Buscar

Avaliação II gestão por comprtências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão por Competências e do Conhecimento (RHU15)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657519) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	22478870
Parte superior do formulário
	1.
	Para identificarmos a competência de cada função, é necessário calcular o nível de competência da função (NFC), aplicando a fórmula do nível de competência da função definida por Leme. Dessa forma, será possível identificar o quanto é necessária certa competência para determinada função. Com relação à definição das competências de cada função, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para calcular o NFC, é necessário multiplicar o peso de cada indicador pela quantidade de indicadores marcados como muito forte ou forte na função.
(    ) Para identificarmos quantos pontos vale cada indicador, é necessário dividirmos o nível máximo da escala pela quantidade de indicadores de uma determinada competência.
(    ) Para a definição das competências de cada função, é necessário aplicar uma escala de 0 a 6 para cada competência organizacional, identificando o grau de necessidade de cada competência.
(    ) Para a definição das competências de cada função, cada colaborador receberá um ficha contendo todos os indicadores levantados e identificará qual a necessidade de cada comportamento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - F - F.
	 
	 
	2.
	Diante da identificação da necessidade de desenvolver uma determinada competência, é necessário que o funcionário saiba quais são os aspectos relevantes que o levarão ao desenvolvimento dessa competência. Diante disso, para que o funcionário saiba o que precisa melhorar, é importante que as competências estejam baseadas em quê?
	
	a) Missão.
	
	b) Indicadores.
	
	c) Valores.
	
	d) Estratégias.
	 
	 
	3.
	A identificação das competências organizacionais envolve diversas etapas até que tenhamos a relação das competências. Uma das etapas é a consolidação dos indicadores, na qual acontece a análise de todas as fichas, transformando as frases coletadas em indicadores.O quadro anexo traz exemplos de frases coletadas no levantamento de atividades. De acordo com o que deve ser realizado na etapa de consolidação dos indicadores, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) Nesta fase, os indicadores seriam: trabalho em equipe; relacionamento interpessoal; flexibilidade.
	
	b) Nesta fase, deve-se analisar as frases e convertê-las a uma competência.
	
	c) Nesta fase, as frases devem ser transformadas para o infinitivo e de forma afirmativa
	
	d) Nesta fase, deve-se analisar apenas a coluna "gosto" e "não gosto".
	 
	 
	4.
	A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão sendo praticadas pelo colaborador. Um exemplo muito utilizado pelas organizações, até mesmo para fins de certificação de competência é a avaliação 360 graus. Sobre a avaliação 360 graus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho.
(    ) Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois.
(    ) Este modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação.
(    ) Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	5.
	Cada organização define suas competências e indicadores, porém, diante desse cenário repleto de mudanças, existem algumas que são consideradas como principais. Essas competências e seus indicadores são necessários para que a organização consiga sobreviver e se destacar no mercado. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criatividade.
II- Empreendedorismo.
III- Visão sistêmica.
IV- Flexibilidade.
(    ) Atentar-se às oportunidades de mercado visando à competitividade da organização e assim assumindo riscos calculados caso necessário.
(    ) Proporcionar soluções de forma inovadora para problemas de difícil resolução e para falta de recursos em um projeto.
(    ) Concordar com sugestões e mudanças propostas pelos outros e não somente querer que as suas ideias prevaleçam.
(    ) Visualizar a empresa e os processo como um todo, identificando os impactos de uma atividade nos processos das demais áreas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III - IV.
	
	b) I - II - IV - III.
	
	c) II - I - IV - III.
	
	d) II - I - III - IV.
	 
	 
	6.
	Realizar a seleção por competência aumenta a probabilidade de selecionarmos um candidato certo para uma determinada função, pois podemos identificar habilidades que não estão descritas no currículo do candidato. Dentre as vantagens em realizar a seleção por competência, analise as opções a seguir:
I- Alinhamento dos valores organizacionais.
II- Facilidade para avaliação do desempenho futuro.
III- Possibilita maior adequação do profissional à empresa.
IV- Maior produtividade e turnover baixo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I e II estão corretas.
	
	b) As opções I e III estão corretas.
	
	c) As opções I e IV estão corretas.
	
	d) As opções II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Quando buscamos identificar as competências organizacionais, uma das etapas deste processo é coletar indicadores. Para isso, deve-se aplicar um questionário simples, composto por: gosto/não gosto/o ideal seria. Dessa forma, teremos todos os indicadores das competências da organização. Diante disso, referente ao que é necessário para que esta etapa tenha sucesso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
(    ) As pessoas que responderão ao questionário devem estar sensibilizadas e entender a sua finalidade.
(    ) Os indicadores referente às competências podem ser descritos em uma mesma frase.
(    ) Os comportamentos que devem ser registrados são apenas aqueles mais importantes e que mais se repetem.
(    ) A folha de respostas não deverá ter identificação, para que assim o respondente fique mais à vontade ao responder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	8.
	Realizar o mapeamento das competências é muito importante para a organização, pois através dele podemos identificar quais competências a organização possui e quais são as lacunas que devem ser trabalhadas para que a organização consiga alcançar os objetivos desejados. Sobre o mapeamento das competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Realizar o mapeamento das competências é um processo estático.
(    ) Competências individuais, organizacionais e o composto de CHA são o foco de um mapeamento.
(    ) O mapeamento permite identificar apenas as competências técnicas.
(    ) O inventário comportamental é um método de mapeamento das competências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	9.
	De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação". Sendo assim, pode-se afirmar que a Gestão por Competências está presente nas organizações em vários processos da gestão de pessoas, como no recrutamentoe seleção, avaliação e desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros, possibilitando melhores resultado e vantagens para a organização. Com relação aos processos de gestão de pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O recrutamento e seleção do candidato será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo. 
(    ) A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades.
(    ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização.
(    ) A remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	10.
	O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão e da visão da organização. O mapeamento de competências é considerado uma excelente ferramenta estratégica, que auxilia a organização no alcance dos objetivos. Com relação ao mapeamento de competências, analise as sentenças a seguir:
I- O mapeamento de competências tem como resultado a identificação de gaps de competências, em que a partir desse resultado podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas.
II- O mapeamento das competências visa identificar se os colaboradores estão colocando em prática as competências identificadas na seleção por competência.
III- O mapeamento de competências é um processo que promove a promoção do funcionário que possui as competências requeridas pela organização.
IV- O mapeamento das competências deve estar em harmonia com a avaliação 360°, ou seja, deve levar em conta as competências pessoais e a compatibilidade com as necessidades da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Outros materiais