Buscar

A3 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
RESPOSTA
A tecnologia exerce os seguintes papéis:
1 - Disseminar informações e conhecimentos; seja por meio dos sites, blogs e redes sociais online.
2 - Unir as pessoas; por meio das redes sociais online, aplicativos de mensagens (com chamadas de áudio e vídeo). 
Exemplo pessoal: Posso me conectar com amigos, colegas de faculdade e familiares, ainda mais em tempos de pandemia de COVID 19 onde o distanciamento social tem se feito extremamente eficaz no combate a proliferação do vírus.
3 -Facilitar cada vez mais a vida das pessoas; como é o caso das startups da área financeira, que facilitam a vida das pessoas oferecendo soluções de pagamento de contas totalmente online.
Tecnologia na educação e Tecnologia no meio ambiente.
1 -Tecnologia na educação; a tecnologia contribui para o aprendizado de novos conhecimentos e facilita a interação dos alunos com os novos instrumentos tecnológicos.
Exemplo pessoal: Nosso modelo de ensino / curso EAD me propiciou um modelo seguro e de qualidade com a possibilidade da flexibilidade de horários, além de trazer segurança para mim e meus familiares na situação de pandemia com a possibilidade de agregar conhecimentos de forma ágil e prática.
2 - Tecnologia no meio ambiente; a tecnologia contribui positivamente para a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa e, consequentemente, para um planeta mais limpo e sustentável.
Exemplos de tecnologias: energia solar e energia eólica.

Outros materiais