Buscar

Análise e Gerenciamento de Risco (SEG69) Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise e Gerenciamento de Risco (SEG69)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657584) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26739329
	Nota da Prova:
	8,75
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na ocorrência de um acidente de trabalho, deve-se realizar uma investigação que normalmente se transforma em um exercício de achar culpados. A investigação de um acidente de trabalho é uma parte do programa de segurança, pois auxilia na não ocorrência do acidente. Qual o real objetivo de uma investigação? Incidentes também devem ser investigados? Por quê?
	Resposta Esperada:
O objetivo de investigar um acidente de trabalho é identificar quais foram as causas do acidente para que possam ser adotadas medidas de controle para que não venha a ocorrer novamente. Os incidentes devem ser igualmente investigados para que não se transformem em acidentes.
	2.
	Um programa de prevenção de acidentes do trabalho é composto por dois tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo Serviço de Segurança: a inspeção de Segurança e a Investigação de Acidentes. As inspeções de segurança são práticas contínuas em busca de:
- métodos de trabalhos inadequados;
- riscos ambientais;
- verificação da eficácia das medidas preventivas em funcionamento.
A base de toda inspeção de segurança e análise deve envolver indivíduos, grupos de operações e processos. Dentro do objetivo de análise de vários fatores de risco e acidentes, as propostas metodológicas mais aceitas envolvem a identificação do agente do acidente. As inspeções de segurança podem ser classificadas, de acordo com sua abrangência e objetivos, em inspeção informal e inspeção planejada. Explique o que é uma inspeção informal de segurança.
FONTE: http://blog.inbep.com.br/inspecoes-de-seguranca-o-que-sao-e-quais-sao-elas/>. Acesso em: 13 ago. 2018.
	Resposta Esperada:
*É aquela efetuada pelos próprios trabalhadores (operadores e supervisores) no exercício de seu trabalho normal.
*Os operadores têm a necessidade de instrução e educação conveniente no sentido de inspecionarem suas ferramentas, EPIs, máquinas, antes de iniciarem seus respectivos trabalhos.
*Trata-se de uma inspeção simples e rápida, mas que possibilita a descoberta de falhas com potencial para causar acidentes.
Parte inferior do formulário

Outros materiais