Buscar

ANATO SNA E INVERVAÇÃO CARDIACA e PA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SNC protegido por um arcabouço ósseo 
SNP dividido em somático e visceral 
- Somático: relaciona o corpo com o meio externo 
- Visceral: resposta eferente – relaciona o corpo aos órgãos gera uma resposta para o músculo liso, m cardíaco e glândulas 
- Somático: possui receptores periféricos que levam estímulos elétricos por meio de vias aferentes até o SNC e esse estímulo é devolvido para o músculo estriado esquelético. Sendo esse uma contração voluntária. 
- Visceral: possui receptores viscerais que levam estímulos elétricos por meio de vias aferentes até o SNC e esse estímulo por vias eferentes é devolvido para músculo liso, cardíaco e glândulas. Sendo esse do sistema nervoso autônomo. O SNA é dividido em dois: sistema nervoso simpático e parassimpático. 
- As raízes sensitivas ou gânglios: são um conjunto de corpos nervosos. Posteriores com raízes sensitivas e anteriores com raízes motoras. Da medula espinal, do H medular, se juntam e originam-se os nervos. Chmados gânglios sensitivos. Já os gânglios motores são a união de fibras saíndo da medula com vias vindo do tronco em busca do homestoase. 
- Sistema simpático: pode ser chamado de sistema tóracolombar (coração) Fibras saindo de T1 a T gânglio coração. De comunicação próxima da sua origem na medula. Os estímulos ventriculares vem do simpático. 
- Sistema parassimático: vem do troncoencefálico, uma parte da cervical e da região sacral também chamado de crânio-sacral. Fibras do nervo vago levam estímulo ao coração e outros órgãos. Saindo do X. Comunicação perto do órgão alvo. Vão para o nó SA e nó AV. Para o nó miocárdio atrial. Diminui o estimula elétrico até o ventrículo. 
- Angina pode ter correlação com os membros superiores liberando estímulos que se relacionam ao coração.
- Nodo SA Feixes Internodais Nodo AV Feixe/Tronco/Trato de Atrioventricular de His Fibras de Purkinje esquerda e direita Feixes/Fibras Subendocárdicos 
- Feixes intermodais possuem ramo anterior, ramo posterior (auricula com veia cava superior) e ramo médio 
- Nodo atrioventricular parede posterior do átrio direito
- Nós retos feixes intermodais curvas feixes de His fibras de purkinje e feixes subendocárdicos 
- As junções comunicantes de GAP, os discos intercalares promovem capacidade de troca de íons. Que são 1 % das células do miocárdio. As outras são contráteis. 
- Os barorreceptores percebem a pressão que o sangue faz na parede dos vasos aórticos. (nervo vago) resposta aferente 
- Seio carotídeo nervo glossofaríngeo – resposta aferente
- simpática nó AS e ventrículos
- parassimpático nós 
- Quando a célula não está excitada ela está em repouso. Que é garantido pelas proteínas carreadoras, bombas e promovem a diferença de concentração interna e externa. Na+ maior concentração extracelular e K+ intracelular. 3 NA+ sai e 2K+ entra bomba Na+ e K+ ATPase. Repouso: -70 mv. Meio interno negativo e meio externo positivo. Potencial de membrana (potencial de repouso). Canal de Na+ voltagem dependente: abre e fecha de acordo com alteração da voltagem. Se for estimulada, abre os canais de Na+ e entram na membrana por causa da diferença de concentração e para deixar a parte interna positiva. Quando entra Na+ e deixa a membrana interna mais positiva é a fase de despolarização, o potencial de ação aumenta. Quando o canal de K+ voltagem dependente abre sai K+ e gera a repolarização, demora mais para fechar, K+ sai mais do que o necessário e ocorre a hiperpolarização. 
- O platô é causado pela entrada de Ca+ do meio extra para o intra para que o potencial de ação demore mais que no músculo esquelético. Para que a contração demore mais. A despolarização do átrio e a repolarização do ventrículo e do átrio que seria na diástole. 
- A entrada de Na+ altera o potencial da membrana (+ intra) há abertura dos canais de K+. Na fase de despolarização, abrem-se os canais de Ca+ (lento) e o Ca+ entra enquanto sai K+ causando o platô por causa da entrada e saída de cargas positivas até que ocorra o fechamento dos canais de Ca+ quando somente então os canais de K+ se mantêm abertos ocasionando a repolarização pela saída de K+ para o meio extra. 
- Excitabilidade: capacidade do músculo cardíaco de se excitar quando estimulado. Quando o Nó AS produzir o potencial de ação que induz as alterações e promove a contração do músculo cardíaco. 
- Limiar excitarório: potencial de membrana mínimo para induzir um potencial de ação 
- O potencial de ação no átrio não forma um platô tão demorado quanto do ventrículo. 
- Períodos refratários: absoluto e relativo 
- Relativo: o estímulo para um novo potencial de ação precisa ser um pouco maior, para induzir o potencial. Precisa induzir a ativação de canais de Na+. 
- Absoluto: não é possível emitir um novo potencial de ação mesmo que induzindo um novo potencial
- Período Supranormal: é mais fácil induzir, menor diferença de potencial mais quantidade canais de Na+ ativas. 
- Despolarização: contração 
- Repolarização: diástole
- Contratilidade: as junções comunicantes (GAP) permitem a melhor distribuição do estímulo para o coração. 
- Se não houver Ca+ no meio extracelular não há estimulação para ativação de canais de Ca+ e com a entrada intracelular estimula a abertura dos canais de Ryr o Ca+ do ret. Sarcoplasmático vai para o meio intracelular. 
- Bloqueador de canal de cálcio, vai induzir a diminuição da contração cardíaca e então diminuir a hipertensão 
- Hipocalcemia induz a diminuição da força de contração 
- Abertura dos canais Ryr não necessita de Ca+ intracelular 
- Automatismo: consegue geral um impulso indiferente do impulso nervoso. Dependente das células autoexcitáveis. No Sinoatrial é o marca-passo cardíaco. Possui menor quantidade de miofibrilas. Função de produzir e induzir o potencial de ação. Potencial de ação nunca vai ficar constante. Pois tem o canal de IF que permite tanto a entrada de Na+ quanto a saída de K+. Na+ é mais permeável que K+. Canal voltagem dependente. Abertura dos canais IF (maior entrada de Na+), abertura de canais de Ca+ (limiar – despolarização lenta), Nó SA, fecha canais de Ca, abre canais de K+ (repolarização) e induz os canais IF (maior potencial de ação independente de estímulo)
- Condutibilidade: 
- Despolarização dos átrios, despolarização do ventrículo, repolarização do átrio, repolarização do ventrículo 
- O esqueleto fibroso impede que o estímulo nervoso vá diretamente do átrio para o ventrículo. 
- contração ventricular inicia no ápice e sobe pelas paredes anteriores dos ventrículos 
- O Nó SA exerce uma resposta mais rápida, é o marcapasso ventricular 
- Marcapasso ectópico: quando qualquer outro local emite, gera o potencial de ação de forma mais lenta. Podendo levar a bradicardia

Outros materiais