Buscar

ATIVIDADE BNCC 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: IRISMAR LIMA DE CARVALHO
	RGM: 24293946
	Instituição: Universidade Cidade de São Paulo/Cruzeiro do Sul Virtual
	Data: 15/04/21
	Curso: PEDAGOGIA 
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionando em Educação Infantil
ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).
Digite aqui o seu texto:
	Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
	São dez as Competências Gerais da BNCC, elas inter-relacionam-se, mostram o que deve ser aprendido pelos alunos e especificam com que finalidade cada competência deverá ser desenvolvida, expondo a sua importância para a formação do estudante desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
	O trecho da BNCC que fala sobre Educação Infantil, determina os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentais para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. 
	A criança constrói sua identidade pessoal e coletiva através das interações que faz com pessoas, culturas, relações e práticas cotidianas. As relações com outras pessoas e também com objetos, permitem que a criança amplie seu repertório cultural. As brincadeiras também contribuem com a construção da identidade, pois é através dela que as crianças representam o mundo e simulam as relações, imitando, repetindo transformando e ampliando suas experiências.
	De acordo com a BNCC, para se comunicar os alunos necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar, utilizando as linguagens: verbal, sonora, corporal, visual, digital e também as linguagens artísticas e etc.
	Dentro da Competência número 4, existem algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemple: saber escutar, escutar com atenção, ter interesse e respeito pela idéia do outro; saber se expressar, isto é, falar a minha opinião, aquilo que estou pensando, sentindo, com clareza, de forma que outro consiga me entender; discussão, ou seja, uma conversa coletiva onde apresento as minhas idéias; multiletramento, que é comunicar-se através da fala, da escrita, das artes, da música e etc.; e por último a contextualização sociocultural, respeitando as diversidades culturais.
	Cabe ao professor organizar, planejar e monitorar as práticas e interações que irão possibilitar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por este motivo é importante organizar com zelo os espaços das creches e pré-escolas, sempre pesando em atividades nas quais as crianças possam vivenciar novas possibilidades e ser protagonistas da ação educativa.
	Os momentos de cuidados com a criança, como hora do banho, troca de fraldas e alimentação, podem ser usados para interagir com a criança e permitir que elas participem e expressem o conhecimento sobre si.
	A BNNC salienta a importância de acompanhar e registrar o percurso de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança enquanto elas participam das atividades propostas. Nos registros podem conter materiais produzidos pelas crianças e pelos professores. Eles são uma forma de mostrar para as famílias a experiências vividas pelas crianças.
	É muito importante desenvolver a competência geral número 4 na educação das crianças, pois o desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil promove a formação integral dos alunos, em seus campos social, físico, psíquico e emocional.
	Deste modo, criam-se cidadãos que sabem conviver em sociedade e que estão capacitados para resolver problemas. Isto é, pessoas preparadas para serem protagonistas de sua própria vida.
	As características desenvolvidas desde os primeiros anos de vida influenciam diretamente na forma como os alunos adquirem e aplicam os conhecimentos aprendidos.

Outros materiais