal. Medicamentos anti-helmíntico, como albendazol e mebendazol.
Assinale a alternativa correta da doença correspondida ao texto-base.
RESPOSTA: Ancilostomíase
4) Texto base:
A denominação clássica de coliformes fecais foi alterada para coliformes a 45ºC. O Ministério da Saúde, através da Resolução nº 12, de 2 de janeiro de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adotou a denominação coliformes a 45ºC, considerando os padrões “coliformes de origem fecal” e “coliformes termotolerantes” como equivalentes a coliformes a 45ºC.
Assinale a alternativa correta relacionado à técnica de identificação e quantificação dos microrganismos referentes ao texto-base.
RESPOSTA: Técnica do NMP, teste presuntivo, teste confirmativo com caldo EC.
5) Texto base:
A presença de matéria estranha reflete as condições e práticas de higiene utilizadas em todas as etapas do processamento do produtos alimentício, incluindo também o ponto de venda. As informações obtidas neste tipo de análise indicam os pontos críticos em que as práticas higiênico-sanitárias deverão ser melhoradas.
Os laudos de análise se baseiam na Legislação vigente do alimento, a qual possui as especificações do mesmo, e se torna peça fundamental na conclusão da análise, sendo assim como podem ser classificados os laudos de análise?
RESPOSTA: Próprio ou Impróprio para o consumo.

Outros materiais