Buscar

ATIVIDADE EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAFAEL MARTINS SILVA DE JESUS
NUTRIÇÃO
ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTO
1. Associe os termos de mortalidade/morbidade à sua definição na alternativa correta: X - É a ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região. Y - É o aumento do número de casos de determinada doença, muito acima do esperado e não delimitado a uma região. Z - Compreende um número de casos de doença acima do esperado, sem respeitar limites entre países ou continentes. Os exemplos mais atuais são a Aids e a Tuberculose.
A) X – EPIDEMIA; Y – ENDEMIA; Z – PANDEMIA.
B) X – ENDEMIA; Y – EPIDEMIA; Z – PANDEMIA.
C) X – PANDEMIA; Y – EPIDEMIA; Z – ENDEMIA.
D) X – PANDEMIA; Y – ENDEMIA; Z – EPIDEMIA.
2. Em relação aos conceitos de endemia, epidemia e pandemia, marque a alternativa correta
a) Epidemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
b) Epidemia é uma doença que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
c) Endemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
d) Pandemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
e) Nenhuma das alternativas.
3. Considera-se caso suspeito de leishmaniose visceral o paciente que apresente febre associada à esplenomegalia, que proceda ou que tenha estado em área de transmissão da doença nos últimos 12 meses. Deve-se investigar a existência de cães no domicílio ou na vizinhança e as condições favoráveis à ocorrência do vetor, tais como vegetação abundante, canil, galinheiro, curral. A este agravo de saúde a epidemiologia refere-se como endêmica, ou epidêmica? Justifique.
Endêmica Porque é doença infecciosa e foi transmistida possível área edemica do caso de leishmaniose por essa área ter possível convivel de gatos e cachorros na localidade é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Outros materiais