Buscar

Análise e Gerenciamento de Risco (SEG69) Avaliação Final (Objetiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise e Gerenciamento de Risco (SEG69)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657585) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26739330
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os acidentes de trabalho são previsíveis e vulneráveis de prevenção. Para isso, é preciso ter um programa claro e objetivo que se detenha aos detalhes. Para que se consiga efetiva eliminação dos acidentes de trabalho, é necessária a realização de uma análise das causas do incidente/acidente. Analisando os elementos que devem ser ponderados no controle de identificação das causas de um acidente, classifique V paras as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inspeções corretivas de segurança.
(    ) Demarcação de áreas restritas.
(    ) Análise de doenças ocupacionais.
(    ) Entrevistas com o envolvido no acidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Considere um suposto relatório com o seguinte trecho: "O Acidente de Trabalho é compreendido como um acontecimento complexo em que intervêm numerosas causas e onde existem variáveis que procedem da esfera organizacional, social e/ou produtiva da empresa, interdependentes e integrantes de um sistema de difícil entendimento. O descuido foi, e continua sendo, apresentado como a maior causa de acidentes do trabalho. Em vários levantamentos de acidentes examinados, tivemos oportunidade de constatar que as causas mais frequentes dos acidentes investigados são o descuido, a falta de atenção e a distração. Nenhuma, porém, está relacionada a condições inseguras." Por que não é apropriado utilizar o termo "descuido" como causa de acidentes?
	 a)
	Porque, além de não caracterizar um processo de avaliação técnico e eficiente, baseado em procedimentos adequados, não aponta devidamente as reais causas do ocorrido, o que prejudica os procedimentos subsequentes.
	 b)
	Porque o acidente de trabalho não é um acontecimento de natureza monocausal e, sim, de natureza pluricausal.
	 c)
	Porque as causas de acidentes só poderão ser investigadas após eles terem ocorrido. São utilizadas técnicas para descobrir as causas e, a par dessas informações, realiza-se a prevenção de novas ocorrências.
	 d)
	Porque a quantidade de incidentes é muito maior que a de acidentes e, diminuindo-se os primeiros, diminuir-se-ão, consequentemente, os últimos.
	3.
	Existem algumas técnicas para análise de riscos. Entre elas, tem-se a árvore de falhas (AAF) que utiliza alguns símbolos, tais como: círculo, retângulo, triângulos, entre outros. Esta técnica é dedutiva e parte de um evento único e busca quais as possíveis causas deste ocorrido. A AAF utiliza um modelo gráfico que possibilita algumas combinações de possíveis falhas de equipamento e erro humano. Pensando na simbologia utilizada por esta técnica, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:                
(    ) Círculo representa evento base.
(    ) Losango representa evento não desenvolvido.
(    ) Retângulo representa evento intermediário.
(    ) Círculo representa evento médio.
(    ) Triângulo representa evento finalizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V - V.
	4.
	A definição do Plano de Emergências é um processo em que se deve pensar em cada emergência potencial identificada, determinar o que é necessário fazer para controlá-la, definir as ações necessárias, definir as responsabilidades e, finalmente, escrever tudo de uma forma simples e clara. Há várias etapas que devem ser seguidas na preparação de um plano de emergência. O Plano de Ação ou Plano de Emergências deverá identificar quem deve fazer o quê e onde deve ser realizado. Em outras palavras, as pessoas devem ser identificadas, as atividades e a localização definidas e fornecidas localizações alternativas para o Centro de Controle. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os seguintes elementos devem ser incluídos no plano: organograma; coordenador de emergência; descrição geral - fornece uma descrição breve para cada serviço, por exemplo: comunicações; outras informações - inclui a informação que pode ser importante durante uma emergência.
(    ) Para ativação do plano é preciso fazer a identificação da emergência, a comunicação e a reunião da equipe de controle da emergência e das brigadas de apoio.
(    ) O Centro de Controle comunicará a situação à Equipe de Controle de Emergência e, se for necessário, comunicará a emergência ao resto da empresa, através do sistema de comunicação existente (rádio, alto-falantes, sirenes etc.).
(    ) Qualquer funcionário pode identificar uma emergência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	O risco pode ser compreendido como a avaliação do cenário de perigo, associando a probabilidade de ocorrência e a gravidade de suas consequências. A Tolerabilidade ou Aceitabilidade do Risco consiste na análise dos riscos cotidianos da população através de dados estatísticos disponíveis. A título de ilustração, os valores de probabilidade de riscos para acidentes de trabalho é de 1,5 × 10-4, para doenças do coração é de 3,4 × 10-3 e para o câncer é de 1,6 × 10-3, segundo Neto (2006). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Tolerabilidade ou Aceitabilidade do Risco é a comparação dos riscos causados pela empresa com os riscos sociais "normais", ou seja, riscos externos aos da empresa.
(    ) Há duas formas de avaliação de riscos: os riscos individuais e os riscos sociais.
(    ) Para que a implementação de medidas de proteção a riscos possa ser viabilizada, a identificação da fonte de exposição não é essencial.
(    ) Os níveis de risco podem ser divididos em regiões de risco, que são: região de risco tolerável, região de risco gerenciável ou de julgamento e região de risco intolerável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NETO, J. P. C. Segurança e higiene do trabalho em estações de tratamento de água. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. 2006. 120 p.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	O processo produtivo gera inúmeros riscos, desde o recebimento da matéria-prima até o produto finalizado. Para tentar dirimir estes riscos, pode-se adotar um gerenciamento de riscos, no qual uma das ferramentas utilizadas é um questionário a ser respondido. Dentro destes questionamentos, quais dos relacionados a seguir fazem parte do sistema de gerenciamento?
I- Qual o tempo de processo?
II- Qual a frequência que estes acidentes podem acontecer?
III- Quais as vantagens com a ocorrência destes acidentes?
IV- Estas ocorrências geram danos toleráveis pelas pessoas envolvidas?
V- Quais medidas preventivas devem ser adotadas para minimizar os riscos?
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	7.
	O objetivo do estudo das consequências dos eventos perigosos é avaliar o campo de ação do agente agressivo. Evento agressivo é qualquer elemento com capacidade de produzir danos ou perdas, por exemplo: líquido pressurizado, carga suspensa, veículo em movimento, radiação etc. A avaliação das consequências se baseia na escolha do evento perigoso adequado. Em vazamentos de líquidos inflamáveis, os eventos perigosos são incêndio e explosão. Esses eventos perigosos, pelos quais se inicia a avaliação das consequências são denominados Eventos Iniciadores.Existem dois conceitos que devem ser levados em conta para uma AQR: o evento iniciador e o cenário de acidente. O evento iniciador caracteriza-se como o evento que levará à ocorrência do acidente, sendo normalmente representado por um evento de perda de contenção, pela liberação súbita de energia ou pela perda de controle reacional.  Já o cenário de acidente é relacionado com a diversas possibilidades de desenvolvimento do evento iniciador, sendo levadas em conta as condições que levam a ocorrências das consequências, como fontes de ignição, direção e velocidade do vento, sistemas de proteção, entre outras. Com base nesse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os níveis de letalidade se referem à concentração de substância no ar capaz de matar 1% (ou 50%, dependendo do índice) de cobaias expostas.
II- Explosões ou deflagrações de substâncias inflamáveis provocam deslocamentos de ar cuja consequência é uma variação de pressão brusca.
III- A sigla IDLH (Immediately Dangerous to Life or Health) se refere à máxima concentração no ar de alguma substância em que um trabalhador saudável, do sexo masculino, pode ficar exposto por 30 minutos e ainda ser capaz de escapar sem perda de vida ou dano irreversível à saúde.
IV- A radiação térmica, seja emitida pelo Sol ou por fonte de calor artificial, também é um aspecto importante a ser considerado na Análise de Vulnerabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	8.
	Em grande parte das atividades exercidas pelo ser humano, os riscos estão presentes, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Risco, frequência e gravidade são denotados, respectivamente, pelas letras R, F e G. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a expressão matemática da fórmula em questão:
	 a)
	R = F x G.
	 b)
	R = F + G.
	 c)
	F = R + G.
	 d)
	F = R x G.
	9.
	Uma das situações mais críticas na análise das consequências é a ocorrência de vazamento de líquidos perigosos, devido as suas implicações (incêndios, intoxicações etc.). A análise de eventos indesejados envolvendo derramamentos ou vazamentos de líquidos apresenta alguns fatores a serem analisados. O que uma boa ferramenta de análise de consequências para esses casos deve abordar?
	 a)
	Apenas deverá ser feita uma estimativa dos efeitos físicos (toxidez, inflamabilidade, ondas de pressão etc.).
	 b)
	Comportamento do produto no meio ambiente e direção do vazamento.
	 c)
	Comportamento do produto no meio ambiente e estimativa dos efeitos físicos (toxidez, inflamabilidade, ondas de pressão etc.).
	 d)
	Comportamento do produto no meio ambiente, direção e intensidade do vazamento.
	10.
	Registros esparsos relatam que, já na Antiguidade, havia o conhecimento de que algumas profissões poderiam prejudicar a saúde do trabalhador. A saber: dificuldades respiratórias nos mineradores do Egito ou, ainda, alguns distúrbios característicos de muitos atletas, descritos por Aristóteles na Grécia Antiga. Em 1556, Georgius Agricola, publicou um interessante livro: "Dere Metallica", que descrevia com detalhes as más condições de trabalho dos mineradores e possíveis medidas para melhorar aqueles ambientes. No entanto, foi no ano de 1700 que o médico italiano Bernardino Ramazzini, publicou sua obra-prima intitulada "De morbis artificum diatriba" (As doenças dos trabalhadores), em que relatava diversos males e sua relação com as profissões da época. Considera-se que essa publicação foi o marco inicial para a sociedade encarar o trabalho como possível causa de doenças e acidentes em escala preocupante. No início do século XX, devido ao crescente número de acidentes e doenças de trabalho, surgiu um movimento social que levou a mudanças na legislação trabalhista. Esse foi o marco de início da intervenção do Estado nas relações de trabalho a favor do trabalhador. Com base no exposto sobre os acidentes de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Até o século XIX, os princípios do direito comum exigiam do empregado a prova de que ele não era culpado pelo acidente sofrido.
(    ) Em 1883, na França, foi apresentada a Teoria do Risco Profissional, cujo entendimento era de que, uma vez que o empregador arcava com os custos diversos de sua empresa, também deveria ser responsável pelos custos decorrentes dos acidentes com seus empregados.
(    ) No Brasil, os acontecimentos caminharam de maneira semelhante aos fatos ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, sendo que, em 1919, foi promulgado o Decreto nº 3.724, que constituiu a primeira lei brasileira em favor do trabalhador acidentado.
(    ) O trabalhador nunca esteve, de fato, amparado legalmente pelo empregador, nem pelo Estado, quando da ocorrência de acidentes e doenças de trabalho no local de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais