Buscar

Otites - mitos e verdades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Otites: mitos e verdades
Otite é a inflamação do canal auditivo, não está relacionada diretamente a infecção. Porque é tratado por dermato? Pois o tecido que recobre a orelha do cão, é a mesma pele que recobre o corpo, então pacientes dermatológicos podem ter otite de forma secundária. A orelha é dividida em 3 partes: externa – capta o som, orelha média – transmite o sim, interna – traduz o som, além da membrana timpânica. Os pelos tem função de proteção, portanto não tem a necessidade da retirada de pelos, a retirada de pelos promove uma ação pro inflamatória, só deve retirar se o veterinário indicar a retirada, como ex: quer tratar o canal e os pelos estão atrapalhando ou na presença de pus e administração de remédio. 
Água no ouvido não causa otite, existe o cerúmen que é uma gordura que impede que a agua entre e cause algum problema. Se o tutor não acredita que a agua cause otite e pede pra colocar o algodão, pode colocar, mas lembrar de retirar, pois o algodão molhado no canal auditivo pode causar a otite. O uso errôneo de ceruminolítico, a limpeza excessiva, o uso de pinça pode levar a inflamação dessa orelha. O fator primário: ácaros (sarnas) muito comum em felinos, demodex, carrapato. A alergia é um fator predisponente. Fatores secundários: bactérias e fungos secundário a fatores primários e predisponentes. Os felinos são mais acometidos por pólipos, sendo unilateral. O meu pet precisa realmente limpar a orelha? Depende de cada animal, só se tiver cerúmen em excesso. Um erro muito comum é o uso de produtos, os ceruminoliticos são indicados quando tem excesso de cerúmen. 
O diagnóstico da otite: primeiro ver se a otite é externa que é cerca de 80% da rotina, se for, é através do exame de citologia otológica e pra complementar a otoscopia, mas a citologia é um exame simples e que te dá muita informação, consegue identificar o microrganismo e a quantidade. A otoscopia te dá a oportunidade de ver a coloração da mucosa, se há carrapato la dentro ou alguma secreção. Quando tem muita otite externa, a bactéria vai pro ouvido médio, vai se multiplicar la dentro e virar uma otite média, a membrana timpânica é furada, mas se cicatriza, prendendo o microrganismo dentro da orelha média, gerando alguns sinais clínicos como expressões faciais, inclinação da cabeça, nistagmo. Pode realizar um raio-x da cabeça (as bulhas timpânicas ficam mais opacas) ou tomografia para auxilio. 
Se a cito der negativo, repetir ou desconfiar da otite alérgica, lembrando que a otite é a inflamação, podendo realmente não ter presença de microrganismo e ser mediada por outros fatores. O exame histopatológico é pedido em hiperplasias. É normal encontrar sthapylococcus no ouvido. Os discos que são testados os antibióticos são feitos pra antibióticos orais e não tópicos, então ele pode dar resistente na concentração oral e não tópica, por isso a cultura não é indicada para otite externa. 
Se o animal tem a primeira otite e usou um medicamento, se tiver recidiva, precisa passar por uma nova consulta, pra não gerar resistência e nem toxicidade danificando a membrana timpânica do animal, além da seleção do microrganismos. Tem tutores que usam como prevenção, dessa forma, vai matando as bactérias leves e deixando bactérias resistentes. Com o uso irracional de corticoides pode levar a problemas endócrinos. Uso exagerado de pomada que contem corticoide pode levar a alopecia, se o veterinário receitou para um número x de dias, não se deve ultrapassar esse período. 
Se a otite é media, o ideal é fazer o rompimento da membrana timpânica e coletar o material lá dentro pra fazer a cultura e iniciar um tratamento oral de antibióticos, quando não é possível fazer esse procedimento, deve seguir alguns medicamentos de escolha 
A cor do cerúmen não indica piora do quadro. O odor leva a um achismo e não se deve basear nos achismos, então deve fazer a citologia, que é um exame simples e que informa muito. O cachorro que lambe a orelha do outro pode levar a otite, principalmente se o cachorro já tem predisposição, com a introdução da saliva introduz muitas bactérias nesse canal auditivo, a melhor forma de prevenir é intervindo na condição comportamental. 
Otite crônica com hiperadreno: se tem otite crônica, ainda não descobriu a base, precisa descobrir e minimizar o fator primário, normalmente esta relacionado a alergia. É muito delicado o uso de corticoide com o hiperadreno. 
A limpeza do canal auditivo deve ser indicada pelo veterinário, pode usar os ceruminoliticos ou removedores de cerúmen, aplica o medicamento, deixa percorrer o canal auditivo e voltar, usar o algodão pra limpar o liquido de volta, NÃO introduzir o algodão dentro do ouvido, limpar externamente. 
A acetilcisteina é um diluidor, que vai fazer a fluidez da secreção, indicada em otite mais purulenta, o soro também é indicado. Os ceruminoliticos e removedores de cerúmen não são indicados para otites purulentas.

Outros materiais