Buscar

Histologia Gástrica e Anexos (fígado, pâncreas e vesícula biliar)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estômago
· Mucosa: formado por epitélio glandular com fossetas gástricas, que são unidades secretoras tubulares e ramificadas. Cada região tem suas fossetas com formatos diferentes, mas todos com lâmina própria, com células musculares lisas separando da submucosa e células linfoides. Seu epitélio é colunar simples e suas células secretam muco alcalino, e conta com junções de oclusão entre si. 
Cárdia: conta com células secretoras de muco e lisozimas, mas também apresenta células parietais. 
Fundo e corpo: preenchido por glândulas tubulares que se abrem nas fossetas (3 a 7 glândulas por fosseta). As glândulas contêm istmo, colo e base, com distribuição dos tipos celulares ao longo dessas porções. Istmo: células mucosas em diferenciação que vão substituir o epitélio, células trono e células parietais. Colo: células tronco, mucosas do colo e parietais. Base: células parietais e zimogênicas (principais). As células enteroendócrinas se encontram no colo e na base.
· Células tronco: com alta taxa de mitose, migram e se diferenciam em mucosas do colo, parietais, zimogênicas ou enteroendócrinas.
· Células mucosas do colo: formato irregular, núcleos na base da célula, secreta mucina com propriedades antibióticas. 
· Células parietais: abundantes no istmo e colo, de formato arredondado/piramidal, são responsáveis por produzir H+ e Cl-. Têm estruturas tubulovesiculares que se abrem ao lúmem quando estimuladas por gastrina, formando os canalículos intracelular. Histamina também estimula essa célula.
· Células zimogênicas: seu citoplasma contém grânulos de pepsinogênio, que também lipase
· Células enteroendócrinas: encontradas na base das glândulas. Secreta diversos hormônios, serotonina, gastrina (antro pilórico)
Antro pilórico: com fossetas gástricas profundas, existem glândulas pilóricas, com fossetas longas e glândulas mais curtas. As glândulas pilóricas secretam muco e lisozima. No piloro também existem células G, responsáveis por liberarem gastrina.
· Submucosa: tecido conjuntivo moderadamente denso, com vasos, infiltrada com células linfoides e macrófagos.
· Muscular: fibras ordenadas em 3 direções, sendo elas externa longitudinal, média circular e interna obliqua. 
Intestino delgado
· Mucosa: com pregas permanentes, vilos e microvilos. Tem epitélio simples colunar com células absortivas e caliciformes, que tem continuidade com a criptas de Lieberkuhn, com células absortivas, caliciformes, enteroendócrinas, células de Paneth e células tronco.
· Células absortivas: colunares altas, com núcleos ovais. Tem microvilosidades que criam uma borda em escova. 
· Células caliciformes: entre as células absortivas, são aumentam em direção ao íleo. Secretam mucina, que protege e lubrifica o intestino.
· Células de Paneth: na porção basal das criptas, são células exócrinas, e secretam lisozima e defensina.
· Células tronco: no terço basal das criptas.
· Células M: revestem a superfície das Placas de Peyer, com muitas invaginações, captam antígenos por endocitose.
· Células endócrinas: podem ser tipo abert0 (comunicação com o lúmen), ou tipo fechado, podendo ter ação parácrina ou endócrina. 
Duodeno: contém glândulas duodenais (Brunner) na sua submucosa, o que a diferencia de outras porções do intestino. As glândulas duodenais secretam muco alcalino para a proteção da mucosa duodenal.
Íleo: contém as Placas de Peyer, que são agregados linfoides, revestidos pelas células M. 
Intestino Grosso: constituído por ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide, reto e ânus. Está adaptado a exercer funções de absorção de água, fermentação, formação da massa fecal e produção de muco. Sua lâmina própria é rica em nódulos linfoides e nódulos GALT, relacionados com o controle de microbiota. As camadas musculares são constituídas por circular e longitudinal que são constituídas em forma de tênias do cólon. Na porção livre do cólon, as protuberâncias das serosas podem ser formadas por estruturas penduradas preenchidas por tecido adiposo, chamas de apêndices epiploicos.
· Mucosa: sem pregas, nem vilosidades. As criptas são longas e tem uma abundância de células caliciformes. 
Fígado: é separado em lóbulos hepáticos através de uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, suas células, os hepatócitos. Fibras reticulares dão suporte as hepatócitos e aos capilares sinusóides. O espaço entre os hepatócitos delimita os canalículos biliares, e dessa forma a bile flui do centro para a periferia dos hepatócitos. Já a corrente sanguínea flui da periferia para o centro, onde cai na veia centrolobular e é direcionada para as veias hepáticas. No seu espaço portal estão localizados: veia porta, artéria hepática e ducto biliar. As células de Kupffer são macrófagos presentes na parede dos capilares, responsáveis por metabolizarem hemácias velhas, digerir hemoglobina e secretar proteínas relacionadas a processos imunológicos. No espaço de Disse se encontram as células de Ito que são ricas em vitamina A, armazenam lipídeos, são responsáveis pela captação, armazenamento e liberação de retinóides, e secretam proteínas da matriz extracelular e proteoglicanos.
O fígado normal se situa-se profundamente as costelas e ocupa o hipocôndrio direito, o epigástrio superior e pequena parte de hipocôndrio esquerdo. Tem uma face diafragmática e outra face visceral e é dividido em 4 lóbulos, sendo eles 
 Vesícula biliar
· Epitélio simples colunar, com camada muscular e glândulas mucosas.
Pâncreas 
· É uma glândula exócrina e endócrina que produz enzimas digestivas e hormônios. As ilhotas pancreáticas são compostas por células beta que secretam insulina e células alfa que secretam glucagon
· É muito semelhante a parótida, porém tem as ilhotas e não tem ductos estriados.
· Sua porção exócrina é organizada em ácinos.
· Uma capsula delgada de tecido conjuntivo também o separa de lóbulos.

Outros materiais