Buscar

DISSERTAÇÃO SOBRE A PNAD E SAÚDE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Saúde Pública
Atividade: Fazer a leitura na íntegra da PNAD e do Artigo “Legalização das Drogas no Brasil” e elaborar uma dissertação sobre a atual Política Nacional sobre Drogas e sobre a remota possibilidade de sua reformulação para legalização das drogas ilícitas e como isso impactaria na Saúde Pública
ACADÊMICA: LARA MARTINS DE PAULA 
A Atual Política Nacional sobre drogas tem como princípio fiscalizar o uso das drogas lícitas, coibir o uso das drogas ilícitas, controlar e desestimular o uso de drogas. Em relação aos objetivos, a política aborda meios para prevenir o contato com as drogas, porém estes ainda são ineficientes para certos tipos de drogas.
No sentido de evitar que os indivíduos tenham contato com as drogas, se estabelece a prática de cultura e lazer, a prática de formação e educação e outras medidas que minimizem as chances de as pessoas terem o primeiro contato com as drogas, já que muitas delas possuem grau entorpecente maior, porém o vício e a dependência ainda são demandas que geram impactos na saúde da população. No contexto de abuso de drogas, sabe-se que tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo. Ligado a estes problemas de saúde existem outros problemas que também afetam os indicadores de saúde, já que existem muitas mortes relacionadas ao abuso de drogas, seja por overdose, seja por rixas entre facções, seja por sequestros e outros fatores.
A polêmica sobre a liberação das drogas ilícitas não é um ponto defendido pela atual Política Nacional, tendo em vista que essa questão precisa de uma análise cautelosa para ser tomada. -O problema do acesso às drogas ilícitas tem muita relação com as fronteiras, já que a produção das drogas no Brasil não é suficiente para abastecer o mercado do tráfico, então se tem a entrada de drogas no território brasileiro pelas fronteiras terrestres e aéreas. O governo não tem controle sobre essas entradas, o que dificulta ainda mais o controle efetivo, e por isso a droga tem mais impacto na sociedade. Em países que têm o controle efetivo sobre as mercadorias que chegam pelas fronteiras sofrem menos impactos com a questão das drogas e narcotráfico. No entanto, a discussão sobre legalização para se ter maior controle das drogas no território ainda é ampla, por terem casos de subnotificação.
Nessa instância, as estratégias voltadas para os jovens, maior público alvo de acesso às drogas tem siso importantes e necessitam de ampliação, assim como a contínua desestimulação das drogas por meio de campanhas de prevenção. As ações de retiradas de bens de traficantes, ainda que radical, é uma ação preventiva do uso das drogas da atual política, a qual tem se mostrado positiva.
Referências:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9-761-de-11-de-abril-de-2019-71137316
https://www.researchgate.net/publication/322586512_LEGALIZACAO_DAS_DROGAS_ILICITAS_NO_BRASIL

Outros materiais