Buscar

Questionário de Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido 1
1. Quais as principais diferenças entre o sistema imune inato e adaptativo? Comente sobre os eventos benéficos e prejudiciais de uma resposta imune.
-Imunidade inata abrange a resposta inicial de defesa do organismo, se caracterizando por ser rápida e não necessitar de um estímulo prévio. Alguns de seus principais componentes de ação são neutrófilos, células dendrídicas e macrófagos, que fazem fagocitose. No caso da resposta imune adaptativa, a defesa é mais específica, adquirida após o contato com os patógenos, tendo principalmente linfócitos T e B na atuação. 
-Eventos benéficos: Há a inflamação, onde a dinâmica da resposta imunológica inicia pela ativação da resposta inata, seguida pela ativação de leucócitos residentes, macrófagos e células dendríticas, que secretarão citocinas e iniciarão o processo inflamatório no local infeccioso. Há posteriormente migração de células dendríticas para linfonodos, levando a ativação de linfócitos B e T para uma resposta mais específica de combate à infecção, que pode gerar também memória imunológica para infecções futuras.
-Eventos prejudiciais: O mesmo processo de inflamação, que é necessário, pode também se tornar prejudicial quando se torna crônica e destrói os tecidos, contribuindo para uma série de doenças graves, como artrite reumatoide, câncer, diabetes e males neurológicos. Há também MHC, moléculas envolvidas à rejeição de órgãos. A teoria do perigo sugere que células ao morrer, liberam componentes internos que antes não eram liberados e reconhecidos, fazendo células imunes reconhecerem e expressarem receptores que ativam linfócitos T. Além dos eventos citados, há questões de imunodeficiência, que geram uma desordem no sistema imune, podendo ser primárias, por alterações genéticas, ou adquiridas por nutrição, infecção, mediação, etc. 
2. Cite dois órgãos linfoides primários e dois secundários. Quais as diferenças funcionais entre eles?
-Os principais órgãos linfoides primários nos mamíferos são a medula óssea e o timo. Já como exemplos de secundários pode-se citar os linfonodos e o baço. 
- Os órgãos linfóides primários são o local de maturação das células T e B, não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos. Os secundários são os sítios de função celular para células T e B maduras, além de serem os que efetivamente participam da resposta imune humoral ou celular. 
3. Sobre a resposta imune inata, responda:
a) O que são padrões moleculares? 
-Padrões moleculares são padrões de moléculas reconhecidas pelas células do sistema imune inato como sinal de invasão por um grupo de agentes patogênicos.
b) Cite 3 exemplos de PAMPs e 3 de DAMPs.
PAPMs: Lipopolisacarideo, peptidoglicano da parede de bacterias, Flagelina.
DAMPs: Radicais livres,, Proteínas de Choque Térmico (HSPs) e DNA.
c) Comente sobre a importância da ativação de PRRs durante uma infecção.
A ativação dos PRRs pelos PAMPs resulta na ativação das células com produção de mediadores inflamatórios e moléculas microbicidas. A ativação de alguns PRRs pode levar a fagocitose e, consequentemente, a eliminação do microrganismo infeccioso.
4. Qual a importância da resposta inflamatória em um contexto infeccioso? Cite uma situação que pode causar o fenômeno conhecido como “Tempestade de citocinas” e quais as possíveis consequências deve evento?
-A inflamação tem um papel fundamental no controle de infecções. A resposta inflamatória permite que células do sangue cheguem ao tecido, fazendo com que haja uma quantidade muito maior de células e moléculas para tentar combater o microrganismo que está causando a infecção no local. Dessa forma, ao final, o problema é combatido e o tecido é restaurado. Já em uma inflamação descontrolada, seja ela muito intensa ou persistente, há uma ativação excessiva de citocinas no sangue. Em caso de inflamação sistêmica, há um aumento de permeabilidade de vasos sanguíneos no corpo, o plasma que estava nos vasos vai para diferentes tecidos e gera um volume circulatório muito menor, o que é muito prejudicial. Há também um excesso de coagulação sanguínea, o que pode levar a uma falência múltipla de órgãos.
-Tempestades de citocinas são eventos que ocorrem quando há uma resposta imunológica exagerada do sistema contra um patógeno, onde em resposta da ativação das células imunológicas pelas citocinas ocorre um estímulo para produção de mais citocinas que se torna descontrolado. Essa resposta hiperinflamatória que leva à disfunção orgânica e, eventualmente, à falência múltipla dos órgãos.
5. Quais as etapas envolvidas no recrutamento celular dos vasos sanguíneos para o tecido inflamado?
Numa infecção por um patógeno, por exemplo, uma célula residente (macrófago) vai atuar realizando sua fagocitose e apresenta consigo moléculas que vão reconhecer os padrões moleculares desse patógeno, produzindo quimiocinas, citocinas entre outros mediadores, configurando uma inflamação. 
As quimiocinas, que estão sendo produzidas no tecido inflamado, podem se transpassar até a parte do lúmen vascular e por apresentarem cargas positivas, vão se ligar às estruturas da célula endotelial, de carga negativa. Depois, esses mediadores começam a ativar a célula endotelial resultando na produção das integrinas e selectinas (moléculas de adesão), que vão realizar a comunicação direta da célula endotelial com o leucócito circulante. Esse leucócito possui um carboidrato que se liga as primeiras moléculas de adesão a serem expressas, que são as selectinas. Porém, essas moléculas promovem uma ligação fraca entre a célula endotelial e o leucócito, e o fluxo sanguíneo vai romper essa ligação deslocando o leucócito, resultando no rolamento do mesmo. A partir disso, há uma sinalização intracelular no leucócito e uma modificação estrutural da integrina do leucócito para permitir que haja o contato com a integrina da célula endotelial. Essa é uma ligação forte, que faz com que o leucócito fique bem aderido ao tecido. 
Além disso, é gerado um espaçamento entre as células endoteliais, pois há uma contração gerada pelas cadeias leves de miosina que foram acionadas pela cascata de reações geradas nessas células. Dessa forma, os leucócitos realizam a transmigração tecidual até o foco infeccioso direcionado pela quimiotaxia gerada pelo mesmo.

Outros materiais