Logo Passei Direto
Buscar

Prova Online II- Hist do Brasil Republicano

User badge image
Leisli Grahl

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dentre os anos de 1937 e 1945, o Brasil viveu um dos mais tristes episódios de sua história política: o Estado Novo. Um regime caracterizado pelo autoritarismo do poder político do Governo Federal, era exercido com ?mão de ferro? pelo ditador Getúlio Dorneles Vargas. Com relação ao período estadonovista da era getulista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Neste período, foi estabelecida a denominada campanha de nacionalização, na qual os imigrantes estrangeiros (japoneses, italianos e alemães) eram proibidos de falar seus idiomas nativos em público.
( ) Durante o Estado Novo, muitos militantes políticos de oposição, em especial os comunistas, foram duramente perseguidos, sendo muitos presos.
( ) O Estado Novo foi um período de grande liberdade política no Brasil, sendo nosso país comandado, por alguns meses, pelo comunista Luis Carlos Prestes, em 1939.
( ) O Estado Novo se caracterizou pela democracia, liberdade e ampla participação popular nas decisões governamentais, sendo injustos os intelectuais que julgam este período como uma ditadura.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - F.

O que são movimentos sociais? O conceito de movimentos sociais apresenta diferentes significados, isso vai depender do contexto histórico em que foi produzido. De acordo com a pesquisa de Goss e Prudêncio (2004), até as primeiras décadas do século XX, a definição de movimentos sociais contemplava apenas a organização e as ações dos trabalhadores em sindicatos. Com o esgotamento do modelo da macro-história e das explicações globalizantes ou reducionistas, ocorreram questionamentos sobre o conceito e não há consenso entre os pesquisadores. Na concepção das pesquisadoras, "movimentos sociais é ao mesmo tempo um conceito e um objeto de pesquisa [...]" e seu emprego representa ações coletivas. Entre os anos de 1930 e 1964, pode-se observar que a população brasileira se engajou em diversos e importantes movimentos sociais. Sobre os movimentos sociais de direita no período populista, assinale a alternativa CORRETA:
a) Por direita se compreendia, ao longo do século XX, grupos sociais que visavam manter a estrutura social já existente, apesar de suas incoerências ou injustiças. Os principais grupos conservadores que atuaram no Brasil ao longo do século XX (mais notadamente a Sociedade Brasileira em Defesa da Tradição Família e Propriedade e a Ação Integralista Brasileira) eram influenciados pelo pensamento católico conservador.
b) Por direita se compreende a ação de grupos políticos que buscavam uma profunda e rápida transformação social, simbolizados pela cor vermelha. O movimento era influenciado pelo intelectual católico Jackson de Figueiredo, fundador do Centro D. Vidal, instituto do pensamento cristão brasileiro.
c) O principal líder do movimento comunista no Brasil foi Plínio Salgado, o intelectual era um escritor modernista e escreveu vários livros nos quais apontava a ideia de um Homem Integral. Tal conceito era baseado em uma visão conservadora católica e corporativa da sociedade.
d) Outro importante movimento social ligado ao pensamento de esquerda, muito atuante e contrário à instalação da ditadura militar foi a Tradição, Família e Propriedade, conhecida pela sigla TFP.

Alguns assuntos de cunho econômico tratados durante o Brasil republicano tiveram forte interferência de investimentos do capital externo, movimento este iniciado e articulado no governo JK. Dentre todas as realizações ocorridas no governo de Juscelino, a chegada de empresas multinacionais no país teve o maior destaque. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A política adotada durante o governo JK agradava tanto os setores nacionalistas, que priorizavam o desenvolvimento industrial, quanto os liberais, que queriam a integração do desenvolvimento com o capital estrangeiro.
( ) Entre as cidades brasileiras, São Paulo foi a que mais obteve benefícios com a instalação de um parque industrial automotivo, firmando-se, assim, como um centro econômico brasileiro.
( ) A edificação da nova capital brasileira e outras grandes obras estruturais organizadas pelo governo JK, como aquisição do porta-aviões Minas Gerais, elevaram subitamente o potencial econômico do Brasil.
( ) Uma das últimas ações mediadas durante o governo JK encontra-se a decretação da moratória, negando o pagamento da dívida externa.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

O contexto histórico vivenciado pelo Brasil durante a década 1960 difere-se da realidade social e política de outras nações ditas do Terceiro Mundo. Onde estão presentes os reflexos dessa constatação?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) No déficit do processo de desenvolvimento urbano.
b) Na expectativa de vida dos homens e das mulheres do Brasil.
c) Na superação da população das cidades com relação à população do campo.
d) No saneamento dos problemas relacionados ao analfabetismo.

