Buscar

Sistema circulatório uteroplacentario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema circulatório uteroplacentário inicia o desenvolvimento durante a segunda semana:
Na segunda semana, haverá uma liberação hormonal para que as células da cavidade uterina se especializem com o objetivo de nutrir e proteger o embrião, iniciando a formação das membranas fetais e da placenta. O rápido crescimento do embrião exige um método de troca mais eficiente, esta necessidade é suprida pela circulação uteroplacentária.
A placenta apresenta vasos sanguíneos do embrião e maternos e, assim, é possível a realização das trocas gasosas, remoção de excretas e fornecimento de imunidade. Embora a placenta permita a troca de materiais, não há ligação direta entre a circulação materna e embrionária, sendo essa troca realizada por difusão e transporte ativo.
Mais adiante, na circulação da placenta a pressão força nas artérias o sangue para dentro dos espaços intervilosos e banha as pequenas vilosidades da árvore vilosa com sangue oxigenado. Conforme a pressão diminuiu o sangue flui de volta da placa cariônica para a decídua , entrando nas veias endometriais, assim o sangue dos espaços intervilosos retorna para a circulação materna.

Continue navegando