Buscar

Administração de uma Organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de uma Organização
O termo organização é constituído por um grupo de pessoas que se juntam de forma organizada com o intuito de atingir interesses comuns. Este grupo de pessoas é responsável pela coordenação, pela condução, pelo gerenciamento de materiais, recursos financeiros; informações diversas; estrutura física; espaço e tempo. Seu principal objetivo é atingir interesses comuns que resultem em produtos e/ou serviços.
Para que este grupo de pessoas possa conseguir atingir interesses comuns e resultar em produtos e/ou serviços, se faz necessário que a organização seja bem administrada, com capacidade de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Assim sendo, visando otimizar os seus processos, a administração foi dividida em áreas como operações, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos, as quais discorrermos.
Para que você possa perceber melhor essa inter-relação, apresentamos a figura a seguir, que demonstra de forma objetiva a conexão dos recursos necessários para o atingimento correto dos objetivos propostos pela organização.
A partir dessa análise dos recursos versus serviços, observa-se que é a eficiência na gerência e uma boa administração da organização que farão com que as organizações, de maneira geral, sejam capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
Segundo Maximiano (2004, p. 22):
O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender a todas estas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas.
(GRIFO NOSSO)
Você já percebeu que administrar é um processo pelo qual o administrador cria, mantém e opera uma organização, que é entendida como um grupo de duas ou mais pessoas que interagem em prol de um objetivo.
Para atingir eficiência, a gestão da organização, seja ela do governo, privada ou do terceiro setor, faz-se necessário uma maior interação entre os níveis de uma organização. São eles:

Outros materiais