Buscar

Análise do Caso Gloria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Solary Santos RA: 4027281
Tamiris Souza RA: 4187130
Análise dos Vídeos de Ellis, Perls e Rogers atendendo Glória
Dentro da psicologia, existem diversas abordagens que podem ser utilizadas por psicólogos, e uma delas é a Terapia Racional-Emotiva Comportamental (TREC). 
Essa abordagem, que faz parte da TCC, é caracterizada por uma abordagem direta, ativa e focada no aqui-e-agora e busca compreender, de modo simples, a origem do sofrimento humano e substituir seus comportamentos e sentimentos considerados ruins por outros mais adaptativos e construtivos. TREC e TCC tem uma serie de aspectos semelhantes. Seus princípios tem como base afirmar que os comportamentos humanos e suas emoções prevalece por atitudes, pensamentos, crenças e ideias, e não por eventos em si.
Abordando o tema mencionado, o caso glória mostra uma voluntária que aceitou a proposta de ser atendida por psicólogos de diferentes abordagens, como: Carl Roger, Fritz Perls e Albert Ellis. 
Podemos perceber a abordagem do TCE sendo utilizada pelo Ellis, que busca entender o problema da Gloria através de seus comportamentos e pensamentos. Ele optou por desenvolver soluções para a Gloria fazendo-a notar como estava se preocupando excessivamente com temas que passaram a controlá-la, indagando como a mesma agia e se sentia sobre o que acontecia no momento, sem se preocupar com o futuro/sempre.
O Perls também tem um foco no aqui-e-agora, apesar de sua abordagem ser a Gestalt Terapia. Sua intenção nessa abordagem não é moldar o paciente, e sim inspirar o mesmo a conhecer o melhor de si e se manter em equilíbrio.
Já o Roger utiliza da sua Abordagem Centrada na Pessoa, onde permite que a Gloria explore seus próprios sentimentos internos. Nesse vídeo, percebe-se que a abordagem é focada no quanto a pessoa diz sobre si mesma, e o que realmente é real, e não apenas uma fachada para se esconder da realidade.
Diante das considerações expostas, é possível analisar que cada terapeuta tem seu estilo de ser e agir durante as sessões com os pacientes, e no quanto cada abordagem funciona de modo diferente para cada um. Devemos sempre ter em mente que cada caso é um caso, e alguns métodos pode não funcionar tão bem quanto outro.
Referência:
Vídeos:
Ellis: https://www.youtube.com/watch?v=2cOLJBPQZRA
Perls: https://www.youtube.com/watch?v=DRcszf0n6ig
Rogers: https://www.youtube.com/watch?v=GYuf6PmcVT4
NOGUEIRA, Tainan Morena Baldivia. Terapia cognitivo comportamental: o que é, como funciona e quando devo procurar?. In: NOGUEIRA, Tainan Morena Baldivia. Terapia cognitivo comportamental: o que é, como funciona e quando devo procurar?. 10.11.6. [S. l.], 15 mar. 2018. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/terapia-cognitivo-comportamental/. Acesso em: 20 maio 2021.
EDELSTEIN, Michael R (ed.). 5 Major Differences Between REBT & CBT: The advantages of REBT are profound. In: MACHADO, Márcia Verônica de Paiva. 5 principais diferenças entre TREC e TCC: As vantagens da TREC estão na profundidade. 10.11.6. RJ/Brasil, 19 set. 2019. Disponível em: https://www.trecrj.com/post/5-principais-diferen%C3%A7as-entre-trec-e-tcc-as-vantagens-da-trec-est%C3%A3o-na-profundidade. Acesso em: 20 maio 2021
LOPES, Tátila Martins. Terapia Racional-Emotiva Comportamental: você sabe o quê?. In: LOPES, Tátila Martins. Terapia Racional-Emotiva Comportamental: você sabe o quê?. 10.11.6. [S. l.], 5 set. 2019. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/fala-psico/terapia-racional-emotiva-comportamental-voce-sabe-o-que-e/. Acesso em: 20 maio 2021
LMEIDA, Renan. TERAPIA RACIONAL-EMOTIVA COMPORTAMENTAL: (TREC). In: ALMEIDA, Renan. TERAPIA RACIONAL-EMOTIVA COMPORTAMENTAL: (TREC). 10.11.6. [S. l.], 8 ago. 2011. Disponível em: https://valdecycarneiro.com.br/2011/08/terapia-racional-emotiva-comportamental-trec/. Acesso em: 20 maio 2021

Continue navegando