Buscar

Avaliação 2 - Metodologia e Conceitos Básicos de Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Observe o mapa do Brasil e a localização dos estados. Para responder a esta questão, você precisa pensar em pontos de referência e em sua localização. Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais sempre são definidos a partir de sua localização, em relação às demais direções ou demais elementos de uma paisagem, mapa ou espaço. Nesta questão, o seu ponto de referência será a cidade de Brasília, ou seja, você posicionar-se-á nesta cidade e observará onde se localizam os demais estados, comparando o mapa com a rosa-dos-ventos. Lembrando que você está em Brasília, analise as sentenças a seguir:
I- Os estados do Acre e de Rondônia se localizam na direção oeste, enquanto parte da Bahia e de Minas Gerais se localiza a sudeste.
II- O Estado de Roraima se localiza na direção noroeste, enquanto que Mato Grosso do Sul se localiza a sudoeste.
III- Pode-se afirmar que o Estado de São Paulo possui um território que se localiza nas direções: sul, sul-sudeste e sudeste.
IV- O Estado do Amapá se localiza na direção norte-noroeste, e os estados do Piauí e do Ceará se localizam na direção norte-nordeste.
V- Ao se deslocar de avião, em linha reta, para a ilha de Santa Catarina, a direção do voo será sul-sudoeste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005127/md.0000052706.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	2.
	De acordo com os PCNs na área da Geografia, ao final do primeiro ciclo os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso, é necessário estabelecer alguns critérios. Analise se os critérios estabelecidos abaixo são pertinentes ao tempo de vida/ciclo de estudo e, após, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Refletir sobre as complexas manifestações estabelecidas por meio da relação entre sociedade e natureza presentes nos dias atuais, relacionando-as com o contexto espaço-temporal.
(    ) Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
(    ) Identificar e caracterizar as características da paisagem local sem a necessidade de compará-las com as de outras paisagens.
(    ) Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, por meio da construção de um artigo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	No âmbito da inclusão, no contexto escolar, compreende-se o atendimento de qualidade de qualquer aluno da escola ? independente deste aluno ter ou não uma deficiência. Para isso, a escola deve seguir uma política de Educação Inclusiva, desenvolvendo uma cultura e prática pedagógicas que valorizem cada aluno, possibilitando a construção de conhecimentos significativos. Acerca da prática pedagógica inclusiva, na disciplina de Geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Ainda há professores, atuantes no contexto da escola atual, que não estão preparados para o trabalho com a Educação Inclusiva, e muitas escolas ainda não dispõem de professores qualificados para a realização desse trabalho.
II- Os mapas táteis, ou seja, confeccionados em relevo, são um excelente recurso para alunos surdos, pois auxiliam na compreensão dos conteúdos cartográficos, na locomoção, na autoconfiança e na independência desses alunos.
III- Para os alunos cegos, o trabalho com o toque é primordial. Nesse sentido, permitir que eles toquem os objetos para que sintam seu tamanho, peso, espessura e textura contribui para que estabeleçam a conexão entre o abstrato e o real.
IV- As atividades lúdicas são estratégias eficazes na Educação Inclusiva, uma vez que permitem a interação, estimulam a cooperação e promovem o aprendizado dos conteúdos da disciplina, inclusive de alunos com Déficit de Atenção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço vivido.
II- Espaço percebido.
III- Espaço concebido.
(    ) A criança, nos primeiros anos de vida, adquire certa noção espacial. Na idade escolar, nas séries iniciais, quando consegue recordar do caminho da escola para casa, a criança vai ampliando seu processo e apropriação espacial, substituindo a necessidade de experimentação por outras habilidades, como a observação. Além de perceber o aqui, já entende o ?acolá?. Neste momento, para ela, o estudo da geografia se concretiza.
(    ) Quando o aluno consegue relacionar espaços de uma área sem ter passado por ela, através de um mapa, ele passa a compreender mais ainda o espaço. Estabelece relações espaciais entre elementos apenas através de sua representação, sendo capaz de raciocinar sobre uma área retratada no mapa, sem tê-la visto antes.
(    ) A alfabetização espacial acontece através da noção de espaço que a criança adquire socialmente no decorrer de sua idade, vivenciado através do movimento e do deslocamento. Brincadeiras, exercícios rítmicos e psicomotores, de delimitações espaciais, de exploração do corpo e relações espaciais são importantes para seu aprendizado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	A Terra é formada por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do centro do planeta. Referente ao núcleo, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	O núcleo representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do manto interno e abaixo da crosta terrestre.
	 b)
	O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.
	 c)
	O núcleo é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
	 d)
	Pode ser considerado uma camada externa, pois é representado pela superfície, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de biosfera.
	6.
	Uma família, ao entrar em férias, resolve viajar por três cidades. De acordo com o mapa de escala 1/200.000, a primeira cidade fica a 14 cm do ponto onde eles estão, a segunda cidade fica a 8 cm da primeira cidade, e a última fica a 25 cm da segunda. Utilize o cálculo de escala para saber quantos quilômetros essa família irá percorrer nas três cidades em um dia de viagem e assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	44 km.
	 b)
	94 km.
	 c)
	28 km.
	 d)
	50 km.
	7.
	A ciência explica que o universo surgiu através de uma explosão cósmica, o ?Big Bang?. Desde então, a Terra vem sofrendo alterações. Para analisar e interpretar as linhas evolutivas do decorrer dos anos, os cientistas fazem análise da:
	 a)
	Escala do tempo geológico.
	 b)
	Explosão cósmica.
	 c)
	Distribuição das camadas de rochas e fósseis.
	 d)
	Idade cronológica da Terra.
	8.
	Sobre a representação espacial da terra, existem dificuldades próprias, pois o maior desafio é representar a Terra em sua forma geoidal ou arredondada, num planisfério. Não é possível elaborar um mapa preservando todas as propriedades (distância, direção, área e forma irregular).Na hora da elaboração dos mapas, dependendo de seus objetivos, os cartógrafos decidem quais propriedades preservarão e quais ficarão distorcidas. Sobre a forma da superfície da Terra e suas possíveis representações, analise as sentenças a seguir:
I- O globo terrestre é uma representação do tipo elipsoide de revolução, gerado por um eclipse rotacionado em torno de eixo menor, é a figura geométrica que mais se aproxima da forma real da Terra. Este modelo é bastante simplificado.
II- Os mapas correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos - geográficos, naturais, culturais e antrópicos - em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela.
III- A superfície terrestre é totalmente irregular, não existindo, até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
IV- Para a confecção de um mapa, que é bidimensional, são necessárias informações tridimensionais: as dimensões do globo, a sua orientação no espaço e a origem do sistema de coordenadas. A partir dessas informações, a confecção do mapa decorre sem deformações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Em resumo, a cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. De acordo com a definição de cartografia da Associação Cartográfica Internacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conjunto dos estudos e das operações acadêmicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de um arquivo, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	 b)
	É o conjunto dos estudos e das operações científicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de uma documentação, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua elaboração.
	 c)
	É o conjunto dos estudos e das operações científicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de uma documentação, em vista da elaboração e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	 d)
	É o conjunto dos estudos e das operações culturais, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de um arquivo, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	10.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	 b)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 c)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.

Outros materiais