Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV FINAL OBJETIVA- Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670373) ( peso.:3,00)
	Prova:
	32316106
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei nº 11.346/2006 corresponde à Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. Cabe ao poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Com base nos integrantes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	CONSEA e órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	 b)
	Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional; órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	 c)
	Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; CONSEA; Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional; órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e instituições privadas, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN.
	 d)
	Órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e instituições privadas, que desejem coliga-se aos princípios e diretrizes do SISAN.
	2.
	Entre as décadas de 1980 e início dos anos 1990, o Sistema Único de Saúde por meio da Lei nº 8080/90 - a adoção de um novo modelo de atenção à saúde no Brasil ocorreu com a Constituição Federal de 1988, que então reconhece a alimentação como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde tanto no âmbito individual como coletivo. Dessa maneira, a vigilância nutricional e a orientação alimentar foram incluídas no campo de atuação do SUS, representada pela criação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Com base no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Doenças que acometem a população e o seu atendimento para tratamento, são de cunho privado de modo que não se configuram como responsabilidades da saúde pública.
	 b)
	Ao descentralizar as responsabilidades político-administrativas, confere a menor instância com poder formal no município, ou seja, as unidades de serviços de atenção básica, são de responsabilidade e gestão do Sistema Único de Saúde no município.
	 c)
	A apropriação de serviços privados, filantrópicos ou não governamentais para a garantia de acesso universalizado de assistência.
	 d)
	O estabelecimento do princípio da hierarquização e regionalização do atendimento por regiões sanitárias em um sistema de acesso de acordo com os níveis de complexidade.
	3.
	A Segurança Alimentar e Nutricional parte de conceito no cuidado a saúde da população, segundo a Lei Federal n° 11.346/2006. Com base no conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, classi-fique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As condições sociais no Brasil são consequências do modelo econômico, onde há desigualda-de social, com aumento de custos de produtos simultaneamente à menor geração de empregos, levando ao agravamento da fome e a miséria, no campo e na cidade.
(    ) O maior controle da taxa de exportação de alimentos faz com que o comércio nacional seja abasteça de produtos em quantidade e qualidade suficientes a população.
(    ) É direito de todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práti-cas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	4.
	A desnutrição ocorre a partir do déficit energético-proteico, ou seja, não atinge as necessidades energéticas e nutricionais do indivíduo. Considerada uma doença de natureza clínico-social multifatorial, em que as raízes se encontram na pobreza. Com base na desnutrição, analise as sentenças a seguir:
I- Comum na primeira infância, é associada à maior mortalidade, recorrência de doenças infeccio-sas, prejuízos no desenvolvimento psicomotor, menor aproveitamento escolar e menor capacidade produtiva na idade adulta.
II- Em decorrência de sua magnitude nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e a indiví-duos vulneráveis, a desnutrição é um importante problema de saúde pública
III- A inter-relação entre nutrição, infecção e pobreza não é considerada fator determinante da ocorrência de desnutrição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Vigilância que corresponde ao conjunto de atividades que oferece o conhecimento, detecção, aná-lise e monitoramento de doenças decorrentes, inclusive, de fatores ambientais, com o objetivo de prevenir e controlar problemas na saúde humana. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Vigilância dos Agrotóxicos.
	 b)
	Vigilância Sanitária.
	 c)
	Vigilância Ambiental.
	 d)
	Vigilância em Saúde.
	6.
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de informação que busca identificar e descrever sucessivamente, mudanças nas condições de nutrição e alimentação da população, e seus fatores determinantes. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Identificar fatores condicionantes da nutrição e alimentação da população, possibilita o planejamento e avaliação dos efeitos de políticas públicas e programas e intervenções.
PORQUE
II- Ao prover informações que contribuirão para a análise das causas e fatores associados permite a seleção de medidas preventivas e/ou educativas que poderão ser de cunho nutricional ou não.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	7.
	O PNAE é um programa do governo na área de Alimentação Escolar e Segurança Alimentar e Nutricional, que visa garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O programa tem por objetivo a formação e incentivo a práticas alimentares saudáveis, por meio de educação nutricional alimentar e da oferta de refeições que atendem às necessidades nutricionais dos alunos.
(    ) O PNAE atende somente alunos matriculados na educação infantil pública.
(    ) O PNAE dinamiza a economia local, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948, dispõe dos direitos humanos básicos. Com base nos direitos humanos básicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
(    ) Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
(    ) Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias periódicas não
Página12