Buscar

Restrições à Liberdade de Expressão no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – Dissertativa
Resposta: 
1. a): Restrições e ameaças ao trabalho de jornalistas
Elas começaram este ano no primeiro dia de Bolsonaro à frente da Presidência da República. Na cobertura da posse, jornalistas ficaram confinados por cerca de sete horas, com acesso restrito à água, alimentação e banheiro. Depois disso, a violência contra a imprensa só fez escalar. Profissionais foram impedidos de participar ou foram agredidos em coletivas do Planalto. Em agosto, ao defender a exclusão de ilicitude no Código Penal, Bolsonaro declarou que se “o excesso jornalístico desse cadeia, todos vocês estariam presos”. O Presidente chama de “excesso jornalístico” ou de “fake news” toda e qualquer crítica feita ao seu governo. Em novembro, a Federação Nacional dos Jornalistas divulgou que já foram 111 ataques de Bolsonaro à imprensa este ano.
De acordo com a reportagem da Carta Capital, um grande exemplo da violação da liberdade de expressão é qualquer ação que limite o trabalho jornalístico. A liberdade de expressão nas mídias vem para proteger quem nos informa de possíveis corrupções dentro de um governo, limitar sua divulgação ou seu conteúdo é limitar a liberdade de expressão garantida na Constituição.
1. b): Quando o “humorista” Danilo Gentili foi condenado a seis meses de detenção por injúria.
 A liberdade de expressão deve ser limitada ao razoável. Chamar qualquer mulher de puta é violar direitos dessa mesma e não pode nem é o que se considera liberdade de expressão.
2. O limite da liberdade de expressão é o respeito ao próximo. Mesmo que seja uma frase aparentemente inofensiva, se quem recebeu não foi adequado, não deverá ser repetido. Acredito que não se pode e nem se deve poder dizer tudo.

Outros materiais