Com o golpe de Estado de 1930, chegou ao fim a República Velha, dando início a um período de profundas transformações de ordem política, econômica, social e cultural. Muitos pesquisadores do campo das ciências humanas se debruçaram sobre esse evento para compreender os seus significados, suas causas e consequências para o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Além disso, diferentes conceitos, dentre os quais citamos o populismo, o trabalhismo e o nacional-desenvolvimentismo, circularam no Brasil e foram amplamente difundidos por cientistas políticos, tendo como fim aprofundar os estudos entre 1930 e 1964. Sobre o conceito Trabalhismo, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Trabalhismo é uma vertente política que começa a ser estabelecida na França no século XIX, com a deflagração da Revolução Francesa e a ascensão da burguesia e com o processo de urbanização da sociedade.
II- O Trabalhismo foi um conceito utilizado pelos cientistas sociais e políticos para compreender o período entre 1930 e 1964. Contudo, quando falamos no conceito Trabalhismo na experiência política brasileira ou em políticos trabalhistas, a ideia nos remete imediatamente à figura de Getúlio Vargas.
III- A expressão Trabalhismo acabou por adquirir diferentes significados. Entretanto alguns cientistas políticos e historiadores consideram o trabalhismo como uma face do populismo, haja vista que governantes populistas fizeram uso político da questão do trabalho para a obtenção do apoio popular que é o objetivo em última instância do complexo fenômeno populista.
IV- O populismo de Getúlio Vargas também recebia o nome de trabalhismo, haja vista que governou prioritariamente para a classe trabalhadora e em oposição à burguesia industrial e aos latifundiários, em particular da região Sul que eram contrários a seu governo.
V- A maneira populista de governar de Getúlio Vargas passava a mensagem de que era um grande mediador dos conflitos sociais e a ideia ilusória de que o Estado era neutro em relação aos conflitos entre as classes da burguesia industrial, dos latifundiários e da classe trabalhadora.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e V estão corretas.

O governo da década de 60 no Brasil configurou-se de forma bastante distinta. Foi o caso das políticas adotadas no campo e na cidade. As Ligas Camponesas, um dos movimentos sociais que denunciava a existência de estatutos políticos desiguais no campo, marcaram a época. Sobre outros fatores e movimentos que marcaram a política no Brasil na segunda metade do século XX, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma intensa crise econômica estrangeira afetou apenas o setor metalúrgico do Brasil.
II- A metade do século XX no Brasil foi marcada por incansáveis greves de trabalhadores em amplos setores da indústria.
III- Crescentes ondas do nacionalismo exagerado, manifestações exaltando o comportamento centralizado e o desenvolvimento de grupos políticos agregados ao nacional-socialismo.
IV- O início da reforma agrária e a reivindicação dos direitos sociais dos trabalhadores rurais.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A memória coletiva envolvendo o nome de Getúlio Dorneles Vargas é tema de constante polêmica no Brasil até o presente. Dentre os detratores, Getúlio é visto como um terrível ditador. Para os que pensam em Vargas de um modo positivo, o ex-presidente é visto como um mártir, que deu sua vida para o progresso do povo brasileiro. Porém, independente das paixões políticas, o governo Getúlio marcou uma alteração na política econômica nacional, com a criação de várias empresas. Sobre as estatais criadas no governo Getúlio Vargas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Companhia Siderúrgica Nacional.
( ) Petrobras.
( ) Esso - Companhia de Petróleo.
( ) BIC - Empresa de Canetas S.A.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - F.

A música popular brasileira se desenvolveu em larga escala ao longo das décadas de 1930 até 1960. Muitos artistas ganharam fama e reconhecimento nacional e, em alguns casos, transformaram-se músicos de renome internacional. Com relação ao desenvolvimento da denominada MPB, durante os anos do nacional-desenvolvimentismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Noel Rosa, Pixinguinha e Cartola foram compositores de músicas populares, em especial de sambas.
( ) Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram os fundadores da Bossa Nova, um novo ritmo musical brasileiro, surgido nos anos 1950.
( ) Carmem Miranda foi um símbolo brasileiro que fez grande sucesso na União Soviética, tendo se declarado comunista em 1967.
( ) As artes, em especial a música popular, não possuíam nenhuma vinculação com a política.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.

