Buscar

Atividade 1 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p. 30).  
Nas considerações de Paulo Freire, ainda, 
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126) 
 
Fonte: SCHRAM, Sandra. CARVALHO, Marco Antonio. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de mudanças. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2019 (adaptado).  
 
​A educação é uma das principais esferas da sociedade. Ela está presente na vida de todos pois o ensino é parte integrante da vida do ser humano. Existe um dilema que discute se a sociedade influencia a educação, o inverso, ou se ambas se influenciam mutuamente. Independente da resposta, sabe-se que elas são intimamente ligadas. Assim, para desenvolver a educação são realizadas pesquisas objetivando a melhoria da sociedade, já que se sabe que a educação é o principal responsável pelas mudanças sociais. A partir disso, faça uma reflexão sobre a importância da ciência para a transformação da realidade educacional e social.
	A ciência apresenta possibilidades de avanços na saúde, na alimentação e na energia, o que afeta todas as relações sociais.  
	O conhecimento cientifico afeta todas as estruturas existentes materiais e sociais, assim como nas escolas onde sua divulgação é feita. O processo de transmissão desse conhecimento apresenta níveis diversos.
A educação cientifica é um instrumento inerente ao desenvolvimento e mudanças nas transformações sociais. Contudo, devemos compreender que a Ciência não é apenas algo que se ensina na escola, ela faz parte do dia a dia, ou seja, ela é de suma importância para a transformação da nossa realidade educacional e social. Através dela podemos transformar nossos educandos em pessoas críticas e conscientes de seu papel diante da sociedade. A escola é frequentada por diferentes sujeitos e estes vêm de diferentes locais e espaços sociais e é na escola que todas estas diferenças se encontraram e precisam ser mediadas, para isso precisa da Ciência para desenvolver o conhecimentos e capacidades .
	Na atualidade podemos perceber o quanto ciência e educação são indissociáveis, e como contribuem para a criação de uma sociedade que sempre busca novos métodos como evolução sustentável ou a introdução de aparelhos que facilitam as pesquisas para produção de novos conhecimentos.
	Estes fatores são indispensáveis para o crescimento da escola, dos professores, alunos e inclusive da sociedade civil como um todo e hoje devemos aos pensadores antigos, contemporâneos e futuros, assim como devemos aos cientistas, sejam químicos, físicos, biólogos, sociais, da computação e tantos outros que dedicam sua vida a melhorar a sociedade que conhecemos hoje.

Outros materiais