A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Fundamentos Socioantropológicos

Pré-visualização|Página 1 de 1

Fundamentos Socioantropológicos.

Questão 1


Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram, cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179.

É sabido que cada autor clássico da sociologia, apontado no texto acima, buscou um objeto para que pudesse, com seu método, observar a realidade social. Nesse sentido, enumere a segunda coluna a partir da primeira e, posteriormente, marque a alternativa correta:

1) Karl Marx          ( ) Fatos Sociais

2) Êmille Durkheim    ( ) Classes Sociais

3) Max weber         ( ) Ação Social


a. 1, 3, 2;

b. 2, 3, 1;

c. 2, 1, 3;

d. Nenhuma das alternativas.

e. 1, 2, 3;


A resposta correta é:

2, 1, 3;.

Questão 2


Sobre o filósofo Karl Marx é correto afirmar que:

I. Trata-se de um pensador político que buscou transformar a realidade a partir da luta de classes.

II. Um pensador político de influência hegeliana que defendeu a conciliação das classes em detrimento da paz social.

III. Escreveu, em parceria com Feuerbach a obra O Manifesto do Partido Comunista.

a. I está correta;

b. III está correta;

c. Todas estão corretas;

d. II está correta;

e. I e II corretas;


A resposta correta é:

I está correta;.

Questão 3


O amadurecimento do pensamento científico e o interesse pela vida material do homem, aliados às diversas condições históricas, acabaram por exigir uma análise da vida social em sua especificidade e concretude, culminando na formulação do pensamento social em bases científicas.

Dentre os principais autores preocupados em estabelecer uma ciência da sociedade estão:

a. Charles Darwin e Auguste Comte

b. Aristóteles e Auguste Comte

c. Auguste Comte e Émile Durkheim

d. Émile Durkheim e Charles Darwin

e. René Descartes e Karl Marx


A resposta correta é:

Auguste Comte e Émile Durkheim.

Questão 4


. “Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos” (DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001). Nessa perspectiva, a coerção:

 I- pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato social. 

II - traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda.

III- é um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis. IV- está relacionado à idéia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada como coisa. 

Em relação às afirmativas anteriores, estão corretas

a. II e IV

b. I e III

c. I e II.

d. II e III

e. III e IV


A resposta correta é:

I e II.

Questão 5


Comunidades geralmente são grupos formados por familiares, amigos e vizinhos que possuem um elevado grau de proximidade uns com os outros. Nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligadas à tradição, religião, ao consenso e respeito mútuo. Por outro, nas sociedades, é totalmente diferente; esse contato não existe, prevalecendo os acordos racionais de interesses. Não há o estabelecimento de relações pessoais e, na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo, fato que marca a comunidade. Por isso, é fundamental haver um aparato de leis e normas para regularem a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o responsável em desempenhar o papel do regulador dessas relações é:

a. A Igreja católica apostólica romana.

b. O Estado.

c. O Judiciário

d. O Ministério da Justiça.

e. O Ministério Público


A resposta correta é:

O Estado.

Questão 6


A sociologia, enquanto ciência da sociedade, é definida a partir de um método, bem como de um objeto clarificado, a saber, funcionalismo (método) e fato social (objeto). Ainda que Augusto Comte, com seu curso de filosofia positiva, tenha construído uma filosofia da história, que se desdobra, a partir de Emile Durkheim, na denominada ciência da sociedade, sociologia, não se pode, do ponto de vista de um método e também de um objeto, atribuir a Augusto Comte a paternidade da sociologia, mas sim ao pensador francês, Emile Durkheim, pois é dele a construção de um objeto para a sociologia.

Desse modo, assinale, das alternativas abaixo, a obra que representa, no expediente de Durkheim, o nascimento da sociologia como ciência a partir da definição do fato social.

a. A divisão do Trabalho social;

b. O suicídio;

c. Sociologia;

d. Educação e Moral.

e. As Regras do Método Sociológico;


A resposta correta é:

As Regras do Método Sociológico;.

Questão 7


“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx:

a. Mais-valia e imperativo categórico;

b. Mais-valia e indústria cultural;

c. Mercadoria e globalização.

d. Mais-valia e luta de classes;

e. Mercadoria e inflação;


A resposta correta é:

Mais-valia e luta de classes;.

Questão 8


O termo originalmente empregado por Karl Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses, estava associado à noção de que nossas próprias habilidades são assumidas por outras entidades. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados do seu trabalho. Esta descrição se refere a um conceito essencial nas análises marxistas, que é o de:

a. Ideologia

b. Fetiche

c. Cultura

d. Idealismo

e. Alienação


A resposta correta é:

Alienação.

Questão 9


Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber a denominação de COISAS. De acordo com Durkheim. Essa coisa seria:

a. Materialismo

b. Subjetivismo

c. Relatividade

d. Objetividade

e. Pessoalidade


A resposta correta é:

Objetividade.

Questão 10


“A ciência deveria ser um instrumento para análise da sociedade a fim de torná-la melhor. O lema era: “conhecer para prever, prever para conhecer”, ou seja, o conhecimento deveria existir para fazer previsões e também para dar a solução dos possíveis problemas.

(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 239)

A assertiva acima chama a atenção para um determinado período histórico, onde o positivismo é determinante para se fazer ciência e, mais precisamente, resolver os problemas sociais e políticos desse momento histórico.

De acordo com o seus conhecimentos e, a partir da assertiva acima, o lema apresentado, a saber, “conhecer para prever, prever para conhecer” se refere a qual dos autores abaixo:

a. Saint-Simon.

b. Emile Durkheim;

c. Max Weber;

d. Augusto Comte;

e. Karl Marx;


A resposta correta é:

Augusto Comte;.