Buscar

Antropologia Social e Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antropologia Social e Cultural (PSI24)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
1. A antropologia é uma ciência que estuda o homem e seu comportamento a partir de várias vertentes. São abordadas questões referentes ao surgimento e desenvolvimento da humanidade, bem como a situações relacionadas aos modos de vida e à sua finitude. Disserte sobre o significado da antropologia relativista.
Resposta esperada:
A teoria relativista acredita que a verdade é algo superior, que pode ser alcançável, já que depende de vários fatores para se alcançar uma verdade plena, o que também pode depender da imparcialidade de quem a comenta, tendo como parâmetro o período em que se encontra e quais são os atores envolvidos nesse processo.
2. A Antropologia, análise científica das culturas, práticas e discursos sociais, nos ajuda a desenvolver o "olhar distanciado". Isso nos permite relativizar nossos valores e compreender melhor aqueles valores que professam outros grupos sociais. Assim procedendo, a Antropologia facilita que nos distanciemos daquilo que nos parece "natural" e percebamos a arbitrariedade da cultura. Nesse sentido, o conhecimento antropológico favorece o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base no exposto, disserte sobre o pensamento crítico.
Resposta esperada:
Nossa sociedade apresenta contradições históricas relevantes que resultaram em uma condição de desigualdade social, étnica, econômica e de oportunidades. O pensamento crítico nos permite identificar e entender a heterogeneidade da sociedade em que vivemos. Através do exercício da crítica, podemos então discernir as diferentes facetas dos acontecimentos sociais e a complexidade da vida em sociedade. Pela crítica construímos novas maneiras de pensar e solucionar os problemas que afligem a todos na vida social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes