Buscar

AOL 1 FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
FUNDAMENTO DE ESTATISTICA
Nota finalEnviado: 25/05/21 15:41 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
Leia o excerto a seguir: 
“Em sua coluna semanal para a Rádio USP, o professor Paulo Saldiva chama a atenção para o fato de que o alvo da preocupação dos meteorologistas se alterou com o tempo. O conceito de biometeorologia sempre esteve ligado, por exemplo, aos efeitos do clima sobre a produção agrícola ou agropecuária. De uns tempos pra cá, no entanto, percebe-se que os meteorologistas estão mais focados em abordar a relação das variações de temperatura e a intensidade com que ocorrem com os efeitos sobre a saúde do ser humano.” 
Fonte: SALDIVA, Paulo. A meteorologia a serviço da prevenção de danos à saúde do homem. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/a-meteorologia-a-servico-da-prevencao-de-danos-a-saude-do-homem/>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Na tabela abaixo, constam as previsões de temperatura máxima para as nove capitais nordestinas para um dia de setembro de 2012.
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 06_v1.JPG
Fonte: SALDIVA, Paulo. A meteorologia a serviço da prevenção de danos à saúde do homem. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/a-meteorologia-a-servico-da-prevencao-de-danos-a-saude-do-homem/>. Acesso em: 21 fev. 2019. (Adaptado).
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a média das temperaturas dentre todas as cidades da tabela, em setembro de 2012, foi:
Ocultar opções de resposta 
1. 
30 ºC.
2. 
29,3 ºC.
3. 
29,9 ºC.
Resposta correta
4. 
31 ºC.
5. 
28.7 ºC.
2. Pergunta 2
/1
Em um polígono de frequência, os intervalos estão representados no eixo horizontal e o número de ocorrências em cada intervalo estão representados no eixo vertical. Um polígono de frequência é um gráfico que se realiza através da união dos pontos mais altos das colunas num histograma de frequência (que utiliza colunas verticais para mostrar as frequências). Quando agrupamos dados em classes, sua representação gráfica é feita através de um histograma, que é muito parecido com um gráfico de colunas, mas, no histograma a área representada pelos retângulos sempre será proporcional as suas respectivas frequências, porém, em um gráfico de barras, os retângulos sempre estarão separados.
No gráfico abaixo, a linha vermelha representa um outro tipo de gráfico.
Gráfico idade de formandos em direito região Norte
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 12_v1.JPG
Fonte: Gama Lobo. Idades de formatura. INEP/MEC. 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/idades/formatura/direito/norte>. Acesso em: 16 dez. 2018. (Adaptado).
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o gráfico descrito é o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Derivação.
2. 
Gráfico relativo.
3. 
Polígono de frequência.
Resposta correta
4. 
Ponto médio.
5. 
Gráfico de Horns
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho abaixo: 
“Em 2018, a capital registrou 13 casos autóctones (adquiridos no município) de febre amarela, dos quais seis resultaram em morte. Além disso, foram registrados 107 casos importados. Destaca ainda que a cidade registrou nova epizootia (morte de um sagui) no Parque Anhanguera na primeira quinzena de setembro. Isso indica que o vírus está em circulação na capital.”
Fonte: UFRJ. Polígono de freqüência. http://fisbio.biof.ufrj.br/restrito/bioEstatistica/03_desc_univar/dist_probab/poligono_de_frequencia.htm>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Observe o quadro de distribuição de frequências da febre amarela, em certa região, entre 20 pessoas.
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 14_v1.JPG
Fonte: UFRJ. Polígono de freqüência. http://fisbio.biof.ufrj.br/restrito/bioEstatistica/03_desc_univar/dist_probab/poligono_de_frequencia.htm>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, calcule os valores de Fri da primeira classe e de Fi da quarta classe e, depois, assinale a alternativa que possui os resultados corretos, repectivamente.
Ocultar opções de resposta 
1. 
10 e 22.
2. 
1 e 9.
3. 
6 e 18.
4. 
0,05 e 18.
Resposta correta
5. 
0,10 e 0,05
4. Pergunta 4
/1
Leia o texto a seguir:
“O eleitor que não votar ou não puder apresentar a justificativa, poderá preencher o RJE pós-eleição e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito, no prazo de até 60 dias após o dia da votação. O eleitor também deverá apresentar documentação que comprove sua impossibilidade de comparecimento às urnas.”
Fonte: CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do voto: de acordo com a reforma eleitoral. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.
Sabendo disso, na eleição municipal de uma certa cidade, foram obtidos os seguintes resultados.
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 10_v1.JPG
Considerando as informações acima, assinale a alternativa que apresenta o número de votos obtidos pelo candidato vencedor e a porcentagem dos votos brancos e nulos.
Ocultar opções de resposta 
1. 
184 e 28%.
2. 
182 e 28%.
Resposta correta
3. 
188 e 24%.
4. 
178 e 26%.
5. 
191 e 24%.
5. Pergunta 5
/1
A representação gráfica, é um modo simples e objetivo de se demonstrar dados em estatística. A meta dos gráficos é de proporcionar uma leitura mais simples, clara e rápida dos dados obtidos em uma certa pesquisa. Para tanto temos a necessidade de escolher de forma correta o tipo de gráfico a ser usado, para que, não tenhamos dificuldades em sua intepretação.
Analise a seguinte situação: 
Durante uma reunião de vendas de uma certa fabrica, foi apresentado aos participantes os seguintes dados:
• Em janeiro foram produzidas 8570 unidades de torradeiras.
• Em março foram produzidas 5998 unidades de torradeiras.
• Em abril foram produzidas 4399 unidades de torradeiras.
• Em maio foram produzidas 3212 unidades de torradeiras.
• Em junho foram produzidas 2199 unidades de torradeiras.
O gráfico abaixo, apresenta esses dados, de modo mais claro e eficaz:
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 02_v1.JPG
Assim, após a análise do gráfico dado e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir, sobre os tipos de variáveis, número de classes e tipos de gráficos, levando em consideração que esses tópicos são importantíssimos na elaboração e construção de qualquer gráfico.
I. O gráfico representa um gráfico de segmentos, pois é constituído por segmentos de reta.
II. Toda variável deve ser quantitativa e qualitativa, pois estamos trabalhando com dados matemáticos.
III. Quanto menor o número de classes, mais precisa será nossa pesquisa, pois não ampliamos os supostos erros matemáticos.
IV. A leitura de todos os gráficos deve ser feita de forma qualitativa, quando se tratar de qualidade e quantitativa quando se tratar de quantidade.
Com base nas afirmações, assinale a alternativa correta:
Está correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
Resposta correta
2. 
III e IV. 
3. 
I, II e IV.
4. 
I e II.
5. 
II e III.
6. Pergunta 6
/1
Analise o gráfico abaixo:
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 18_v1.JPG
Fonte: RIBEIRO, Ana Paula. BC promete duas intervenções, de até US$ 3 bi, no mercado de câmbio. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/negocios/bc-prometeduas-intervencoes-de-ate-us-3-bi-no-mercado-de-cambio-17625197>. Acesso em: 31 jan. 2019. (Adaptado).
Tendo como base os dados apresentados no gráfico e sabendo que a cotação do dólar comercial se refere ao último dia útil de cada mês de 2015, analise as afirmativas abaixo.
I. Em dezembro de 2014, a cotação do dólar comercial foi menor que 2,689.
II. O maior valor para a cotação do dólar comercial foi visto em 28 de setembro.
III. A diferença da cotação do dólar comercial de maio e de março foi R$ 0,005.
IV. A variação total do período em análise foi de menos de 2 reais.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III.
2. 
II, III e IV
3. 
I, II e III.
4. 
II e IV
5. 
III e IV.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
Em umapesquisa, para que os dados se tornem significativos devemos recorrer à frequência relativa da pesquisa, sendo esta feita através de dados percentuais, definidos como a razão entre a frequência absoluta e o número total de observações. 
Para estimativas de cálculos e verificar a eficácia de um trabalho, abrimos mão do cálculo das frequências, para uma melhor visualização e retorno do trabalho, para presumir ou não se há a necessidade de alguma mudança.Leia o enunciado a seguir e responda.Sabendo que a frequência de apreensões realizada pela polícia federal está representada na tabela a seguir, calcule a frequência relativa da classe 6 da tabela a seguir:
Tabela de frequência de apreensões.
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 17_v1.JPG
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, o valor da frequência relativa da classe 6 é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1%.
Resposta correta
2. 
1,29%.
3. 
1,46%.
4. 
2,99%.
5. 
1,89%.
8. Pergunta 8
/1
Leia o texto a seguir:
Por definição, o gráfico de setores, muito conhecido também como gráfico pizza ou gráfico circular, nada mais é que uma representação circular onde os valores dos itens estatísticos representados são proporcionais às suas frequências. O gráfico de setores pode vir acompanhado também por porcentagens. Esse tipo de gráfico é muito usual para dados qualitativos nominais. Pelo fato de ser uma circunferência, é sabido que seu comprimento é de 360º, então, 1% do gráfico corresponde a 3,6º”.
A seguir, o gráfico de setores mostra a quantidade de acessos à internet, de pessoas de uma comunidade, em certa região do país para consultar sua conta bancária via computador. Foram entrevistadas 632 residentes da comunidade. 
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 19_v1.JPG
Fonte: JABBER, Ricardo. Acessos internet. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/negocios/Acessos-internet -17625197>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a quantidade de pessoas que acessam a internet 2 vezes ao dia, é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
202,24.
Resposta correta
2. 
203.
3. 
201.
4. 
189,78.
5. 
199,34.
9. Pergunta 9
/1
Observe o gráfico abaixo: 
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 07_v1.JPG
O gráfico explicita os principais motivos alegados por 20.000 devedores, pesquisados em uma certa cidade, para justificar atrasos do crediário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a frequência absoluta de quem alegou ter perdido o emprego é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
4800.
2. 
2400.
Resposta correta
3. 
2120.
4. 
2800.
5. 
5300.
10. Pergunta 10
/1
Antigamente, nas aulas de educação física, era feito o teste biométrico, que consistia em medir a altura dos alunos e seu peso. Esse teste era feito duas vezes ao ano: um no início e outro no final do ano, para avaliar o desenvolvimento dos alunos.
Considere a seguinte situação:
Durante a execução do teste biométrico em uma escola, foram anotadas as massas de 27 alunos de uma turma de treinamento de natação. Essas massas estão exibidas na tabela a seguir:
FUNDAMENTOS DE ESTATISTICA UNID. I QUEST 08_v1.JPG
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, determine qual é a população e a unidade estatística, respectivamente, dessa pesquisa.
Ocultar opções de resposta 
1. 
30 alunos; todos os alunos.
2. 
27 alunos; cada aluno.
Resposta correta
3. 
30 alunos; a massa de cada aluno.
4. 
Cada aluno; seu peso.
5. 
Cada aluno; massa de cada aluno.

Outros materiais