Buscar

Atividade Prática II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade Total
 
 
Data:16/03/21 .
Aluno (a): Ricardo Xavier Matos
Avaliação Pratica Final 
Para garantir a qualidade de produtos e processos, é plausível que se visite o setor de garantia de qualidade, a fim de averiguar quais são as não conformidades registradas.
João é dono de uma fábrica de tijolos que vem enfrentando uma considerável redução em seus resultados, causada principalmente por baixa produtividade, altos índices de desperdício (por exemplo, elevado número de produtos devolvidos por defeitos) e grande volume de indenizações (muitas delas por acidentes de trabalho). João não entende como isso pode estar acontecendo, já que a fábrica conta com diversos funcionários e equipamentos, o que deveria estar gerando um volume de produção muito além do atual, bem como resultados muito melhores.
Na busca por soluções, João contrata você como consultor para lhe assessorar. Logo na primeira visita à fábrica, você identifica diversas causas para a situação atual:
​​​​​​​
Você recomenda a João que o trabalho seja iniciado com a implementação da Metodologia 5S, mas para isso precisa primeiro justificar sua indicação e explicar brevemente no que consiste o 5S. Além disso, para que João possa compreender melhor como será conduzido o trabalho, você precisa comentar sobre etapas e aspectos relevantes que deverão ser considerados na implantação. Para tanto, elabore um relatório com tais considerações, que será utilizado como base para o próximo encontro com João.
R: O 5S é uma metodologia que consistem em um conjunto de cinco conceitos que ao serem exercidos, possuem a capacidade de modificar o humor, bem como de melhorar o ambiente de trabalho e a maneira da condução das atividades rotineiras da empresa, os cincos conceitos são: Senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de disciplina, senso de padronização.
Mediante as causas encontrada e relatada na empresa a metodologia 5S torna-se eficiente como forma de solução do problema, aplicando seus conceitos em cada causas. O problema com a falta de máquinas que precisam de manutenção levando a espera de muitos funcionários se enquadra ao senso de organização, como forma de melhoria deve-se dar manutenção nas máquinas não funcionais e seguindo manutenções preventivas, evita que o colaborador não perca tempo na sua rotina de trabalho, pois estão presentes de forma funcional os recursos e ferramentas que são necessários nas suas atividades. 
Com os materiais depositados por todos os lados juntamente com sobras podemos incluir no senso de utilização, em que se deve eliminar o material em excesso para que não obstrua o local de trabalho da empresa, fazendo o descarte da forma correta, mantendo somente o que realmente é necessário, levando a liberação de espaço e diminuindo o risco de acidente. 
Outro fator é a desmotivação do colaborador e muito não tem equipamentos de proteção, esse fator se aplica ao senso de padronização. Aplicando esse senso podemos gerar melhoria no ambiente de trabalho motivando os colaboradores dando-lhes equilíbrio físico, mental e emocional, além de fornecer os EPIs para todos os funcionários.
A falta de higiene no ambiente de trabalho pode levar problemas de saúde, nessa situação aplica-se o senso de limpeza, objetivando que cada colaborador saiba a importância do local limpo e entender que a limpeza deve se praticada com disciplina e frequência por todos na empresa.
Por fim deve-se colocar em prática o senso de disciplina que visa o comprometimento de todos os colaboradores para que cada etapa seja realizada, a prática leva ao aprimoramento do hábito dos colaboradores a realizarem de forma automática aos sensos, como: preencher formulários, obedecer às normas, manter o ambiente limpo e cumprir com padrões organizacionais são tarefas que requerem autodisciplina para que todas as etapas sejam cumpridas.
Gestão da Qualidade Total
Gestão da Qualidade Total

Outros materiais