A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
atividade 1 4 questoes

Pré-visualização | Página 1 de 1

Roberto, coordenador de uma das equipes comerciais de uma indústria alimentícia em São Paulo, teve como tarefa apresentar as novas metas de sua equipe. Ao efetuar essa apresentação, Roberto percebeu que Ivan, um de seus vendedores, demonstrou não ter ficado satisfeito com as novas metas, o que levou Roberto a sentir muita “raiva” e a chamar a atenção de Ivan. Neste momento, Roberto pensou: “diante da situação tão difícil que estamos vivendo, será que Ivan não percebe a importância de atingirmos as metas estabelecidas? ”. Terminada a apresentação, Roberto teve que ser levado ao posto médico instalado na empresa devido ao mal-estar decorrente do aumento de sua pressão arterial.
 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e responda:
I. O aumento da pressão arterial de Roberto constitui o componente subjetivo da raiva que sentiu.
II. Chamar a atenção de Ivan constitui componente comportamental da raiva que Roberto sentiu.
III. Pensar que Ivan não está percebendo a situação difícil que estão vivendo constitui componente fisiológico da raiva que Roberto sentiu. 
Estão corretas as afirmativas:
 
1. Somente a II.
Correto
Está correta, pois “chamar a atenção de Ivan” constitui uma ação (componente comportamental) adotada por Roberto em razão da raiva que sentiu.
2. 
Ao receber o pagamento do seu salário com um valor bem menor do que o devido, Rubens dirigiu-se ao Departamento Pessoal da empresa em que trabalha, demonstrando claramente a sua insatisfação e a raiva que estava sentindo. Isabel, analista de DP, sentindo-se com raiva devido à forma com que Rubens se dirigiu a ela, passou a responder de maneira grosseira aos comentários de Rubens. 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e responda:
 
I. O recebimento do salário com um valor bem menor constituiu um fator enlevador (extasiado) para Rubens.
II. A raiva de Rubens foi causada pela frustração que vivenciou.
III. A raiva vivenciada por Isabel se deve a uma experiência mental.
 Estão corretas as afirmativas:
 
1. Somente a I.
2. Somente a III.
3. II e III.
Correto
Está correta, pois a raiva de Rubens é decorrente da sua expectativa de receber valor correto do seu salário; expectativa não confirmada (causa de frustração). Além disso, a raiva vivenciada por Isabel se deve a uma experiência mental, ou seja, à forma com que Rubens se dirigiu a ela. Portanto, não houve nenhum elemento físico como desencadeador da raiva.
Ao realizar o seu trabalho muito bem feito, Sofia é vista pelos colegas de trabalho como alguém bastante competente. Ao ser questionada durante um processo de avaliação de desempenho sobre as razões pelas quais ela imagina ser considerada por todos como uma excelente profissional, Sofia disse o seguinte: “procuro sempre fazer o meu trabalho da melhor maneira possível e deixo que o meu trabalho fale por si só”. 
É correto afirmar que Sofia adota na construção da sua imagem profissional a tática da:
 
1. Autopromoção.
2. Súplica.
3.  Intimidação.
4. Exemplificação.
Correto
Está correta, pois a tática da exemplificação promove a construção de uma imagem (positiva ou negativa) perante as outras pessoas por meio das ações e do trabalho desenvolvido pelo indivíduo.
Leia a situação descrita e responda: “De posse dos resultados da Avaliação de Desempenho, Leila, diretora da área comercial, identifica que Lídia demonstra ter certa tendência para agir de maneira agressiva diante de situações que envolvam muita pressão. Ao receber o feedback, Lídia tenta justificar essa tendência destacando que, ao ser pressionada, muitos pensamentos vêm à sua cabeça e sente-se tomada por muita raiva”. 
Analise as afirmativas a seguir e responda:
I. A tendência para agir de maneira agressiva constitui a atitude de Lídia em situações que envolvam pressão.
II. A raiva sentida por Lídia é o componente cognitivo da atitude de Lídia.
III. Os pensamentos que vêm à cabeça de Lídia são denominados como componentes afetivos da atitude de Lídia ao sentir-se pressionada. Estão corretas as afirmativas:
 
1. Somente a I.
Correto
Está correta, pois atitude constitui a tendência para agir de determinada maneira em situações específicas.
2. Somente a II.
3. Somente a III.
4. I, II e III.
5.  I e II.