Buscar

Atividade de Pesquisa 01 - Educação Ambiental e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania
Aluno (a): 
Data:19/05 /21
Atividade de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a diferença na relação homem-natureza do período pré-histórico para os dias de hoje?
R: Desde os tempos pré-históricos, com a descoberta do fogo, a capacidade de mudar a natureza com ações cada vez maiores, tem causado um série de desequilibrios. Embora a situação na terra seja preocupante, nada se perderá. A educação ambiental aponta para uma solução: a construção da consciência ambiental e a nova relação entre o homem e a natureza. Com uma melhor compreensão da crise ambiental que ameaça a sobrevivência de todas as espécies biológicas, incluindo os humanos, as pessoas podem interferir no meio ambiente de diferentes maneiras.
2) Qual é a bacia que drena a região onde você mora? Quais os rios que fazem parte dessa bacia?
R: A Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá abrange uma área de drenagem igual a 22.851,10 km², localiza-se integralmente no Estado do Mato Grosso, no quadrilátero formado pelas coordenadas geográficas de 14°10' e 15°50' de latitude sul e 54°38' e 57°00' de longitude oeste. Formada pelos rios: Marzagão, Manso, Acorizal, Coxipó-Açu,Chiqueirão, Jangada, Espinheiro e Pari. 
3) Qual a diferença na relação homem-natureza do período pré-histórico para os dias de hoje?
R: Ao longo da história, a relação entre o homem e o meio ambiente sempre foi a luta pela sobrevivência. Hoje, com o desenvolvimento da ciência e o processo de racionalização dos materiais de produção, a sociedade passou a se preocupar em extrair da natureza suas necessidades de consumo. 
4) Reflita sobre sua atitude diante do assunto resíduos sólidos e cidadania. Repense seus hábitos e a forma como você trata o lixo em casa. Liste a seguir pontos que você, como cidadão, pode melhorar.
· Utilizar a impressora apenas quando for necessário, usando os dois lados do papel.
· Substituir os copos descartáveis, preferência às embalagens retornáveis, usar sacolas retornáveis para carregar suas compras, evitando as embalagens plásticas descartáveis.
· As cascas de alimentos e o pó de café, por exemplo, podem ser reutilizados como adubo para vasos e jardins. 
5) Reflita sobre as maneiras de se reaproveitar o lixo ou meios de atingir outras pessoas e sensibilizá- las com a questão do lixo. Liste abaixo as ideias que lhe pareceram mais viáveis.
R: A compostagem é um processo biológico de reciclagem da matéria orgânica, um processo natural onde os micro-organismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica. A reciclagem é o processo de transformação dos materiais que podem voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto. A reciclagem é ideal para os outros tipos de resíduos e resulta no reaproveitamento das sobras. 
6) Relacione a seguir as vantagens e desvantagens da agricultura convencional, que utiliza adubos e defensivos químicos (agrotóxicos). Compare-a com a agricultura orgânica e suas principais técnicas.
R: A produção orgânica, além de dispensar a inserção de insumos artificiais (como adubos químicos e fertilizantes), também dispensa hormônios e elementos geneticamente modificados, não usa radiações ionizantes (tecnologia com potencial cancerígeno se mal usada, encontrada, em alguns casos, na agricultura tradicional), corantes, aromatizantes ou qualquer outro componente químico que possa trazer efeitos sintéticos no organismo humano. Buscando produtos saudáveis e com alto valor nutricional, promovendo o trabalho sustentável e preservando a saúde dos consumidores. Algumas desvantagens são o alto custo no preço final e a baixa produtividade na agroindústria. 
7) Cite as principais formas de uso sustentável do solo, comentando as vantagens de cada técnica.
· Técnicas de correção da acidez em tipos de solo em que há essa necessidade, como aqueles que apresentam um elevado teor de alumínio, a exemplo dos latossolos. A mais conhecida das técnicas de correção é a calagem, que consiste na adição de calcário para adubação.
· Contenção da erosão por meio de diferentes técnicas de cultivo, como a de curvas de nível, o terraceamento ou, até mesmo, cobrir o solo com vegetação para evitar a exposição. 
· Rotação de cultura e o afolhamento, utilizado para descansar uma parte do terreno enquanto outras são cultivadas, em uma espécie de revezamento. A desvantagem é não cultivar a mesma cultura todos os anos, bem como a melhora da qualidade e conservação do solo não é imediata e sim a longo prazo. 
· Minhocultura, utilização de minhocas, além de larvas e insetos, para fertilização do terreno e construção de pequenos “túneis” que servem para a passagem de ar. Os resíduos orgânicos devem ser selecionados antes de passar pelo processo, isso influencia a qualidade e as aplicações do composto, fatores como temperatura, umidade e arejamento devem ser controlados e verificados regularmente, podendo ser desvantagens nesse processo.
8) Relacione os principais gases que contribuem para o efeito estufa.
R: Os principais gases do efeito estufa são: CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’ água.
9) Faça uma relação das atitudes que cidadãos comuns podem tomar para evitar a emissão de gases do efeito estufa.
R: Economizar energia elétrica. Evitar a utilização de carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas. Reciclar o lixo, diminuindo o consumo de embalagens descartáveis pois além de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários, reduz a quantidade de metano. Plantar árvores, de preferência nativas de sua região, pois dessa forma você estará contribuindo para a manutenção da fauna e redução do aquecimento global.
10) Da relação acima, selecione as melhores ideias que podem ser usadas em um programa de Educação Ambiental.
R: Hortas orgânicas, a alimentação saudável vem sendo apontada como qualidade de vida. Além de trazer este debate para a sala de aula, uma horta orgânica pode complementar discussões como segurança alimentar, transgenia, saúde, interação de fauna e flora, clima e outros temas ambientais. 
Arborização, as árvores são partes importantes por fornecerem oxigênio, proteger o solo, fornecer habitat animal e limpar o ar. O desenvolvimento urbano contribui na remoção de árvores para construção de prédios, condominios e etc. O plantio de árvores consiste em grande experiência prática de cuidar do meio ambiente e contribuir para a comunidade local, fornecendo habitat natural e alimentos para animais. 
Atividade de Pesquisa 01: Educação Ambiental e Cidadania

Outros materiais