Buscar

Os gêneros Textuais

Prévia do material em texto

Os gêneros Textuais
Língua Portuguesa – Prof. Luiza Ferraz
Definição : 
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adéquam ao uso que se faz deles.
Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas.
Fonte: Norma culta
Para entendermos melhor o contexto dos gêneros textuais, podemos construir a seguinte imagem: os gêneros são elementos constitutivos de grandes conjuntos, uma vez que reúnem determinadas sequências linguísticas em sua composição, mas se diferem com relação à intencionalidade, e trazem também outras características que se desenvolvem considerando o contexto cultural e temporal a que estão submetidos.
CARTA PESSOAL
A carta pessoal é um gênero discursivo muito antigo e, ao mesmo tempo, ainda muito usado na sociedade contemporânea. Cumprindo a função básica de conectar pessoas distantes, a carta virtualizou-se, transformando-se em e-mail ou em outras tantas formas de comunicação instantânea, continuando a ser um dos gêneros mais fundamentais da humanidade. 
Características: 
Marcas de pessoalidade na linguagem 
Quando conversamos com amigos ou pessoas íntimas, costumamos usar uma linguagem descontraída e, em alguns casos, confidencial. Isso ocorre porque nossa língua reflete o grau de envolvimento que possuímos com nossos interlocutores. Nesse sentido, há expressões que só usamos com amigos ou assuntos que só discutimos com quem confiamos. Esse nível de linguagem, com alguma intimidade, é comum em cartas pessoais.
Interlocução direta
Falar diretamente com o leitor da carta, por meio de verbos na segunda pessoa do discurso, é algo comum nas cartas pessoais.
Discussão de temas íntimos
Uma carta pessoal, normalmente, é escrita para tratar de assuntos que circulam em redes restritas de intimidade. Por isso, assuntos íntimos são muito presentes nesse tipo de texto.
Estrutura:
Apesar das diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade, tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos, os quais são:
Local e data ;
Destinatário/ vocativo (para quem é remetida a carta);
Corpo do texto;
Saudação e assinatura.
Exemplo:
ANÚNCIO CLASSIFICADO
O Anúncio Classificado ou Classificados é um tipo de texto encontrado nos veículos de comunicação sejam jornais, revistas e internet.
Os classificados são aqueles textos breves que se encontram nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis, dentre outros
Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados de acordo com a intenção discursiva proposta.
A principal intenção é expor o que se pretende, sem deixar de lado a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o leitor. Por esse motivo, podem ser ao mesmo tempo: textos expositivos, descritivos e argumentativos. Note que os anúncios classificados utilizam muitos adjetivos, com o intuito de chamar a atenção dos leitores.
Características: 
Texto veiculado nos meios de comunicação de massa;
Exposição breve e objetiva;
Caráter persuasivo, expositivo e descritivo;
Linguagem simples e formal;
Presença de emissor (locutor) e receptor (interlocutor);
Estrutura
Título: Indica o que se pretende anunciar de maneira direta e atrativa, por exemplo: "Luxuoso Apartamento em Ubatuba".
Corpo de Texto: é a descrição do que se pretende anunciar, incluindo toda a informação de forma clara e coesa, por exemplo: "Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla. Além de oferecer uma ótima área de lazer que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas."
Contato: ao final do texto aparece o contato e o nome da pessoa que está veiculando o anúncio, ou seja, o anunciante, por exemplo: "Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623."
Exemplo: 
Na próxima aula veremos: caricatura, cartum, tirinha e charge !
Beijos ♥

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes