Buscar

Associativismo e Cooperativismo Exercicio 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Associativismo e Cooperativismo - Exercício do Conhecimento 4.
Questão 1
"Para que se mantivessem aderentes à dinâmica social e considerassem os novos tipos cooperativos que, aos poucos, vieram a somar-se ao cooperativismo de consumo, os princípios foram revisitados em 1937, 1966 e 1995, em congressos coordenados pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI. A lista definida em 1995, vigente até hoje, dá conta de que a ação cooperativa, em qualquer parte do mundo, deve orientar-se pelas diretrizes fundamentais. Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo/historia-do-cooperativismo/os-7-principios-do-cooperativismo/ Acesso em 24/08/2020.
O terceiro princípio do cooperativismo refere-se ao princípio da participação econômica dos sócios garantindo aos mesmos...
A - O retorno financeiro relativo à participação somente em serviços na cooperativa. 
X B - A participação nas reuniões com foco em investimentos. (B – Resposta correta).
C - A contribuição dos sócios de forma não equitativa.
D - A distribuição de juros ilimitados sobre o capital. 
E - O retorno total das sobras.
Questão 2
Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social, que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. Existem diferentes ramos nos quais as cooperativas atuam, cada qual com uma área de atividade destinada. Entre elas, podemos citar as agrícolas/agropecuárias (mais conhecidas no nosso país), de crédito, de saúde, etc. Dentro desse contexto, relacione as sentenças e marque a alternativa correta:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
Cooperativa Agropecuárias
Cooperativas de Crédito
Cooperativas da Saúde
Cooperativas Educacionais
Cooperativas de Consumo
(   )Se preocupam e administram toda a cadeia de produção, iniciando pelo preparo da terra, a armazenagem da colheita, a comercialização dos produtos, o processo de industrialização e a assistência técnica aos cooperados.
(   ) Têm como característica a união de associados e/ou cooperados que compram em conjunto para adquirir o melhor preço seus produtos, mas também podem funcionar como mercados, ofertando uma diversidade de produtos aos seus cooperados.
(   )Têm por finalidade a formatação de um fundo, formado pelo capital dos cooperados.
(   )Têm outro objetivo, talvez o mais importante para seus associados, que é a formação dos seus membros.
(   )As três preocupações destas cooperativas são: o atendimento eficiente e de qualidade aos pacientes, a valorização do profissional, e as condições adequadas de trabalho.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II, III, V, I, IV
X B - I, V, II, IV, III (B – Resposta correta).
C - III, IV, II, I, V
D - I, V, IV, II, III
E - II, III, V, IV, I
Questão 3 
O exercício da cidadania envolve o apoio a ações de interesse social, desde educação e assistência comunitária, até a promoção da cultura, do esporte e do lazer, bem como a participação no desenvolvimento nacional, regional ou setorial. Disponível em: < http://www.boletimcontabil.com.br/gestao/empresas/responsabilidade.php>. Acesso em 08/01/2020 (adaptado).
O sétimo princípio do cooperativismo trata “da preocupação com a comunidade”. Portanto, pode-se afirmar que:
A - A cooperativa deve participar como protagonista, exclusivamente, das ações sociais e comunitárias da região.
X B - A doutrina cooperativista e seus princípios têm como objetivo organizar ações práticas para transformarem-se em ações conscientes, reproduzindo significados sociais e humanos. (B – Resposta correta).
C - As assembleias Gerais não têm poder para criar normas ou regulamentos a fim de quantificar limites de despesas administrativas relativas aos custos desse princípio.
D - O cooperativismo deve conduzir o negócio sem se preocupar com a preservação dos recursos hídricos e de água potável.
E - princípio da preocupação com a comunidade é irrelevante como função de importância ao fortalecimento do cooperativismo.
Questão 4
Os princípios cooperativistas são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores e, portanto, constituem a base filosófica do  movimento cooperativo. Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo/historia-do-cooperativismo/os-7-principios-do-cooperativismo/ Acesso em 24/08/2020 (adaptado).
Analise as sentenças que se seguem e, depois, identifique a alternativa correta.
I - O primeiro princípio se refere à “adesão livre e voluntária” – respeito à neutralidade social, política, racial, religiosa e de gênero.
II - O princípio da adesão livre e voluntária evita a entrada de pessoas que possam comprometer os objetivos da cooperativa.
III - Cada cooperativa tem interesses diferentes e diversos, por isso os sócios devem ter ciência dos direitos e deveres da doutrina cooperativista.
Assinale a alternativa correta:
A - I e II, apenas.
B - II e III, apenas
X C - I, II e III. (C – Resposta correta).
D - I e III, apenas
E - III, apenas.
Questão 5 
A intercooperação é um princípio que, de maneira resumida, pode ser denominado como a parceria entre as próprias cooperativas. Juntas, elas só têm a ganhar, e ajudam ainda a fortalecer o movimento cooperativista. Além disso, os associados e a sociedade também se beneficiam diretamente desse modelo.
Dentro esse contexto, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
I - Cooperação entre as cooperativas e o processo de desverticalização: esse é um processo em que todos são donos e a decisão será em ter os participantes deste movimento no mesmo nível de integração e de cooperação no modelo horizontal.
II - Cooperação entre as cooperativas pela ação global: o objetivo é a autonomia da organização cooperativa para obter preço justo e retorno adequado aos cooperados.
III - Cooperação entre as cooperativas e o processo de descentralização: esse processo acontece por meio da integração pela interdependência da cooperação, no sentido de que as cooperativas devem compartilhar seus recursos materiais, econômicos e até mesmo os recursos humanos.
IV - A intercooperação deve começar pela base (integração vertical), âmbito em que as entidades cooperativas de primeiro piso, de diferentes ramos, operam entre si.
Assinale a alternativa correta:
A - I, II, IV, apenas.
B - I, II, III, IV.
X C - I, II, III, apenas. (C – Resposta correta)
D - II, IV, apenas.
E - II, III, IV, apenas.

Outros materiais