Buscar

Atividade da Unidade III de Sociologia- Guilherme de Oliveira Silva

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA
Departamento de Ciência e Tecnologia-DCT
Disciplina: Sociologia Semestre 2020.2
Professora: Dra. Mara Betânia Jales
ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DA TERCEIRA UNIDADE-Noite
Instruções:
1. Atividade referente as aulas dos convidados (Prof.Dr. Ângelo Magalhães, Profa. Dra. Ilza Leão fazendo a ponte com os tipos de dominação de Max Weber)
1. Essa atividade vale frequência e uma pontuação de 2 pontos na disciplina de Sociologia, correspondente a primeira unidade.
1. Nessa avaliação, serão considerados: a capacidade dos alunos de compreensão dos conceitos-chave do curso, e sua capacidade de argumentação com clareza, objetividade e fundamentação teórica.
1. Os textos devem ser, em sua totalidade, de autoria do estudante.
1. Será utilizado um software de análise de plágio com busca por textos da web e entre os textos dos discentes da turma. Caso tenha sido confirmado plágio, será atribuída nota 0,0 e frequência 0,0 correspondentes a essa atividade.
O que é plágio?
“O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita. Na universidade, o que se espera dos alunos é que estes se capacitem tanto técnica como teoricamente. Que sejam capazes de refletir sobre sua profissão, a partir da leitura e compreensão dos autores da sua área. Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias desses autores de referência com as suas próprias ideias. Para isto, é fundamental que os alunos explicitem, em seus trabalhos acadêmicos, exatamente o que estão usando desses autores, e o que eles mesmos estão propondo. Ser capaz de tais articulações intelectuais, portanto, torna-se critério básico para as avaliações feitas pelos professores.’’ Fonte: CARTILHA DA IACS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE disponível em https://bibliotecas.ufersa.edu.br/ferramentas/plagio/
BOA SORTE!
MARA JALES
Guilherme de Oliveira Silva
Tarefa da terceira Unidade de Sociologia:
Entender o funcionamento da sociedade é uma coisa importante para todos que estão inseridos nela. Diante disso, Max Weber (1864-1920), um importante sociólogo para a humanidade que tomou para si a missão de tentar entender a sociedade como um todo. Ele dizia que muito mais importante do que explicar os indivíduos que compõem uma sociedade, era compreendê-los, criando então uma metodologia nova que entenderia o movimento social de forma que fosse usado o método comparativo, ou seja, que as sociedades fossem comparadas para que pudesse se ver o que de melhor há nelas. Weber nomeou de tipos ideais a forma de se definir o comportamento padrão onde separou em quatro tipos, o primeiro deles é a ação social racional com relações a fins que era definida como alguma ação que tinha como objetivo atingir alguma finalidade, o segundo tipo a ação social com relação a valores era uma ação social constituída sobre valores morais olhando mais a fundo da moralidade, o terceiro tipo é a ação social tradicional que era mais voltado para as tradições que a sociedade acredita que deve ser seguida e a ultima ação social é a afetiva onde o indivíduo é movido algumas vezes pelo sentimento, como o amor ou a paixão por exemplo. Weber contribuiu também para uma teoria que fala os modos de poder que existem denominado de teoria da dominação que era composta por três tipos, a dominação legal que é o poder da justiça ou o que ocorre por meio de leis, a dominação tradicional que ocorre por meio da tradição e a última que é a denominação carismática que tem o poder de liderar por meio do carisma e de discursos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes