Buscar

Gestão em Segurança do Trabalho (SEG50) Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão em Segurança do Trabalho (SEG50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657580) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27670473
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A OHSAS 18001 é uma norma internacional que define os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações de qualquer tamanho. Ela fornece diretivas para as corporações gerirem sua estrutura de saúde e segurança, permitindo trazer todos os controles e processos relevantes em um sistema de gestão. Pode ser adaptada a todos os tipos de organização para ajudá-las a eliminar ou minimizar riscos e perigos ocupacionais. Proporciona a criação de melhores condições de trabalho nas organizações, promovendo o atendimento aos requisitos do setor e dos clientes e o cumprimento às regulamentações legais. Cite três características básicas da fundamentação da norma OHSAS 18001.
FONTE: https://certificacaoiso.com.br/ohsas-18001/. Acesso em: 20 maio 2020.
	Resposta Esperada:
- A OHSAS 18001 aplica-se a empresas de qualquer porte e ramo de atividade.
- A OHSAS 18001 utiliza-se da linha metodológica do Ciclo PDCA.
- Aplica-se a qualquer organização que queira controlar riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários, e que queiram um processo de melhoria contínua.
- Contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e promove a redução dos acidentes, doenças e tempo perdido.
- A OHSAS 18001 pode ser alinhada a outros sistemas de gestão dentro de uma organização, como aos sistemas de qualidade e meio ambiente.
- A organização deve estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho de acordo com os requisitos da Norma.
	2.
	O programa 5S surgiu no Japão, no pós-guerra, na época de reconstrução do país. Com a orientação de americanos como Deming, somada com a cultura japonesa, formou-se um conceito novo de qualidade, o Controle Total da Qualidade. O programa 5S busca a reeducação das pessoas, uma melhora na maneira de pensar, busca assegurar a base, os equipamentos, materiais, métodos, ambiente, medidas e pessoas, de maneira a garantir os cinco sensos contemplados pelo programa. Cite e descreva sobre três benefícios resultantes do programa.
	Resposta Esperada:
Otimização de espaços, consciência do desperdício, redução do tempo improdutivo, melhoria do controle dos processos, aumento da vida útil de ferramentas e equipamentos, detecção de defeitos e falhas, melhoria visual do ambiente, melhoria das relações interpessoais, melhoria na comunicação, melhoria no espírito de equipe, controle de itens de consumo, redução do risco de acidentes e doenças ocupacionais, redução de geração de resíduos, redução de custos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais