A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova de remuneração estratégica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Preencha corretamente as lacunas do texto quanto à lógica de funcionamento do mercado em relação à remuneração, conforme Dutra (2002).
Em termos de remuneração, o funcionamento do mercado de trabalho obedece a duas lógicas. A primeira refere-se à oferta e à demanda de trabalho, sendo que quanto ______________ é a oferta de mão de obra e _______________ a demanda por trabalhadores, os salários tendem a _______________. A segunda refere-se à capacidade de agregação de valor pela pessoa; assim, quanto _______________ a capacidade de agregação do funcionário, _______________ é a sua valorização pelo mercado.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
 
Escolha uma opção:
a. maior / maior / aumentar / maior / menor
b. menor / maior / diminuir / menor / maior
c. menor / maior / aumentar / maior / menor
d. maior / menor / diminuir / maior / maior 
e. maior / maior / diminuir / menor / maior
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: maior / menor / diminuir / maior / maior
Questão 2
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pelas organizações ao longo tempo para motivar as pessoas, a adoção de recompensas ou incentivos é uma das mais utilizadas. As organizações entenderam que é preciso criar alternativas com o objetivo de “manter as pessoas”, valorizando, desta forma, o bem mais valioso para as empresas – o capital humano. Tendo em vista os principais tipos de recompensas adotadas pelas empresas, relacione adequadamente as colunas a seguir:
1. Recompensas relacionadas ao objetivo empresarial. 
2. Recompensas vinculadas ao tempo de serviço do funcionário. 
3. Recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional.
4. Recompensas relacionadas com resultados departamentais ou globais. 
( ) Quantificáveis. Podem ser compartilhadas dentro do grupo, em termos de igual porcentagem com relação à base salarial de cada pessoa. É uma remuneração variável. 
( ) Exigem apenas uma diferenciação do desempenho de suas atribuições. É o aumento por mérito. 
( ) A participação nos resultados anuais ou semestrais (lucro) é um exemplo desse critério. 
( ) São concedidas automaticamente em certos intervalos, como 5 ou 10 anos, desde que o funcionário não tenha tido um desempenho insatisfatório. Exemplos: quinquênios ou decênios. 
A sequência está correta em:
Escolha uma opção:
a. 4, 1, 3, 2.
b. 3, 4, 1, 2.
c. 1, 2, 3, 4.
d. 4, 3, 1, 2. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 4, 3, 1, 2.
Questão 3
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Os benefícios constituem uma forma indireta de remuneração destinada a aprimorar a qualidade da vida profissional e pessoal dos funcionários. Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:
I. Aprimorar a satisfação do funcionário no trabalho, atrair e motivar os funcionários e reduzir a rotatividade são exemplos de objetivos de programas de benefícios.
II. Os planos flexíveis de benefícios permitem a cada funcionário escolher os benefícios mais adequados às suas necessidades específicas.
III. Planos de assistência médica, auxílio-creche, auxílio-moradia, participação nos lucros, entre outros, são exemplos de benefícios oferecidos por empresas a funcionários.
IV. Ao publicar informações sobre benefícios, a empresa deve manter uma linha direta para esclarecer as possíveis dúvidas dos funcionários.
V. A má seleção dos benefícios concedidos aos funcionários resulta em custos financeiros desejáveis.
 
Escolha uma opção:
a. III e V estão corretas.
b. Somente V está errada.
c. Somente IV está correta.
d. I, II e IV estão corretas. 
e. I e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e IV estão corretas.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à administração de pessoas, assinale a opção que indica um benefício espontâneo concedido pelas empresas segundo seus critérios próprios:
 
Escolha uma opção:
a. gratificações 
b. férias
c. décimo terceiro salário
d. adicional por trabalho noturno
e. pagamento por horas extras
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: gratificações
Questão 5
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
O salário constitui o centro das relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações. Com relação à remuneração e aos salários, assinale a alternativa INCORRETA.
 
Escolha uma opção:
a. O salário direto inclui: férias, gratificações, adicionais (periculosidade, insalubridade, adicional noturno e adicional de tempo de serviço). 
b. A remuneração constitui tudo quanto o funcionário aufere direta ou indiretamente como consequência do trabalho que ele desenvolve em uma organização.
c. O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.
d. A soma do salário direto e do salário indireto constitui a remuneração.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O salário direto inclui: férias, gratificações, adicionais (periculosidade, insalubridade, adicional noturno e adicional de tempo de serviço).
Questão 6
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
No mundo contemporâneo, as organizações se veem diante do desafio de projetar sistemas de reconhecimento de seus funcionários que, simultaneamente, motivem o alto desempenho sem que os custos se tornem proibitivos. Uma das formas de promover reconhecimento é o modelo de remuneração, que se baseia em competências e é definido como:
 
Escolha uma opção:
a. técnica com base em estatísticas que estabelecem faixas de referência salarial adequadas a determinado cargo ou família de cargos, em função de seus relativismos externos.
b. valor justo para remunerar um conjunto de atribuições descritas inerentes a um cargo, quaisquer que sejam os seus resultados, considerando o cenário interno da organização.
c. prerrogativa proporcionada a todos os funcionários, independente do desempenho individual, a fim de contribuir para a atração e retenção de talentos na organização e no aumento de produtividade.
d. produto do somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes, resultando em uma diferenciação salarial relacionada aos níveis crescentes de complexidade do trabalho. 
e. combinação entre remuneração fixa que evolui de maneira planejada e orientada para o crescimento na carreira, com diversas formas de premiação pelos resultados obtidos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: produto do somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes, resultando em uma diferenciação salarial relacionada aos níveis crescentes de complexidade do trabalho.
Questão 7
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Cláudio Campos Mattos, gerente de RH, está reformulando a política de remuneração de sua empresa. Ele está implementando um programa de remuneração variável. Para justificar sua escolha, se baseia nos seguintes argumentos:
 
Escolha uma opção:
a. A remuneração variável ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas e ao alcance de metas e resultados. 
b. A remuneração variável focaliza a execução das tarefas e a busca da eficiência, funcionando como elemento de conservação da rotina e da posição das pessoas na organização.
c. A remuneração variável facilita o equilíbrio interno, através da coerência dos salários dentro da organização, e o equilíbrio externo, através da coerência dos salários da organização com o mercado.
d. A remuneração variável homogeneíza e padroniza os salários dentro da organização e facilita o processo de administração dos salários e o seu controle centralizado.
e. A remuneração variável afeta diretamente os custos fixos da organização.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A remuneração variável ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas e ao alcance de metas e resultados.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conjunto de instrumentos que constituem contrapartida

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.