Em 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou, causando uma instabilidade militar. Após a sua renúncia, feita no dia 25 de agosto, dia do soldado, seguiu-se um movimento político-social-militar denominado Campanha da Legalidade. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma rebelião de militares contra o governo Getúlio.
II- Uma reação armada do governador gaúcho Leonel Brizola contra uma tentativa de Golpe de Estado.
III- Uma ação política que visava a garantir a posse do vice-presidente João Goulart na presidência da república.
IV- Uma tentativa de os comunistas alcançarem o poder.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A face ditatorial do governo Getúlio foi exposta de modo claro no Estado Novo (1937-1945), pois ampliou e intensificou a vigilância e o controle sobre os seus opositores e adversários políticos através do DOPS- Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924. Durante o Estado Novo, muitos imigrantes, em particular alemães, italianos e japoneses, intelectuais, bem como opositores do regime e comunistas foram presos. Contudo, esse cenário já se desenhava um ano antes do golpe e pode ser representado pela prisão e deportação de Olga Benário Prestes. Sobre os motivos que levaram à perseguição política à Olga Benário, analise as sentenças a seguir:
I- Olga Benário nasceu na Alemanha em 1908 e era filha de judeus. Entrou para a juventude comunista com 15 anos e em 1928 foi para Moscou, onde iniciou sua carreira na Internacional Comunista. Em 1934 foi destinada a garantir a chegada segura de Luiz Carlos Prestes ao Brasil, onde liderou a Intentona Comunista.
II- A Intentona Comunista foi um levante militar de orientação comunista que ocorreu em novembro de 1936 e tinha como propósito derrubar o governo de Getúlio Vargas. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos separadamente. Mesmo grávida de Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha nazista a mando de Vargas e foi morta em uma câmara de gás.
III- O motivo da prisão de Olga pelo governo Vargas se deu exclusivamente por ser judia. Inclusive, foi uma prática comum durante a Campanha de Nacionalização do Estado Novo a deportação de todos os judeus que viviam no Brasil, com o objetivo de repatriá-los na Alemanha, haja vista que era a pátria de origem desses povos.
IV- Da relação entre Olga e Prestes nasceu Anita Leocádia Prestes. Cabe destacar que a menina nasceu em um campo de concentração na Alemanha e foi separada de sua mãe após o período de amamentação. Anita sobreviveu ao nazismo e retornou ao Brasil graças ao empenho de sua avó, que contou com o apoio e a solidariedade de grupos internacionais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dentre os anos de 1937 e 1945, o Brasil viveu um dos mais tristes episódios de sua história política: o Estado Novo. Um regime caracterizado pelo autoritarismo do poder político do Governo Federal, era exercido com ?mão de ferro? pelo ditador Getúlio Dorneles Vargas. Com relação ao período estadonovista da era getulista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Neste período, foi estabelecida a denominada campanha de nacionalização, na qual os imigrantes estrangeiros (japoneses, italianos e alemães) eram proibidos de falar seus idiomas nativos em público.
( ) Durante o Estado Novo, muitos militantes políticos de oposição, em especial os comunistas, foram duramente perseguidos, sendo muitos presos.
( ) O Estado Novo foi um período de grande liberdade política no Brasil, sendo nosso país comandado, por alguns meses, pelo comunista Luis Carlos Prestes, em 1939.
( ) O Estado Novo se caracterizou pela democracia, liberdade e ampla participação popular nas decisões governamentais, sendo injustos os intelectuais que julgam este período como uma ditadura.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - F.

