Buscar

Gestão Socioambiental - Final

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TURMA 7ºB - NOTURNO
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Beatriz dos Santos Bertoldo	 		19146809
Franciane da Silva Melo 			22132015
José Henrique dos Santos Garcia 		19047843
Karina Gueiros Ferreira Da Silva 		19566298
Monique Rocha Fonseca Nascimento 		19611137
Tatiani Beserra Espíndola de Oliveira 		20216564
Victória Freire Cavalcanti Silva 			23095008
Victoria Pires de Abreu 				20036167
SÃO PAULO
2021
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar os temas relacionados a sustentabilidade, sobre o que é sustentabilidade, para qual proposito ela existe: citando convenções que foram importantes para este assunto, como a convenção de Estocolmo, dando destaque para a Agenda 21 que ocorreu no Rio de Janeiro.
Iremos abordar quando surgiu a gestão socioambiental, e como e importante o conceito sustentabilidade, neste trabalho temos datas relevantes e acontecimentos que fizeram com que a sustentabilidade e a gestão socioambiental seja vista de forma logica, colocamos conceitos e exemplos práticos de como deve ser executada a gestão socioambiental, os exemplos citados são referente a redução de impacto ambiental, juntamente citamos a importante tarefa de doar para instituições sociais, que poucas pessoas realizam essa tarefa, sendo que e muito importante e temos que conscientizar sobre o consumo sustentável.
Além disso citamos a sustentabilidade em um contexto mundial, e a crescente conscientização ambiental da sociedade, com isso vemos também as companhias que se beneficiam disso, não apenas benefícios financeiros em si.
Citamos também empresas socioambientais no Brasil, como Natura Cosméticos e as causas e as escolhas que fazem a empresa deixar o mundo mais bonito, e ser uma empresa sustentável, o compromisso que a empresa tem e seus objetivos. 
Para defender essas ideias, escolhas eles criaram uma série de compromissos, definidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050, além disso citamos empresas como Nestle e Unilever.
O Pacto global da ONU e ISSO 14001 que começou no ano 2000 pelo secretário-geral das Nações Unidas, além disso falamos de como o Pacto Global não é um instrumento regulatório.
O QUE É SUSTENTABILIDADE
A palavra sustentabilidade tem por definição, “característica ou condição do que é sustentável”, a sua origem provém do latim sustentare (sustentar), logo podemos afirmar que tudo aquilo que se apoia na ideia do sustentável deve coexistir com os demais processos sem afetar negativamente e sustentar um ciclo para que possa renovar-se constantemente. 
O sustentável visa prolongar os processos e diminuir os danos a sociedade e ao meio ambiente, tudo aquilo que é fonte finita, deve ser revisto dentro dos conceitos de sustentável, projetos sustentáveis visa revitalizar o cenário no qual ele existe.
Convenção de Estocolmo: O conceito de sustentabilidade vem sendo vinculado ao meio ambiente e aos recursos naturais, rumores do seu surgimento começaram em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo.
Nesta convenção uma definição de sustentabilidade veio à tona, “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Essas palavras se tornaram lema para ativistas pelo mundo todo e empregado no vocabulário. 
As diretrizes que conhecemos sobre as responsabilidades na diminuição da poluição por Poluentes Orgânicos Persistentes “POPs”, foram acordadas também em Estocolmo, no ano de 2001, esse tratado foi assinado por 92 países e pela comunidade europeia. 
Nesta mesma convenção houve o entrelaçamento com a Agenda 21, um documento com 21 (vinte e um) princípios, cujo objetivo é servir de "instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”
Agenda 21: Esse documento foi assinado por 179 países, o local da realização dessa reunião foi o Rio de Janeiro, no ano de 1992. Esta convenção ficou conhecida como RIO-92. 
O Brasil e o Rio de Janeiro foram escolhidos para sediar essa convenção não só pela sua natureza exuberante, mas, pela necessidade, o Brasil costumava ser o líder nos apelos mundiais pela salvação e sofreu uma forte industrialização desenfreada e descontrolada, o que nos trouxe a enorme necessidade de “luta” pela causa. 
