Buscar

ADM DE PESSOAL - EXERCÍCIO TEMA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADM DE PESSOAL
EXERCÍCIO TEMA 1
1 - Dentro do departamento de pessoal são realizadas diversas rotinas de trabalho, desde o recrutamento e seleção, até o momento do desligamento do colaborador. A rotina que marca o início do contrato de trabalho, com a oficialização da relação empresa e colaborador, onde este fica a par de seus direitos e deveres na organização é chamada de ________________________.
R: A admissão é definida como a contratação do colaborador, onde se oficializa a relação de trabalho, por meio da assinatura do contrato de trabalho.
A resposta correta é: Admissão.
2 - Em se tratando do departamento de pessoal, apesar do mesmo ser responsável pela integração, treinamento e motivação dos colaboradores, também deve organizar as rotinas mecanizadas. As mesmas que ocorriam antes da evolução na administração, quando ainda os colaboradores eram considerados apenas recursos da entidade.
Assinale a opção que contém apenas funções do departamento de pessoal.
R: As funções do departamento de pessoal são aquelas que dizem respeito apenas à relação com os colaboradores, abrangendo então o recrutamento, a admissão, a integração, o treinamento, a folha de pagamento, o monitoramento e a demissão, sempre de acordo com a CLT e demais normas trabalhistas.
A resposta correta é: Admissão; folha de pagamento; monitoração.
3 - Primeiro deve-se proceder o diagnóstico das necessidades de aperfeiçoamento, feito com cada um dos departamentos da organização. Depois, por meio dos resultados obtidos, procede-se a criação de um mapa, com uma estratégia definida para que este aperfeiçoamento ocorra. Após tudo isso, procede-se à avaliação, que irá dizer se o procedimento realizado surtiu os efeitos esperados ou se o mesmo deve ser refeito.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.
Sobre qual processo do departamento de pessoal o enunciado se refere?
R: O processo de treinamento de equipe tem como primeiro passo verificar as necessidades de capacitação, por meio de um diagnóstico. Após este diagnóstico, procede-se ao treinamento. Por último, é realizada uma avaliação do processo, verificando se a aprendizagem foi satisfatória.
A resposta correta é: Treinamento.
4 - O departamento de pessoal alterou seu objetivo ao longo dos anos, dado o desenvolvimento da administração empresarial. Antes, responsável apenas pelas rotinas de admissão, folha de pagamento e demissão, esse departamento passou a se humanizar. 
SOVIENSKI, F.; STIGAR, R. Recursos Humanos X Gestão de Pessoas. GESTÃO – Revista Científica de Administração, v. 10, n. 10. Jan./jun. 2008. 
Analise as afirmações a seguir a respeito da evolução sofrida pelo departamento de pessoal.
I - O gestor, com a evolução do departamento de pessoal, passou a ter uma nova visão dos colaboradores, enxergando-os não apenas como um recurso da empresa, mas sim como um ser humano que, quando bem motivado, trará crescimento para a organização.
II - Com a evolução do departamento de pessoal, este passou a ter como objetivo principal a mecanização das relações de trabalho, se atendo aos processos de admissão e demissão de pessoal.
III - A seleção é uma função essencial do departamento de pessoal, visto ser o momento em que se escolhe o colaborador que irá integrar a empresa, com base em sua competência e capacidade para a função.
IV - O departamento de pessoal não tem por objetivo realizar a ponte entre a administração e os colaboradores, já que este é o papel do departamento de comunicação e marketing. 
Assinale a opção que reúne as afirmações corretas.
R: A afirmativa I está correta, pois a principal mudança na administração de pessoal foi a humanização das relações de trabalho, com a integração da equipe junto aos objetivos da empresa, fazendo com que estes colaboradores se sintam parte do todo e tragam melhorias para a organização. Já a afirmação III está correta pois é por meio da seleção que se define as características necessárias ao colaborador que irá desempenhar a função a ser preenchida, evitando-se equívocos ou problemas futuros.
A resposta correta é: I e III.
5 - O departamento de pessoal, segundo Chiavenato (2009), pode ser dividido em processos, sendo que, dentro destes, cada qual determina uma das responsabilidades deste setor dentro da organização.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
De acordo com os conceitos básicos relacionados ao departamento de pessoal, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)   Provisão.
(2)   Manutenção.
(3)   Monitoração.
(4)   Aplicação.
(5)   Desenvolvimento.
(  ) Processo de descrição, integração e avaliação de desempenho.
(  ) Processo pelo qual os colaboradores são recrutados e selecionados.
(  ) Processo pelo qual ocorre o desenvolvimento da organização, por meio do treinamento dos colaboradores.
(  ) Processo pelo qual as relações de trabalho são geridas, incluindo a remuneração de pessoal e os direitos trabalhistas.
(  ) Processo pelo qual as pessoas dentro da organização são monitoradas, por seu desempenho e frequência.
Agora assinale a opção com a sequência correta.
R: A provisão é o processo pelo qual o departamento de pessoal realiza o recrutamento e seleção dos colaboradores. Já o processo de aplicação realiza avaliações de desempenho, a integração dos colaboradores dentro da empresa e a descrição do cargo. A manutenção é o processo pelo qual o departamento de pessoal faz o gerenciamento das reações de trabalho, sendo responsável pela garantia dos direitos dos colaboradores. O desenvolvimento cuida do treinamento e capacitação do pessoal e, por fim, a monitoração é responsável por verificar a frequência e produtividade do pessoal dentro da organização.
A resposta correta é:
4 - 1 – 5 - 2 – 3.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes