Buscar

Bomba de Sódio e Potássio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bomba de Sódio (Na+) e Potássio ( K+)
Transporte Ativo – Ocorre em todas as células do corpo humano 
O processo ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula. Para manter a diferença de concentração dos dois íons no meio interno e externo da célula, é necessário usar energia, na forma de ATP.
 Está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular.
Funcionamento da Bomba de Sódio e Potássio
Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que do lado de fora (ambiente extracelular). Enquanto isso, a concentração de K+é mais alta dentro da célula do que fora dela. Nessa situação, o Na+ entra na célula e o K+ sai da célula, por difusão, porque os solutos tendem a se manter em equilíbrios de concentração. Porém, para realizar o seu metabolismo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons. O Na+ precisa se manter em baixa concentração dentro da célula e o K+ em alta concentração.
Duas condições básicas para o funcionamento da bomba 
1. A presença de proteínas transmembranas ao longo de toda a membrana plasmática. Essas proteínas contém locais específicos para ligação dos íons Na+ e K+;
2. O gasto de ATP, já que a célula precisa manter a diferença de concentração entre os íons. Por isso, a bomba de sódio e potássio é um tipo de Transporte Ativo.
As proteínas transmembranas expulsam o Na+ que entra na célula e buscam o K+ que sai da célula. A cada acionamento da bomba de sódio e potássio, 3 Na+ se ligam aos seus lugares específicos na proteína. O ATP também se liga à proteína e perde um fosfato, transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da forma da proteína que libera os íons de Na+ no meio extracelular (fora da célula). No mesmo momento, os 2 K+ se ligam à proteína em seus lugares específicos. O fosfato é liberado e a proteína retoma sua forma original, liberando os íons de K+ dentro da célula.
Esquema da Bomba de Sódio e Potássio

Outros materiais