A Agenda 21 destaca pontos importantíssimos como: 
· Combate à Pobreza;
· Mudanças Dos Padrões De Consumo;
· Proteção E Promoção Das Condições Da Saúde Humana;
· Proteção Da Atmosfera;
· Combate Ao Desflorestamento Entre Outros.
Este documento com todas as suas diretrizes se tornaram a base para o crescimento e desenvolvimento sustentável para todos os 179 países.
Com base no que vimos anteriormente, o conceito sustentabilidade está atrelado ao meio ambiente, sociedade, economia e empresas. As empresas estão no topo dessa pirâmide, são elas que sofrem sanções e incentivos fiscais para implementação e cumprimento das normas socioambientais, as empresas são o veículo para a sustentabilidade, elas devem cuidar tanto da sociedade, ajudando a comunidade que está ao redor do seu local de implementação, quanto do meio-ambiente, diminuindo a poluição gerada... 
Em resumo a sustentabilidade permite que os campos/áreas cresçam com colaboração e cooperação e que os processos se sustentem e permaneça ativo por longos ciclos.
O QUE É GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E ONDE SURGIU
Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).
É adotado por empresas e escolas. As principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, dentre outras.
Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920.
O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando organizações não governamentais ganharam força e influência no mundo.
Com a internacionalização do capital (globalização), o uso dos recursos naturais pelas empresas de maneira intensa e quase predatória, ou seja, sem a devida preocupação com os possíveis danos, foi fortemente combatida desde a década de 1970 pelos movimentos ambientalistas. As empresas, no intuito de ganhar a confiança do novo público mundial (preocupado com a preservação e o possível esgotamento dos recursos naturais), procuraram se adaptar a essa nova tendência com programas de preservação ambiental – utilização consciente dos recursos naturais. Muitas buscam seguir as regras de qualidade idealizadas pelo programa ISSO 14000 e pelo Instituto Ethos.
A partir da Revolução Industrial ocorrida na Europa no século XIX, a utilização de materiais, dos recursos naturais e a emissão de gases poluentes foram desenfreados. Em contrapartida, no inicio do séc. XX alguns estudiosos e observadores já se preocupavam com a velocidade da destruição dos recursos naturais e com a quantidade de lixo que a humanidade estava produzindo. O movimento ambientalista começou a engatinhar na década de 1920. Passados os anos, este movimento ganhou destaque na década de 1970 e tornou-se obrigatório na vida de cada cidadão no momentoatual. Conceitos como Gestão Ambiental, Desenvolvimento Regional Sustentável, Biodiversidade, Ecossistema, Responsabilidade Socioambiental ganharam força e a devida importância.
Responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros.
A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais consequentes da atuação administrativa da empresa.
São exemplos de programas e projetos de Responsabilidade Socioambiental: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, e questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.
EXEMPLOS DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS NAS EMPRESAS
Reduzir o impacto ambiental: Essa é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas. A Amanco, por exemplo, uma marca conhecida pela fabricação de tubos e conexões, vem optando por matérias-primas menos poluentes. Por exemplo, ela parou de usar o solvente à base de tolueno por outros menos poluentes.
Usar produtos naturais: Quanto menos os processos químicos utilizados em diversos produtos que utilizamos, melhor para a nossa saúde e também para o meio ambiente. Pensando nisso, a Natura, grande empresa de cosméticos, investe na capacitação dos seus funcionários para que eles consigam extrair óleos naturais das plantas. Por exemplo, existe um óleo chamado de Murumuru que é extraído de uma planta nativa da região amazônica. O grande problema é que isso é feito por meio de queimadas. As famílias que forneciam a matéria prima usando esse método, passaram a ser orientadas pela empresa a não utilizar mais essa forma de extração. O que a Natura está fazendo é orientando essas famílias a fornecer a matéria prima sem a utilização das queimadas. Apenas essa ação conseguiu preservar mais de 3 mil palmeiras de onde o produto é extraído.
