Buscar

Atividade Teórica de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Teórica de Aprendizagem
(Enade 2018)
Cada vez mais, os termos qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho têm despertado a atenção no campo corporativo, tanto sob o prisma dos dirigentes organizacionais quanto dos profissionais que precisam apresentar uma entrega diferenciada e resultados expressivos para o negócio. E isso não é por acaso, afinal pesquisas já comprovaram que a qualidade de vida no trabalho (QVT) interfere diretamente em vários aspectos como, por exemplo, na produtividade, na satisfação interna, nos índices de acidente no trabalho, na rotatividade, entre tantos outros que impactam a vida das empresas e, obviamente, das pessoas que nelas atuam.
Considerando a importância da qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho para as organizações,
faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Descreva, com base em todo material da disciplina, três fatores que influenciam a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho:
Resposta: 
Comunicação: Comunicação clara e assertiva as tarefas exigidas pelo funcionário, reuniões de feedback;
Recompensa: Bônus/recompensas/incentivos as metas atingidas, ou tarefas executadas com excelência. Reconhecer o esforço do funcionário.
Gestão: Gestores que sejam compreensíveis aos problemas emocionais que o funcionário possa estar enfrentando em sua vida pessoal, nos quais, muitas vezes podem acabar afetando em sua produtividade. Assim, é criado um ambiente seguro, de respeito ao funcionário/empresa resultando em maior eficácia organizacional. 
b) Cite quatro ações de saúde e segurança do trabalho que contribuem para a melhoria da qualidade de vida no ambiente organizacional.
Resposta: 
• Ambiente físico de trabalho: iluminação, ventilação, temperatura, nível de ruído e conforto do ambiente de trabalho. 
• Ambiente psicológico de trabalho: relacionamentos agradáveis, atividades agradáveis e motivadoras, estilo de gerência mais democrático e voltado à participação, eliminação de fontes de estresse, entre outros. 
• Aplicação de princípios de ergonomia: a adequação de máquinas, equipamentos, mesas, instalações e ferramentas às características humanas. 
• Saúde ocupacional: prevenir e combater as doenças ocupacionais, tanto as físicas quanto as psicológicas
Citação por: (CHIAVENATO, 2010)

Outros materiais

Outros materiais