A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Documento (7)

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNESA
Curso de Psicologia
Campus Norte Shopping
Disciplina Teoria dos sistemas psicológicos II-psicanálise
Professora Fabíola de Lima Soares
Aluna: Sandra Cristina da Silva do Nascimento
Matrícula:201903203635
Vânia Carneiro Matias 
Matrícula:201903419531
Prova AV 1
19/10/20
Instruções:
Com base na teoria psicanalítica trabalhada em aula, desenvolva sobre os conceitos relacionados nessas frases abaixo: 
• “ as verdades que nos importam estão condenadas a serem obscuras.”
Resposta: Desde que nascemos somos moldados conforme o conjunto de normas morais, crenças e valores o quais nos é imposto pela família,pela sociedade. Mas, em quê essas imposições pessoal e social implica?
Segundo a teoria psicanalítica Freudiana manifestações de angústia se iniciam ainda na infância. Este período é fundamental para o desenvolvimento e estruturação do aparelho psíquico. O que reprimimos, são recalcados no inconsciente. Coisas que deixamos de falar, assuntos que causam polêmicas deixamos de discutir. Abrimos mão de sermos e falarmos o que desejamos, ofuscamos nosso verdadeiro “eu”em prol de ser o que querem que sejamos. Essa angústia que desenvolvemos muitas vezes desde a infância por causa sentimentos e desejos Inconscientemente reprimidos, é o que faz adoecer o decorrer da vida, e por isso, ocorre a formação substituta que vem a tona em forma de diversos sintomas, seja de ordem física ou psíquica, ou das duas formas.
• “ A voz do inconsciente é sutil mas ela não se cansa até ser ouvida.” 
Resposta: O inconsciente não está morto Apenas, ele fica adormecido. Ao contrário do que muitos podem pensar, o que está contido nele, não está esquecido. Mesmo que ele parece ser sutil, tem uma importância significativa. Existe uma voz no nosso inconsciente que não pode se calar,ela fala tão alto que é impossível ignorá-la.
Quando não realizamos nossos desejos, ou deixamos de atender nossos sentimentos, sufocamos essa voz interior Ela continua lá, esperando vir a tona a qualquer momento até que seja ouvida. Essa voz,vem por meio das repetições as quais não podemos explicar conscientemente, originando os sintomas.As repetições bem tendência de trilhar sempre pelos mesmos caminhos, porquê novos caminhos nos impõem resistência e um gasto maior de energia.
Os alunos tem ate 24h para devolver o arquivo com suas respostas e a prova pode ser elaborada em até grupo de 3 alunos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.