Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
SISTEMA SENSORIAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE-IEAA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA
DISCENTE:
Paulo Henrique de Almeida Braga
DOCENTE: 
Rúbia Darivanda da Silva Costa
DISCIPLINA: 
Prática de Ensino em Ciências I
SISTEMA SENSORIAL: DIFERENTES ORGÃOS E FUNÇÕES
INTRODUÇÃO
Nessa aula será abordado um contexto teórico sobre o sistema sensorial e os diferentes órgãos e funções. Apresentando o conceito de sistema sensorial, as funções que cada um apresenta e a fisiologia e estrutura.
O QUE É SISTEMA SENSORIAL?
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especializadas que são capazes de captar estímulos internos e externo. Esses estímulos são captados através de células altamente especializadas, chamadas de células sensoriais. 
Receber os estímulos vindos do ambiente; 
Transformá-los em sinais neurais;
Enviá-los ao sistema nervoso central; 
QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA SENSORIAL
Audição
Visão
Tato
Paladar 
Olfato
FISIOLOGIA E ESTRUTURA DO SISTEMA SENSORIAL
ÓRGÃOS E FUNÇÕES
Audição 
O ouvido é responsável pelo sentido da audição através da recepção dos estímulos sonoros. O som é convertido em estímulos que serão encaminhados ao sistema nervoso central. 
Estruturas envolvidos nesse sentido são: 
Ouvido, Pavilhão, 
Ossos como martelo, Estribo e a Bigorna, 
Nervo auditivo, Canal Auditivo e Tímpano.
Visão
O órgão do sentido responsável pela visão são os olhos. Eles tem a função de enxergar o mundo á nossa voltar, com a visão podemos ver os objetos e perceber o tamanho deles, as cores, etc...
Estruturas envolvidos nesse sentido são:
Pupila, cristalino, retina e nervo óptico.
 
Tato
O tato e um dos cinco sentido, no entanto, diferentemente do que muitos pensam, o tato é apenas umas das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático, sendo o responsável por percebermos o toque. 
 Estrutura envolvida nesse sentido são:
A pele e suas camadas.
PELE SUAS CAMADAS
Paladar
O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gosto doce, salgado, amargo, azedo e umami.
 Estrutura envolvida nesse sentido são:
A língua. 
Olfato
 O olfato é um dos cincos sentidos e apresenta como seu principal órgão olfativo o nariz. O olfato e um sentido muito importante, pois além de auxiliar na percepção do ambiente alertando sobre substancias nocivas, atua junto com a gustação. 
Estrutura envolvida nesse sentido são:
Narinas;
Nervo olfativo;
Bulbo olfativo;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Portanto, o sistema sensorial é bastante complexo, a fim de cumprir a valorosa missão de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/sistema-sensorial/
MELO, Alice. ALEXANDRA, Julcimara. DIEGO, Marcio. ROBERTO, Carlos. Educação Sensorial: Método Didático Aplicado na Disciplina de Ciências ao Ensino Fundamental. XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 15 p. 2018. 
SERRANO, Moacir Faria. CESAR, Odival Gasparotto. DIFINI, Laura Leite. MARIA HENRIQUE, Cristina Pinto. Fisiologia Humana. UAB. Universidade Federal de Santa Catarina. 253 p. 2014.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-sensorial-orgaos-captam-estimulos-e-informacoes.htm