Fazer doações para instituições sociais: Existem diversas instituições que têm, como principal objetivo, promover uma vida melhor para as comunidades menos privilegiadas do nosso país. Que tal apoiá-las com uma doação financeira? Esse dinheiro será utilizado em diversos programas e projetos que levam boa alimentação, educação, saúde, água potável e outros itens básicos de sobrevivência para quem tem muito pouco.
VANTAGENS DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
O contexto mundial atualmente tem gerado mais necessidade nas organizações de estabelecerem modelos de gestão mais sustentáveis para o Planeta. O tratamento das questões ambientais e sociais como estratégias é capaz de proporcionar vantagens na identificação de novas oportunidades de negócios para as empresas.
Através da utilização de sua performance ambiental como fonte de vantagem competitiva, as empresas podem adquirir uma postura mais proativa, pois a partir de uma análise mais detalhada do impacto que a organização exerce sobre o desenvolvimento sustentável, é que opções poderão ser feitas no sentido de reduzir riscos e maximizar resultados.
Dentre os benefícios que a responsabilidade social e ambiental traz para as empresas, primeiramente destaca-se o impacto positivo no meio ambiente. Quanto menos matérias-primas são extraídas, e quanto mais destes recursos naturais são reaproveitados dentro do mesmo processo produtivo, menor é o impacto da empresa no meio ambiente.
A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.
Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, e isso representa uma vantagem de mercado.
As companhias não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade competitiva.
EMPRESAS SOCIOAMBIENTAIS NO BRASIL 
Natura Cosméticos: um grande case nacional de empresa sustentável.
A Natura é reconhecida por ser uma fabricante de produtos de beleza, tem um verdadeiro processo de branding utilizando os conceitos de sustentabilidade como estratégia. Para isso, a marca utiliza boas estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. A Natura desenvolve parcerias com produtores rurais para a exploração consciente e o manejo controlado de algumas das riquezas naturais do país: castanha do Pará, erva doce, dentre outros.
As causas e as escolhas que a empresa faz é com o objetivo de deixar o mundo mais bonito e ser uma empresa sustentável: “Amazônia Viva, Mais Beleza, Menos Lixo, Cada Pessoa Importa. “
Para defendê-las, eles criaram uma série de compromissos, definidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050. Além disso, eles investiram em um modelo de desenvolvimento que valoriza o manejo da Floresta Amazônica e práticas agrícolas sustentáveis, combatendo o desmatamento.
É por isso, entre outras razões, que eles fazem parte do movimento B-Corp – grupo mundial de empresas que unem lucro com benefícios socioambientais – e a marca Ekos tem o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que reconhece que usam ingredientes de origem sustentável e mantém uma relação ética com comunidades fornecedoras.
90% de suas fórmulas são feitas com ingredientes naturais e, portanto, renováveis. Eles unem os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as substâncias mais potentes da ciência mundial. Também os produtos não são testados em animais desde 2006. Para eles, natureza, beleza e tecnologia podem e devem caminhar juntas.
A empresa é guiada pelo compromisso de desenvolver produtos que expressam valores e práticas sustentáveis, por isso, existe um documento chamado visão 2050 com todas as metas a médio e a longo prazo da empresa.
Unilever: A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que possui diversos produtos e marcas bastante conhecidos pelos clientes no país. Ela é uma das líderes mundiais quando o assunto é empresas sustentáveis.
O Plano de Sustentabilidade da Unilever está centrado em três grandes áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho. 
Saúde e bem-estar é o ponto inicial. Ao promover uma boa nutrição e uma boa higiene, os produtos têm um impacto positivo em dois dos maiores desafios da saúde no mundo: a doença cardiovascular e a diarreia. 
Com relação ao meio ambiente, a Unilever vai se concentrar na redução dos gases de efeito estufa, no melhor aproveitamento da água, no tratamento dos resíduos e em recursos agrícolas sustentáveis. 
A escolha desses tópicos se deve aos seguintes fatores: 
• Gases de efeito estufa (GEE): porque a maioria dos produtos – sabonetes, xampus e itens de lavanderia – são usados com água aquecida e, portanto, consomem muita energia. 
• Água: porque é necessária em grandes quantidades na cadeia de suprimentos agrícolas, e porque as pessoas precisamdela quando utilizam quase todos os produtos da Unilever. 
• Resíduos: porque a empresa compra mais de 2 milhões de toneladas de embalagem por ano. 
• Recursos agrícolas sustentáveis: porque metade das matérias-primas é de origem agrícola e florestal. 
Como expectativa, a grande meta da empresa é reduzir pela metade, até 2020, a pegada ambiental relacionada à fabricação e ao uso de produtos, à medida que o negócio cresce, com foco na redução dos GEE, em eficiência no uso da água, na redução de resíduos e no uso de recursos sustentáveis.
Nestlé: A Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental. 
Com um escore geral de 92/100 (pdf, 600 Kb), a Nestlé recebeu os melhores escores da indústria em todas as três dimensões: Econômica, Social e Ambiental. O Índice elogiou a empresa por suas “medidas extraordinárias” para inserir os direitos humanos em suas políticas de gestão de fornecedor, bem como por sua liderança em saúde e nutrição.
A fim de contribuir com o compromisso da Nestlé S.A. de diminuir suas emissões de CO2 por tonelada de produto fabricado em 20% até 2020, em comparação com 2011, são executadas no Brasil ações de modernização tecnológica, mudança de processos e melhorias no uso de energia. Só em 2015, foram 72 projetos específicos sobre o assunto nas fábricas da Nestlé Brasil.
No mundo, a Nestlé mantém a meta ambiciosa de zerar o envio de resíduos para disposição até 2020. Isso significa sempre encontrar alguma alternativa de reaproveitamento para os resíduos gerados nas fábricas, seja reutilizando-os na produção, seja destinando-os a parceiros.
Recuperação energética, reciclagem e compostagem são algumas das alternativas encontradas, dando novos usos a materiais que antes eram descartados em aterros sanitários ou incinerados. No Brasil, já se atingiu a marca de zero resíduo em cinco fábricas – Araçatuba, Araraquara, Carazinho, Jataí e São Lourenço.
Valeo: Como empresa líder de mercado, desenvolvedora e produtora de sistemas de ar condicionado para ônibus, a Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais sempre tomou para si responsabilidades sociais e ambientais em relação a sua comunidade. Particularmente, desenvolvendo e introduzindo produtos e conceitos tecnologicamente avançados nós sempre tivemos um forte comprometimento com a sustentabilidade.
Os resultados de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento dão importantes estímulos para a responsável utilização dos recursos a nossa disposição. Com novos sistemas e conceitos de produtos nós fomos capazes de atingir alguns objetivos:
· Redução do consumo de combustível
· Operação com combustíveis alternativas ou diferentes aplicações
· Redução de emissões (som, exaustão)
· Geração de energia alternativa. Ex.: energia solar para os ventiladores
· Economia de energia veicular
 As empresas Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais e Reparts se preocupam com o correto descarte de seus produtos, após o término de sua vida útil. Desta forma, orientam e incentivam seus clientes a descartarem os produtos de forma ambientalmente correta e segura o que contribui com a preservação e a diminuição da poluição do meio ambiente, gerando ainda crescimento econômico e sustentável, através de seu Programa de Logística Reversa.
Samsung – Planet First: A Samsung é conhecida pelos seus smartphones e pela utilização massiva da tecnologia nos seus produtos. É uma fabricante da Coreia do Sul que procura criar valores sociais e gerar impacto sobre os seus clientes, funcionários e fornecedores.
Na Samsung, a gestão de sustentabilidade visa criar valores integrados. Não apenas criam valores econômicos ao maximizar lucros e valores para acionistas como também assumem uma maior responsabilidade como cidadãos globais visando criar valores sociais. Ao entregar produtos e serviços inovadores na cadeia de valor que são baseados nos principais valores que estimam na Samsung, geram retornos nas esferas econômica, social e ambiental.
A empresa monitora os impactos financeiros e não financeiros que exercem sobre a sociedade em todo o processo para que possamos maximizar os impactos positivos enquanto minimizam quaisquer negativos.
O slogan da empresa: “Planet first” que incorpora a determinação e a ação da Samsung Electronic para proteger a Terra e o meio ambiente. A Samsung Electronic colocou a base da gestão ecológica como uma filosofia para o século XXI na Declaração Ambiental da Samsung em 1992. Desde então, foram muito além da mera conformidade passiva com normas e leis ambientais. Colocaram a gestão ecológica em ação, oferecendo aos clientes soluções ecologicamente corretas e liderando o caminho para um futuro sustentável. Um meio ambiente preservado é essencial para o futuro, se tornando uma empresa sustentável.
As empresas sustentáveis demonstram como é possível crescer, produzir e vender cada vez mais respeitando os recursos naturais. Afinal, a Terra possui recursos finitos e a utilização moderada e adequada das riquezas ambientais é imprescindível para a continuidade harmônica das relações entre os seres vivos.
PACTO GLOBAL ONU E ISO 14001
O Pacto global começou no ano 2000 pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações. Para o ex-secretário, fazer boas práticas empresariais não era uma retórica para convertidos, mas sim um processo em passos curtos rumo a uma grande mudança na gestão mundial de negócios. Quem faz parte do Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030. O Pacto Global não é um instrumento regulatório, é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
ISO 14001: A conscientização de cuidado com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade são duas pautas recorrentes e urgentes, principalmente, no âmbito corporativo. 
A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
Para possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente, a norma ISO 14001 tem como objetivos:
· Proteger o meio ambiente com a prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
· Mitigar os potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
· Auxiliar a organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
· Aumentar o desempenho ambiental;
· Controlar ou influenciar o modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
· Alcançar benefícios financeiros e operacionais que resultem na implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
· Comunicar as informações ambientais para as partes interessadas pertinentes, conhecidos como steakholders.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a gestão socioambiental e muito importante para nossas vidas, e como ela pode mudar a maneira que pensamos e vivemos, além disso podemos concluir que ela irá ajudar muito as pessoas e o meio ambiente.
Podemos concluir que demorou muitos anos para este assunto vir a ser discutido e estudado, e a cada dia que se passa e novas tecnologias são criadas, a sustentabilidade evolui cada vez mais, o consumo conscientee importante para as pessoas e as empresas.
Podemos concluir através de nossa pesquisa que as normas e regulamentos que foram criados através de convenções, que foram criadas especificamente para isso, vemos que ao passar dos anos esse assunto cada vez foi mais debatido, e hoje em dia as pessoas já estão se conscientizando sobre o nosso planeta e seus biomas.
Hoje em dia empresas que poluíam o meio ambiente estão diminuindo isso, fazendo o possível para diminuir a emissão de poluentes, além disso podemos ver que empresas que antigamente não se conscientizam sobre isso, estão mais conscientes sobre, empresas que suas matérias primas são retiradas de florestas, estão atualmente plantando novas arvores.
Enfim, a gestão socioambiental e a ideia de sermos mais sustentáveis e muito importante, para nós mesmos, esse não e somente o nosso planeta, temos outras espécies aqui, e devemos preservar a vida, emitindo menos poluentes, reutilizando o plástico que já foi usado, para isso devemos cada vez mais debater sobre esse assunto.
Podemos concluir que estamos mudando o mundo sendo mais conscientes sobre nosso próprio consumo.
REFERÊNCIAS
· https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/ 
· http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/conceituacao/#:~:text=A%20palavra%20%E2%80%9Csustent%C3%A1vel%E2%80%9D%20prov%C3%A9m%20do,exibida%20por%20algo%20ou%20algu%C3%A9m. 
· https://cetesb.sp.gov.br/centroregional/a-convencao/ 
· http://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Agenda-21 
· http://www.conexaoambiental.pr.gov.br/sites/conexao-ambiental/arquivos_restritos/files/documento/2019-05/agenda_21_global_integra.pdf
· https://www.childfundbrasil.org.br/ 
· https://meiosustentavel.com.br/empresas-sustentaveis/ 
· https://www.pactoglobal.org.br/a-iniciativa 
https://www.consultoriaiso.org/para-que-serve-iso-14001/

Outros materiais