O que são movimentos sociais? O conceito de movimentos sociais apresenta diferentes significados, isso vai depender do contexto histórico em que foi produzido. De acordo com a pesquisa de Goss e Prudêncio (2004), até as primeiras décadas do século XX, a definição de movimentos sociais contemplava apenas a organização e as ações dos trabalhadores em sindicatos. Com o esgotamento do modelo da macro-história e das explicações globalizantes ou reducionistas, ocorreram questionamentos sobre o conceito e não há consenso entre os pesquisadores. Na concepção das pesquisadoras, "movimentos sociais é ao mesmo tempo um conceito e um objeto de pesquisa [...]" e seu emprego representa ações coletivas. Entre os anos de 1930 e 1964, pode-se observar que a população brasileira se engajou em diversos e importantes movimentos sociais. Sobre os movimentos sociais de direita no período populista, assinale a alternativa CORRETA:
a) Por direita se compreendia, ao longo do século XX, grupos sociais que visavam manter a estrutura social já existente, apesar de suas incoerências ou injustiças. Os principais grupos conservadores que atuaram no Brasil ao longo do século XX (mais notadamente a Sociedade Brasileira em Defesa da Tradição Família e Propriedade e a Ação Integralista Brasileira) eram influenciados pelo pensamento católico conservador.
b) Por direita se compreende a ação de grupos políticos que buscavam uma profunda e rápida transformação social, simbolizados pela cor vermelha. O movimento era influenciado pelo intelectual católico Jackson de Figueiredo, fundador do Centro D. Vidal, instituto do pensamento cristão brasileiro.
c) O principal líder do movimento comunista no Brasil foi Plínio Salgado, o intelectual era um escritor modernista e escreveu vários livros nos quais apontava a ideia de um Homem Integral. Tal conceito era baseado em uma visão conservadora católica e corporativa da sociedade.
d) Outro importante movimento social ligado ao pensamento de esquerda, muito atuante e contrário à instalação da ditadura militar foi a Tradição, Família e Propriedade, conhecida pela sigla TFP.

Alguns assuntos de cunho econômico tratados durante o Brasil republicano tiveram forte interferência de investimentos do capital externo, movimento este iniciado e articulado no governo JK. Dentre todas as realizações ocorridas no governo de Juscelino, a chegada de empresas multinacionais no país teve o maior destaque. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A política adotada durante o governo JK agradava tanto os setores nacionalistas, que priorizavam o desenvolvimento industrial, quanto os liberais, que queriam a integração do desenvolvimento com o capital estrangeiro.
( ) Entre as cidades brasileiras, São Paulo foi a que mais obteve benefícios com a instalação de um parque industrial automotivo, firmando-se, assim, como um centro econômico brasileiro.
( ) A edificação da nova capital brasileira e outras grandes obras estruturais organizadas pelo governo JK, como aquisição do porta-aviões Minas Gerais, elevaram subitamente o potencial econômico do Brasil.
( ) Uma das últimas ações mediadas durante o governo JK encontra-se a decretação da moratória, negando o pagamento da dívida externa.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.

O contexto histórico vivenciado pelo Brasil durante a década 1960 difere-se da realidade social e política de outras nações ditas do Terceiro Mundo. Onde estão presentes os reflexos dessa constatação?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) No déficit do processo de desenvolvimento urbano.
b) Na expectativa de vida dos homens e das mulheres do Brasil.
c) Na superação da população das cidades com relação à população do campo.
d) No saneamento dos problemas relacionados ao analfabetismo.

Com o golpe de Estado de 1930, chegou ao fim a República Velha, dando início a um período de profundas transformações de ordem política, econômica, social e cultural. Muitos pesquisadores do campo das ciências humanas se debruçaram sobre esse evento para compreender os seus significados, suas causas e consequências para o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Além disso, diferentes conceitos, dentre os quais citamos o populismo, o trabalhismo e o nacional-desenvolvimentismo, circularam no Brasil e foram amplamente difundidos por cientistas políticos, tendo como fim aprofundar os estudos entre 1930 e 1964. Sobre o conceito Trabalhismo, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Trabalhismo é uma vertente política que começa a ser estabelecida na França no século XIX, com a deflagração da Revolução Francesa e a ascensão da burguesia e com o processo de urbanização da sociedade.
II- O Trabalhismo foi um conceito utilizado pelos cientistas sociais e políticos para compreender o período entre 1930 e 1964. Contudo, quando falamos no conceito Trabalhismo na experiência política brasileira ou em políticos trabalhistas, a ideia nos remete imediatamente à figura de Getúlio Vargas.
III- A expressão Trabalhismo acabou por adquirir diferentes significados. Entretanto alguns cientistas políticos e historiadores consideram o trabalhismo como uma face do populismo, haja vista que governantes populistas fizeram uso político da questão do trabalho para a obtenção do apoio popular que é o objetivo em última instância do complexo fenômeno populista.
IV- O populismo de Getúlio Vargas também recebia o nome de trabalhismo, haja vista que governou prioritariamente para a classe trabalhadora e em oposição à burguesia industrial e aos latifundiários, em particular da região Sul que eram contrários a seu governo.
V- A maneira populista de governar de Getúlio Vargas passava a mensagem de que era um grande mediador dos conflitos sociais e a ideia ilusória de que o Estado era neutro em relação aos conflitos entre as classes da burguesia industrial, dos latifundiários e da classe trabalhadora.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças III, IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e V estão corretas.

O governo da década de 60 no Brasil configurou-se de forma bastante distinta. Foi o caso das políticas adotadas no campo e na cidade. As Ligas Camponesas, um dos movimentos sociais que denunciava a existência de estatutos políticos desiguais no campo, marcaram a época. Sobre outros fatores e movimentos que marcaram a política no Brasil na segunda metade do século XX, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma intensa crise econômica estrangeira afetou apenas o setor metalúrgico do Brasil.
II- A metade do século XX no Brasil foi marcada por incansáveis greves de trabalhadores em amplos setores da indústria.
III- Crescentes ondas do nacionalismo exagerado, manifestações exaltando o comportamento centralizado e o desenvolvimento de grupos políticos agregados ao nacional-socialismo.
IV- O início da reforma agrária e a reivindicação dos direitos sociais dos trabalhadores rurais.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A memória coletiva envolvendo o nome de Getúlio Dorneles Vargas é tema de constante polêmica no Brasil até o presente. Dentre os detratores, Getúlio é visto como um terrível ditador. Para os que pensam em Vargas de um modo positivo, o ex-presidente é visto como um mártir, que deu sua vida para o progresso do povo brasileiro. Porém, independente das paixões políticas, o governo Getúlio marcou uma alteração na política econômica nacional, com a criação de várias empresas. Sobre as estatais criadas no governo Getúlio Vargas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Companhia Siderúrgica Nacional.
( ) Petrobras.
( ) Esso - Companhia de Petróleo.
( ) BIC - Empresa de Canetas S.A.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - F.

A música popular brasileira se desenvolveu em larga escala ao longo das décadas de 1930 até 1960. Muitos artistas ganharam fama e reconhecimento nacional e, em alguns casos, transformaram-se músicos de renome internacional. Com relação ao desenvolvimento da denominada MPB, durante os anos do nacional-desenvolvimentismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Noel Rosa, Pixinguinha e Cartola foram compositores de músicas populares, em especial de sambas.
( ) Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram os fundadores da Bossa Nova, um novo ritmo musical brasileiro, surgido nos anos 1950.
( ) Carmem Miranda foi um símbolo brasileiro que fez grande sucesso na União Soviética, tendo se declarado comunista em 1967.
( ) As artes, em especial a música popular, não possuíam nenhuma vinculação com a política.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.

Em 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou, causando uma instabilidade militar. Após a sua renúncia, feita no dia 25 de agosto, dia do soldado, seguiu-se um movimento político-social-militar denominado Campanha da Legalidade. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma rebelião de militares contra o governo Getúlio.
II- Uma reação armada do governador gaúcho Leonel Brizola contra uma tentativa de Golpe de Estado.
III- Uma ação política que visava a garantir a posse do vice-presidente João Goulart na presidência da república.
IV- Uma tentativa de os comunistas alcançarem o poder.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A face ditatorial do governo Getúlio foi exposta de modo claro no Estado Novo (1937-1945), pois ampliou e intensificou a vigilância e o controle sobre os seus opositores e adversários políticos através do DOPS- Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924. Durante o Estado Novo, muitos imigrantes, em particular alemães, italianos e japoneses, intelectuais, bem como opositores do regime e comunistas foram presos. Contudo, esse cenário já se desenhava um ano antes do golpe e pode ser representado pela prisão e deportação de Olga Benário Prestes. Sobre os motivos que levaram à perseguição política à Olga Benário, analise as sentenças a seguir:
I- Olga Benário nasceu na Alemanha em 1908 e era filha de judeus. Entrou para a juventude comunista com 15 anos e em 1928 foi para Moscou, onde iniciou sua carreira na Internacional Comunista. Em 1934 foi destinada a garantir a chegada segura de Luiz Carlos Prestes ao Brasil, onde liderou a Intentona Comunista.
II- A Intentona Comunista foi um levante militar de orientação comunista que ocorreu em novembro de 1936 e tinha como propósito derrubar o governo de Getúlio Vargas. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos separadamente. Mesmo grávida de Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha nazista a mando de Vargas e foi morta em uma câmara de gás.
III- O motivo da prisão de Olga pelo governo Vargas se deu exclusivamente por ser judia. Inclusive, foi uma prática comum durante a Campanha de Nacionalização do Estado Novo a deportação de todos os judeus que viviam no Brasil, com o objetivo de repatriá-los na Alemanha, haja vista que era a pátria de origem desses povos.
IV- Da relação entre Olga e Prestes nasceu Anita Leocádia Prestes. Cabe destacar que a menina nasceu em um campo de concentração na Alemanha e foi separada de sua mãe após o período de amamentação. Anita sobreviveu ao nazismo e retornou ao Brasil graças ao empenho de sua avó, que contou com o apoio e a solidariedade de grupos internacionais.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:673149) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31634170
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentre os anos de 1937 e 1945, o Brasil viveu um dos mais tristes episódios de sua história política: o Estado Novo. Um regime caracterizado pelo autoritarismo do poder político do Governo Federal, era exercido com ?mão de ferro? pelo ditador Getúlio Dorneles Vargas. Com relação ao período estadonovista da era getulista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Neste período, foi estabelecida a denominada campanha de nacionalização, na qual os imigrantes estrangeiros (japoneses, italianos e alemães) eram proibidos de falar seus idiomas nativos em público.
(    ) Durante o Estado Novo, muitos militantes políticos de oposição, em especial os comunistas, foram duramente perseguidos, sendo muitos presos.
(    ) O Estado Novo foi um período de grande liberdade política no Brasil, sendo nosso país comandado, por alguns meses, pelo comunista Luis Carlos Prestes, em 1939.
(    ) O Estado Novo se caracterizou pela democracia, liberdade e ampla participação popular nas decisões governamentais, sendo injustos os intelectuais que julgam este período como uma ditadura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	O que são movimentos sociais? O conceito de movimentos sociais apresenta diferentes significados, isso vai depender do contexto histórico em que foi produzido. De acordo com a pesquisa de Goss e Prudêncio (2004), até as primeiras décadas do século XX, a definição de movimentos sociais contemplava apenas a organização e as ações dos trabalhadores em sindicatos. Com o esgotamento do modelo da macro-história e das explicações globalizantes ou reducionistas, ocorreram questionamentos sobre o conceito e não há consenso entre os pesquisadores. Na concepção das pesquisadoras, "movimentos sociais é ao mesmo tempo um conceito e um objeto de pesquisa [...]" e seu emprego representa ações coletivas. Entre os anos de 1930 e 1964, pode-se observar que a população brasileira se engajou em diversos e importantes movimentos sociais. Sobre os movimentos sociais de direita no período populista, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOSS, Karine Pereira; PRUDENCIO, Kelly Prudencio. O conceito de movimentos sociais revisitado. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC v. 2, n. 1 (2), janeiro-julho 2004, p. 75-91.
	 a)
	O principal líder do movimento comunista no Brasil foi Plínio Salgado, o intelectual era um escritor modernista e escreveu vários livros nos quais apontava a ideia de um Homem Integral. Tal conceito era baseado em uma visão conservadora católica e corporativa da sociedade.
	 b)
	Por direita se compreendia, ao longo do século XX, grupos sociais que visavam manter a estrutura social já existente, apesar de suas incoerências ou injustiças. Os principais grupos conservadores que atuaram no Brasil ao longo do século XX (mais notadamente a Sociedade Brasileira em Defesa da Tradição Família e Propriedade e a Ação Integralista Brasileira) eram influenciados pelo pensamento católico conservador.
	 c)
	Outro importante movimento social ligado ao pensamento de esquerda, muito atuante e contrário à instalação da ditadura militar foi a Tradição, Família e Propriedade, conhecida pela sigla TFP.
	 d)
	Por direita se compreende a ação de grupos políticos que buscavam uma profunda e rápida transformação social, simbolizados pela cor vermelha. O movimento era influenciado pelo intelectual católico Jackson de Figueiredo, fundador do Centro D. Vidal, instituto do pensamento cristão brasileiro.
	3.
	Alguns assuntos de cunho econômico tratados durante o Brasil republicano tiveram forte interferência de investimentos do capital externo, movimento este iniciado e articulado no governo JK. Dentre todas as realizações ocorridas no governo de Juscelino, a chegada de empresas multinacionais no país teve o maior destaque. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política adotada durante o governo JK agradava tanto os setores nacionalistas, que priorizavam o desenvolvimento industrial, quanto os liberais, que queriam a integração do desenvolvimento com o capital estrangeiro.
(    ) Entre as cidades brasileiras, São Paulo foi a que mais obteve benefícios com a instalação de um parque industrial automotivo, firmando-se, assim, como um centro econômico brasileiro.
(    ) A edificação da nova capital brasileira e outras grandes obras estruturais organizadas pelo governo JK, como aquisição do porta-aviões Minas Gerais, elevaram subitamente o potencial econômico do Brasil.
(    ) Uma das últimas ações mediadas durante o governo JK encontra-se a decretação da moratória, negando o pagamento da dívida externa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O contexto histórico vivenciado pelo Brasil durante a década 1960 difere-se da realidade social e política de outras nações ditas do Terceiro Mundo. Onde estão presentes os reflexos dessa constatação?
	 a)
	Na superação da população das cidades com relação à população do campo.
	 b)
	Na expectativa de vida dos homens e das mulheres do Brasil.
	 c)
	No saneamento dos problemas relacionados ao analfabetismo.
	 d)
	No déficit do processo de desenvolvimento urbano.
	5.
	Com o golpe de Estado de 1930, chegou ao fim a República Velha, dando início a um período de profundas transformações de ordem política, econômica, social e cultural. Muitos pesquisadores do campo das ciências humanas se debruçaram sobre esse evento para compreender os seus significados, suas causas e consequências para o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Além disso, diferentes conceitos, dentre os quais citamos o populismo, o trabalhismo e o nacional-desenvolvimentismo, circularam no Brasil e foram amplamente difundidos por cientistas políticos, tendo como fim aprofundar os estudos entre 1930 e 1964. Sobre o conceito Trabalhismo, analise as sentenças a seguir:
I- O Trabalhismo é uma vertente política que começa a ser estabelecida na França no século XIX, com a deflagração da Revolução Francesa e a ascensão da burguesia e com o processo de urbanização da sociedade.
II- O Trabalhismo foi um conceito utilizado pelos cientistas sociais e políticos para compreender o período entre 1930 e 1964. Contudo, quando falamos no conceito Trabalhismo na experiência política brasileira ou em políticos trabalhistas, a ideia nos remete imediatamente à figura de Getúlio Vargas.
III- A expressão Trabalhismo acabou por adquirir diferentes significados. Entretanto alguns cientistas políticos e historiadores consideram o trabalhismo como uma face do populismo, haja vista que governantes populistas fizeram uso político da questão do trabalho para a obtenção do apoio popular que é o objetivo em última instância do complexo fenômeno populista.
IV- O populismo de Getúlio Vargas também recebia o nome de trabalhismo, haja vista que governou prioritariamente para a classe trabalhadora e em oposição à burguesia industrial e aos latifundiários, em particular da região Sul que eram contrários a seu governo.  
V- A maneira populista de governar de Getúlio Vargas passava a mensagem de que era um grande mediador dos conflitos sociais e a ideia ilusória de que o Estado era neutro em relação aos conflitos entre as classes da burguesia industrial, dos latifundiários e da classe trabalhadora.
  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOURELLE, Thiago Cavaliere. Origens do Trabalhismo: a experiência de Pedro Ernesto Baptista na década de 1930. Revista Outros Tempos. v. 6, n. 7, jul. 2009. Disponível em: http://www.outrostempos.uema.br/vol.6.7.pdf/Thiago%20Cavaliere.pdf.Acesso em: 29 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	6.
	O governo da década de 60 no Brasil configurou-se de forma bastante distinta. Foi o caso das políticas adotadas no campo e na cidade. As Ligas Camponesas, um dos movimentos sociais que denunciava a existência de estatutos políticos desiguais no campo, marcaram a época. Sobre outros fatores e movimentos que marcaram a política no Brasil na segunda metade do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- Uma intensa crise econômica estrangeira afetou apenas o setor metalúrgico do Brasil.
II- A metade do século XX no Brasil foi marcada por incansáveis greves de trabalhadores em amplos setores da indústria.
III- Crescentes ondas do nacionalismo exagerado, manifestações exaltando o comportamento centralizado e o desenvolvimento de grupos políticos agregados ao nacional-socialismo.
IV- O início da reforma agrária e a reivindicação dos direitos sociais dos trabalhadores rurais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A memória coletiva envolvendo o nome de Getúlio Dorneles Vargas é tema de constante polêmica no Brasil até o presente. Dentre os detratores, Getúlio é visto como um terrível ditador. Para os que pensam em Vargas de um modo positivo, o ex-presidente é visto como um mártir, que deu sua vida para o progresso do povo brasileiro. Porém, independente das paixões políticas, o governo Getúlio marcou uma alteração na política econômica nacional, com a criação de várias empresas. Sobre as estatais criadas no governo Getúlio Vargas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Companhia Siderúrgica Nacional.
(    ) Petrobras.
(    ) Esso - Companhia de Petróleo.
(    ) BIC - Empresa de Canetas S.A.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	A música popular brasileira se desenvolveu em larga escala ao longo das décadas de 1930 até 1960. Muitos artistas ganharam fama e reconhecimento nacional e, em alguns casos, transformaram-se músicos de renome internacional. Com relação ao desenvolvimento da denominada MPB, durante os anos do nacional-desenvolvimentismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Noel Rosa, Pixinguinha e Cartola foram compositores de músicas populares, em especial de sambas.
(    ) Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram os fundadores da Bossa Nova, um novo ritmo musical brasileiro, surgido nos anos 1950.
(    ) Carmem Miranda foi um símbolo brasileiro que fez grande sucesso na União Soviética, tendo se declarado comunista em 1967.
(    ) As artes, em especial a música popular, não possuíam nenhuma vinculação com a política.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Em 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou, causando uma instabilidade militar. Após a sua renúncia, feita no dia 25 de agosto, dia do soldado, seguiu-se um movimento político-social-militar denominado Campanha da Legalidade. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma rebelião de militares contra o governo Getúlio.
II- Uma reação armada do governador gaúcho Leonel Brizola contra uma tentativa de Golpe de Estado.
III- Uma ação política que visava a garantir a posse do vice-presidente João Goulart na presidência da república.
IV- Uma tentativa de os comunistas alcançarem o poder.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	"Amanhã vou precisar de toda a minha força e toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais que a minha própria vida. E por isso, me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos..." (Olga Benário). A face ditatorial do governo Getúlio foi exposta de modo claro no Estado Novo (1937-1945), pois ampliou e intensificou a vigilância e o controle sobre os seus opositores e adversários políticos através do DOPS- Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924. Durante o Estado Novo, muitos imigrantes, em particular alemães, italianos e japoneses, intelectuais, bem como opositores do regime e comunistas foram presos. Contudo, esse cenário já se desenhava um ano antes do golpe e pode ser representado pela prisão e deportação de Olga Benário Prestes. Sobre os motivos que levaram à perseguição política à Olga Benário, analise as sentenças a seguir:
I- Olga Benário nasceu na Alemanha em 1908 e era filha de judeus. Entrou para a juventude comunista com 15 anos e em 1928 foi para Moscou, onde iniciou sua carreira na Internacional Comunista. Em 1934 foi destinada a garantir a chegada segura de Luiz Carlos Prestes ao Brasil, onde liderou a Intentona Comunista.  
II- A Intentona Comunista foi um levante militar de orientação comunista que ocorreu em novembro de 1936 e tinha como propósito derrubar o governo de Getúlio Vargas. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos separadamente. Mesmo grávida de Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha nazista a mando de Vargas e foi morta em uma câmara de gás.
III- O motivo da prisão de Olga pelo governo Vargas se deu exclusivamente por ser judia. Inclusive, foi uma prática comum durante a Campanha de Nacionalização do Estado Novo a deportação de todos os judeus que viviam no Brasil, com o objetivo de repatriá-los na Alemanha, haja vista que era a pátria de origem desses povos.
IV- Da relação entre Olga e Prestes nasceu Anita Leocádia Prestes. Cabe destacar que a menina nasceu em um campo de concentração na Alemanha e foi separada de sua mãe após o período de amamentação. Anita sobreviveu ao nazismo e retornou ao Brasil graças ao empenho de sua avó, que contou com o apoio e a solidariedade de grupos internacionais.
V- Anita Leocádia Prestes se tornou uma das principais estudiosas da vida de seu pai, Luiz Carlos Prestes, e uma das mais renomadas historiadoras brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.ilcp.org.br/prestes/index.php?option=com_content&view=article&id=93:ultima-carta-de-olga-benario&catid=29:sobre-olga&Itemid=158. Acesso em: 3 set. 2018.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina