A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Gestão Socioambiental - Final

Pré-visualização | Página 3 de 4

dela quando utilizam quase todos os produtos da Unilever. 
• Resíduos: porque a empresa compra mais de 2 milhões de toneladas de embalagem por ano. 
• Recursos agrícolas sustentáveis: porque metade das matérias-primas é de origem agrícola e florestal. 
Como expectativa, a grande meta da empresa é reduzir pela metade, até 2020, a pegada ambiental relacionada à fabricação e ao uso de produtos, à medida que o negócio cresce, com foco na redução dos GEE, em eficiência no uso da água, na redução de resíduos e no uso de recursos sustentáveis.
Nestlé: A Nestlé é uma gigante suíça especializada na produção de alimentos. Suas marcas são reconhecidas nos mais diversos países, além de serem sinônimos de responsabilidade socioambiental. 
Com um escore geral de 92/100 (pdf, 600 Kb), a Nestlé recebeu os melhores escores da indústria em todas as três dimensões: Econômica, Social e Ambiental. O Índice elogiou a empresa por suas “medidas extraordinárias” para inserir os direitos humanos em suas políticas de gestão de fornecedor, bem como por sua liderança em saúde e nutrição.
A fim de contribuir com o compromisso da Nestlé S.A. de diminuir suas emissões de CO2 por tonelada de produto fabricado em 20% até 2020, em comparação com 2011, são executadas no Brasil ações de modernização tecnológica, mudança de processos e melhorias no uso de energia. Só em 2015, foram 72 projetos específicos sobre o assunto nas fábricas da Nestlé Brasil.
No mundo, a Nestlé mantém a meta ambiciosa de zerar o envio de resíduos para disposição até 2020. Isso significa sempre encontrar alguma alternativa de reaproveitamento para os resíduos gerados nas fábricas, seja reutilizando-os na produção, seja destinando-os a parceiros.
Recuperação energética, reciclagem e compostagem são algumas das alternativas encontradas, dando novos usos a materiais que antes eram descartados em aterros sanitários ou incinerados. No Brasil, já se atingiu a marca de zero resíduo em cinco fábricas – Araçatuba, Araraquara, Carazinho, Jataí e São Lourenço.
Valeo: Como empresa líder de mercado, desenvolvedora e produtora de sistemas de ar condicionado para ônibus, a Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais sempre tomou para si responsabilidades sociais e ambientais em relação a sua comunidade. Particularmente, desenvolvendo e introduzindo produtos e conceitos tecnologicamente avançados nós sempre tivemos um forte comprometimento com a sustentabilidade.
Os resultados de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento dão importantes estímulos para a responsável utilização dos recursos a nossa disposição. Com novos sistemas e conceitos de produtos nós fomos capazes de atingir alguns objetivos:
· Redução do consumo de combustível
· Operação com combustíveis alternativas ou diferentes aplicações
· Redução de emissões (som, exaustão)
· Geração de energia alternativa. Ex.: energia solar para os ventiladores
· Economia de energia veicular
 As empresas Valeo Climatização do Brasil – Veículos Comerciais e Reparts se preocupam com o correto descarte de seus produtos, após o término de sua vida útil. Desta forma, orientam e incentivam seus clientes a descartarem os produtos de forma ambientalmente correta e segura o que contribui com a preservação e a diminuição da poluição do meio ambiente, gerando ainda crescimento econômico e sustentável, através de seu Programa de Logística Reversa.
Samsung – Planet First: A Samsung é conhecida pelos seus smartphones e pela utilização massiva da tecnologia nos seus produtos. É uma fabricante da Coreia do Sul que procura criar valores sociais e gerar impacto sobre os seus clientes, funcionários e fornecedores.
Na Samsung, a gestão de sustentabilidade visa criar valores integrados. Não apenas criam valores econômicos ao maximizar lucros e valores para acionistas como também assumem uma maior responsabilidade como cidadãos globais visando criar valores sociais. Ao entregar produtos e serviços inovadores na cadeia de valor que são baseados nos principais valores que estimam na Samsung, geram retornos nas esferas econômica, social e ambiental.
A empresa monitora os impactos financeiros e não financeiros que exercem sobre a sociedade em todo o processo para que possamos maximizar os impactos positivos enquanto minimizam quaisquer negativos.
O slogan da empresa: “Planet first” que incorpora a determinação e a ação da Samsung Electronic para proteger a Terra e o meio ambiente. A Samsung Electronic colocou a base da gestão ecológica como uma filosofia para o século XXI na Declaração Ambiental da Samsung em 1992. Desde então, foram muito além da mera conformidade passiva com normas e leis ambientais. Colocaram a gestão ecológica em ação, oferecendo aos clientes soluções ecologicamente corretas e liderando o caminho para um futuro sustentável. Um meio ambiente preservado é essencial para o futuro, se tornando uma empresa sustentável.
As empresas sustentáveis demonstram como é possível crescer, produzir e vender cada vez mais respeitando os recursos naturais. Afinal, a Terra possui recursos finitos e a utilização moderada e adequada das riquezas ambientais é imprescindível para a continuidade harmônica das relações entre os seres vivos.
PACTO GLOBAL ONU E ISO 14001
O Pacto global começou no ano 2000 pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações. Para o ex-secretário, fazer boas práticas empresariais não era uma retórica para convertidos, mas sim um processo em passos curtos rumo a uma grande mudança na gestão mundial de negócios. Quem faz parte do Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030. O Pacto Global não é um instrumento regulatório, é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
ISO 14001: A conscientização de cuidado com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade são duas pautas recorrentes e urgentes, principalmente, no âmbito corporativo. 
A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
Para possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente, a norma ISO 14001 tem como objetivos:
· Proteger o meio ambiente com a prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
· Mitigar os potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
· Auxiliar a organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
· Aumentar o desempenho ambiental;
· Controlar ou influenciar o modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
· Alcançar benefícios financeiros e operacionais que resultem na implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
· Comunicar as informações ambientais para as partes interessadas pertinentes, conhecidos como steakholders.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a gestão socioambiental e muito importante para nossas vidas, e como ela pode mudar a maneira que pensamos e vivemos, além disso podemos concluir que ela irá ajudar muito as pessoas e o meio ambiente.
Podemos concluir que demorou muitos anos para este assunto vir a ser discutido e estudado, e a cada dia que se passa e novas tecnologias são criadas, a sustentabilidade evolui cada vez mais, o consumo consciente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.